Nova Carta Aeronáutica VFR

A NAV Portugal executou e tem disponível para distribuição a nova Carta Aeronáutica ICAO 1:500 000 que era anteriormente elaborada pela ANAC.

A nova Carta Aeronáutica foi na sua raiz, elaborada pelo Centro de Informação GeoEspacial do Exercito tendo a colaboração da Força Aérea Portuguesa e da AOPA Portugal. Tem incluídos todos os dados aeronáuticos pertinentes que a NAV Portugal acreditou serem da satisfação dos seus potenciais utilizadores, nomeadamente pilotos, navegadores em voo VFR bem como controladores aéreos e outros utilizadores do espaço aéreo português.

Poderá constatar nesta primeira edição um grande detalhe e qualidade gráficos tais como, as diferentes cores que promovem uma rápida e fácil visualização da modulação do terreno, as curvas de nível a ajudar à dinâmica da sua morfologia, as altitudes de referência do terreno e dos obstáculos nele implantados (aerogeradores e outros), toda a dinâmica e articulação actualizada dos espaços aéreos como as Áreas Restritas, Perigosas e Proibidas, Áreas Militares, ATZ’s, TRMZ’s bem como o demais espaço aéreo constante no Manual VFR e AIP de Portugal. De referir que neste ultimo campo, a Carta VFR terá assinalada nos limites dos diversos espaços aéreos não só o tipo de Classe de Espaço Aéreo A, C, D ou G mas também as frequências de referência das entidades prestadores do serviço. Muito bom!!

A Carta Aeronáutica VFR está disponível em vários formatos em suporte papel com várias escalas, tendo até neste domínio inovado fazendo a introdução de formatos digitais que serão disponibilizados para comodidade dos seus utilizadores (tendo também a novidade de formatos para a integração nos equipamentos GPS):

Carta Aeronáutica de Portugal OACI 1:500 000 – (2318) Porto / (2347) Lisboa; em papel. Verso da carta apenas com a camada de informação aeronáutica de Portugal,

Carta Aeronáutica de Portugal OACI 1:500 000 – (2347) Lisboa; em papel. Verso da carta com a área de Lisboa na escala 1:100 000

Carta Aeronáutica de Portugal OACI 1:500 000 – (2318) Porto; em papel. Verso da carta com a área do Porto na escala 1:100 000

Carta Aeronáutica de Portugal OACI 1:500 000 – (2318) Porto / (2347) Lisboa; em formato digital (três ficheiros georreferenciados). Ficheiro georreferenciado. ANC_Portugal_500K_GeoTIFF_96dpi (para utilização em smartphones, tablets, software SIG, etc ). Ficheiro georreferenciado.
ANC_Portugal_500k_KMZ_300dpi (para utilização com o software Google Earth ).Ficheiro georreferenciado.
ANC_Portugal_500k_Geospatial_PDF (ficheiro GeoEspacial PDF, com camadas seleccionáveis para visualização dos vários temas que integram a carta aeronáutica).

As edições das Cartas Aeronáuticas de Portugal para arquipélagos dos Açores e da Madeira, estarão previstas para publicação mais tarde.

De fácil e intuitiva leitura esta nova Carta Aeronáutica VFR emitida pela NAV Portugal será com certeza uma mais valia para todos os que utilizam as cartas no planeamento e navegação, sejam em voo de lazer ou instrução, operacional ou lúdico.

Os preços são convidativos a que encomende já a nova e actualizada CARTA VFR e guarde a sua anterior, antiga e já bastante usada como recordação dos grande e seguros voos planeados e voados!!!!

PODE ADQUIRIR A SUA CARTA AERONÁUTICA VFR AQUI

José Rocha. Julho 2016. Imagens com direitos de autor da NAV Portugal.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo