Os Pioneiros da aviação e o Colégio Militar

Os Pioneiros da aviação e o Colégio Militar” – Conferência.

[spacer height=”20px”]

Se dúvidas havia sobre a importância do Colégio Militar na aviação e a influência que exerceu nos primórdios da Aviação Militar e posteriormente na Aviação Civil, dissiparam-se esta quarta-feira na Conferência ministrada pelo Major Engenheiro Luís Barbosa e onde o cavok.pt esteve presente.

Pelas 18.00 horas, antigos alunos do Colégio Militar, Militares, Historiadores, Aviadores , o Presidente da Federação Portuguesa de Aeronáutica, elementos da Direcção da APAU, elementos da Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal entre outros encheram por completo o magnífico Salão Nobre do Palácio da Independência. Repleto para se ouvir História, não ficaram desiludidos os que atentamente escutavam o palestrante Major Luís Barbosa num aprofundado ciclo Histórico sobre o inicio da aviação em Portugal.

Salão do Palácio

[spacer height=”20px”]

Depois das boas vindas do General Baptista Pereira, Presidente do Instituto Bartolomeu de Gusmão, o Coronel Brito Coelho apresentou-nos o percurso do Homem e do Militar que durante uma hora e meia nos iria deliciar deambulando com o seu profundo conhecimento sobre a Aerostação e Aviação Militar.

Mesa da Direcção

[spacer height=”20px”]

Seguiu-se depois a apresentação do Major Engenheiro Luís Barbosa sobre “Os Pioneiros da aviação e o Colégio Militar” iniciando com uma contextualização do tema.

Maj Eng Luis BarbosaA viagem começou na “aventura do voar pelo Padre Bartolomeu de Gusmão” que dá o nome ao Instituto, com a ascensão do balão de ar quente na Corte Real “…sem ter pegado fogo às cortinas!” em 1709 tinha ele 24 anos de idade e a que chamou “Instrumento para andar pelo ar”.
Tão rica de nomes foi a apresentação que estaria a cometer uma grave lacuna por omissão se referi-se o painel destes Pioneiros e esquecesse algum. Desde a referência ao Tenente Ribeiro D’Almeida que adicionalmente foi o Sócio número um do Aero Clube de Portugal em 1909, ao “Mirolho” Alberto Sanches de Castro cuja História já o cavok.pt tinha aqui contado pela escrita do nosso Luís Malheiro, passando pelos Pioneiros da Aviação onde foi dado com exímio detalhe a vida, o percurso da vida militar “sempre acompanhado do seu numero de Colégio Militar!” e formação aeronáutica de todos eles.

O início da Escola de Aeronáutica Militar com os “dez mais um” Oficiais que lhe serviram de base, inaugurada no dia 1 de Agosto de 1916 em Vila Nova da Rainha foi igualmente abordado numa fantástica viagem no tempo.

À Sociedade Histórica da Independência de Portugal e ao Instituto Bartolomeu de Gusmão os nossos parabéns e pedem-se mais destas deliciosas conferencias dadas por tão ditosos apresentadores.

[spacer height=”20px”]

José Rocha

Pintura António Six