O FUTURO DA AVIAÇÃO – Bertrand Piccard

Solar

Quando o meu avô inventou a cabine pressurizada e realizou o primeiro voo de sempre na estratosfera em 1931, um dos seus objetivos foi o de demonstrar que era possível alcançar uma altitude em que o consumo de combustível seria mais reduzido devido ao facto de o ar ser mais rarefeito.

A aviação amiga do ambiente nasceu naquele dia.  Essa foi a razão pela qual me comprometi a atingir a mais ambiciosa economia de energia: dar a volta ao mundo voando sem uma gota de combustível ou seja, o objetivo Solar Impulse 2016.

[spacer height=”20px”]

Será a aviação comercial capaz de transportar passageiros em breve apenas com energia solar ?

Seria louco se dissesse que sim e estúpido se dissesse que não !

[spacer height=”20px”]

A tecnologia não existe hoje mas também era impossível transportar passageiros em 1903 quando os irmãos Wright realizaram os seus primeiros voo sem combustível, num rudimentar e muito lento biplano monolugar.  O resto da história já conhecemos …

Esta é a razão pela qual eu acredito em progressos como os do meu amigo Richard Branson no que respeita a uma aviação mais limpa.

[spacer height=”20px”]

Biocombustível de terceira geração para reduzir o consumo de energia fóssil mas também outro projeto que acompanho com muito interesse: Virgin Galactic.

Não só para levar turistas para o Espaço mas também para preparar o transporte aéreo suborbital.

[spacer height=”20px”]

FullSizeRender

[spacer height=”20px”]

Conseguem imaginar uma descolagem da Europa, com energia limpa, subida a 100 Kms, seguida de um voo parabólico para a Austrália aterrando uma hora depois ?  E ao mesmo tempo ter-se uma experiência de gravidade-zero pelo mesmo preço …

[spacer height=”20px”]

Isto é o que vislumbro como o futuro do transporte aéreo comercial.

[spacer height=”20px”]

Entretanto veremos emergir uma aviação mais limpa: aeronaves mais leves, rotas mais diretas, descidas constantes e motores elétricos.

Aeronaves alimentadas por baterias, com 2 ou 4 lugares, estarão disponíveis em menos de 3 anos seguindo o sonho de outro amigo, Erick Lindbergh.

E aposto que em 10 anos os voos comerciais de curta distância transportarão 50 passageiros de cada vez em aeronaves totalmente elétricas.

[spacer height=”20px”]

Conseguem imaginar a vantagem para o negócio da aviação ao dispor de aeroportos urbanos totalmente silenciosos para voos noturnos ?

Precisamos que as visões se tornem realidade.  O impossível só se pode alcançar se aprendermos a pensar e a agir fora das nossas habituais certezas e convicções.

[spacer height=”20px”]

Isto chama-se espírito pioneiro e é disto que todos nós precisamos para inventar um futuro melhor.

[spacer height=”20px”]

solar-impulse

[spacer height=”20px”]
Bertrand Piccard
[spacer height=”20px”]
Uma análise  lúcida e realista do meu amigo Bertrand Piccard, com a qual concordo !!!   [spacer height=”20px”]
Tradução e adaptação de António Guerra. 31 Maio 2016. I