REAL THAW 2016 – SAFETY, saldo positivo!

Terminou o Exercício Aéreo e Terrestre REAL THAW 2016, que afectou consideravelmente toda a estrutura do espaço aéreo nacional, impondo restrições de espaço aéreo tanto à aviação comercial como à aviação ligeira e Ultraleve.

Os voos da aviação ligeira e ultraleve, das escolas e de lazer fizeram-se com muitas restrições mas, uma vez mais e de acordo com fontes do GPIAA, NÃO HOUVE REPORTES DE VIOLAÇÕES DE ESPAÇO AÉREO o que, dada a dimensão do exercício, é sem dúvida uma EXCELENTE NOTÍCIA.

[spacer height=”20px”]
O cavok.pt dedicou uma página gráfica ao REAL THAW 2016 actualizada não só diariamente antes do nascer-do-sol mas também à medida que a informação aeronáutica era alterada e nos ia chegando dos sites oficiais como a NAV E.P.E e EuroControl. Desde o dia 21 de Fevereiro de 2016 às 21:00 até hoje, 03 de Março às 17:30 hora que terminou o exercício, esta página foi VISUALIZADA 1852 vezes.

Tratámos mais de quarenta NOTAM’s durante este período de tempo, “traduzindo” em imagens gráficas de grande legibilidade, o texto dos NOTAM que nos ia chegando, conciliando esta informação com o FUA, Espaço Aéreo Flexível, diário para um maior entendimento do conjunto e articulação de áreas activas!!

Fizemos dois artigos sobre o REAL THAW 2016 que tiveram um total de 5536 visualizações e mais de 40 partilhas pelas diversas redes sociais, contribuindo assim para auxiliar as Entidades Oficiais na Safety do REAL THAW 2016.

[spacer height=”20px”]

Uma palavra de agradecimento a todos aqueles que se estiveram sempre alerta e zelaram pela segurança dos voaram neste dias e foram “the eye in the sky, os Controladores de Tráfego Aéreo quer civis (NAV E.P.E) quer militares (Lisboa Militar) e ainda aos que pelo seu trabalho FPL’s, NOTAM´s, TICAS ou AIS contribuíram para a SAFETY do REAL THAW 2016.

[spacer height=”20px”]
A SEGURANÇA AÉREA em todas as frentes foi conseguida e todos os Pilotos da aviação ligeira e Ultraleve, Instrutores e Escolas de Aviação estão de PARABÉNS!!!

[spacer height=”20px”]

José Rocha. Foto por Pedro Ramos.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases, a bold de cor distinta, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.