GPIAA NEWS 8 e 9/2016

Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no cavok.pt notícias emanadas pelo GPIAA, Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos.

Estão disponíveis, na página eletrónica do GPIAA:

Relatório Final do Acidente ocorrido no dia 06 de agosto de 2010, com o RANS S-14, matrícula EC-YVK, no Aeródromo de Mirandela (12/ACCID/2010) – publicado em Português e Inglês;

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2010.

[spacer height=”20px”]

Ainda descontente com a atual situação do GPIAA, que se mantém há mais de dois anos, o Diretor, Dr. Álvaro Neves, concedeu à Revista Aeronáutica Sirius Magazine, uma entrevista onde desabafa quais as limitações do Gabinete e como este tem estado votado ao esquecimento pela Tutela, da qual vos transmitimos um excerto.

(…) Não quero tecer uma narrativa de conspiração e/ou de quem está ressentido, mas se formos analisar a forma como alguns processos estruturantes para esta Organização foram tratados pelos responsáveis da anterior Tutela nos últimos dois anos, encontramos aspectos muito pouco entendíveis. Dá-me ideia que houve uma Tutela que, face aos constrangimentos que impuseram aos Organismos Públicos, politicamente não se conseguiu mexer relativamente ao acerto necessário entre Ministérios para aprovar, com a celeridade necessária, ofícios que atenuavam as graves carências que este organismo continua a sentir (…) A normalidade Institucional do GPIAA podia estar em causa se se tomasse uma posição imponderada de não prosseguir com a missão mas jamais tomaria tal decisão. Tudo foi feito em conjugação com a massa crítica existente para salvaguardar e estabilidade do funcionamento institucional.

Mas quero acrescentar que, pelo facto de continuarmos a ter as dificuldades do passado, ou seja, esperar dezasseis meses para obter um despacho conjunto para autorizar a contratação de mais dois investigadores e, até hoje, ainda se aguarda por esse despacho, atrofiando a capacidade do GPIAA encarar com mais alívio os cerca de 100 processos em aberto, em nada alterou a tenacidade da Equipa em dar o seu melhor, simplesmente com alguma vergonha pela impossibilidade de cumprir os prazos recomendados pela ICAO. (…)

[spacer height=”20px”]

Pode colaborar também e responder ao QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO do GPIAA.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 24Mar16

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.