Com efectividade a 24 de Junho de 2016 vai ser adicionada uma nova emenda ao Manual VFR à qual sugerimos uma leitura atenta para que possa inteirar-se das alterações nas várias áreas e cuja sinalética de alteração recordamos aqui, é uma barra ou risco mais ou menos comprido na lateral da folha junto da alteração a ter em conta.
Da emenda 026/2016 disponível no Portal na NAV Portugal EPE registamos as alterações mais significativas para o voo VFR da aviação ligeira e ultraleve pois, pelo que nos foi dado a observar, nalguns aeródromos constam apenas pequenos ajustamentos de conteúdo:
–Adicionado Suplementos sobre a actividade de Exercícios de Paraquedismo em Vilar de Luz e Tancos.
-Introdução de uma nova abreviatura TRMZ ou seja de Zona Mandatória de Radio e Transponder.
-Passaram a ser incluídas as coordenadas do fim de pista dos aerodromos.
–Horários de operação do Aeródromo Municipal de Chaves.
-Restrições na aproximação à Pista 16 do Aeródromo de Coimbra. Bem como o alerta para a existência da vedação delimitativa do aeródromo devido à sua altura.
–Notas várias sobre o espaço aéreo no Aeródromo de Évora nomeadamente sobre a ATZ e horários de operação.
-Várias anotações sobre restrições locais de alturas de obstáculos no Aeroporto das Lajes.
-Nota sobre aos obstáculos para as pistas 02/20 no Aeródromo de Leiria.
– O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor foi alvo nesta emenda de uma reestruturação profunda que a todos deve exigir leitura atenta: Alteração da categoria de combate a incêndios / restrições à visibilidade da posição AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo) / referência a obstáculos vários e sua alturas / os contactos foram alterados / foram adicionadas novas ajudas rádio, nomeadamente o ILS/DME que apenas pode ser utilizado para voos de treino / foi adicionada a carta com a nova ATZ de Ponte de Sor que estará definida com uma altitude do Chão até aos 3000ft / implementada a nova TRMZ (Zona Mandatória de Radio e Transponder) do Chão até ao FL055 onde, como o próprio nome indica, apenas poderá ser penetrada por quem possua transponder e comunicações bilaterais / foram igualmente adicionadas duas cartas de aproximação por instrumentos, uma para o procedimento ILS e outra para o procedimento Locator DME.
-Novo horário do Aeródromo de Vilar de Luz.
-o Aerodromo Municipal de Viseu tem nesta emenda também um destaque especial por ter sido implementada uma nova ATZ o que implica uma leitura atenta em toda a emenda por se verificarem alterações no serviço prestado AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo) bem como nos procedimentos de aproximação ao seu espaço aéreo. Foi introduzida uma nova carta com o espaço aéreo envolvente às pistas 18/36.
– A Pista de Casalinho-Pombal estará servido para além de aeronaves ultraleves também de helicópteros de combate a incêndios, exigindo assim cuidados redobrados (ter atenção à frequência local com que os helicópteros operam com as suas operações).
– Finalmente uma nota sobre a secção de Espaço Aéreo 17-1 desta emenda em que define que na ATZ o serviço prestado será o AFIS com as respectivas implicações para a sua demanda.
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O cavok.pt continua a registar com desagrado o facto de frequências atribuídas pela ANACOM a Escolas e ou Pistas UL não constarem nesta emenda ou até no próprio Manual VFR sendo portanto legítimas e legais. Exemplos como Azambuja, Valdonas, Benavente e outras Pistas UL, onde poderá haver o perigo de haver duas aeronaves no mesmo espaço aéreo (tráfego local em circuito e ou tráfego confluente) em frequências distintas (uma na frequência local, outra na frequência safetycom 122.500Mhz).
Existem ainda casos como o Aeródromo de Seia ou o novo Aeródromo de Castelo Branco em que aí pode haver a evoluir aeronaves de combate a incêndios, da protecção civil ou emergência médica, utilizando uma frequência e que não consta nas comunicações do MVFR da página do aeródromo como possibilidade de contacto ou pelo menos como chamada de atenção, existindo aqui uma vez mais o perigo real e eminente de haver duas aeronaves num espaço aéreo confluente em duas frequências diferentes.
Alertamos ainda a particularidade do Campo de Voo do Alqueidão (122.500Mhz oficial Safetycom) e do Campo de Voo da Azambuja (129.8500Mhz) que agora possuem frequências distintas, estando separados cerca de 1 a 2nm, constituindo assim um perigo para as aeronaves a evoluir nos circuitos distintos.
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José Rocha. 05 de Junho de 2016