I SEMINÁRIO INTERNACIONAL UAV

Vai decorrer em Lisboa nas instalações CICS.NOVA, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova o I seminário Internacional UAV promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Universidade Nova de Lisboa nos dias 3 e 4 de Março de 2016.

[spacer height=”20px”]

O ritmo da evolução tecnológica tem acelerado nos últimos anos, proporcionando novos meios para a aquisição, gestão, exploração e disseminação de conteúdos geográficos, motivando a alteração de muitos dos paradigmas neste domínio. Uma das áreas onde a inovação registada permitiu modificar os processos de trabalho foi a da aquisição de dados geográficos. Depois da consolidação do recurso a sistemas de posicionamento global e do desenvolvimento dos vários tipos de sensores, nomeadamente no que diz respeito às resoluções espectral e geométrica e às suas características físicas (dimensões e peso), tem-se registado o crescente recurso a Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) ou Unmanned Aerial Vehicles (UAV) se usarmos a designação anglo-saxónica ou drone quando utilizado o termo mais vulgarizado.

CXqvnPfWkAA5IwC

A relevância da utilização deste tipo de plataformas é inegável, na medida em que fomentou a agilização dos processos de produção de dados geográficos, em termos da sua celeridade, repetibilidade e custo, abrindo novas perspectivas para a investigação e a aplicação das tecnologias de informação geográfica.
Todavia, a crescente utilização de UAV não tem sido isenta de discussão. É fundamental perceber em que medida surgem e/ou se modificam paradigmas e conceitos técnicos; quais os domínios e o potencial da sua aplicação; e quais as suas implicações e eventual necessidade de enquadramento legislativo.
Neste contexto, o I Seminário Internacional UAV, organizado conjuntamente com o CICS.NOVA-FCSH, FCUP, CEG-IGOT, LNEC e UNESP, é aberto à participação da comunidade técnica e científica e estrutura-se em três eixos temáticos:

Tecnologias e Metodologias.

Este eixo dá primazia: i) à apresentação e discussão de conceitos e seus termos, de tecnologias UAV, dos tipos de sensores e aplicações dominantes; ii) à exposição dos resultados da aplicação de metodologias de extracção automática e/ou semiautomática de informação geográfica, ao workflow de modelação 3D de objectos e de estruturas; iii) à avaliação de qualidade da informação geográfica obtida.

Mercados e Aplicações.

Neste eixo espera-se o contributo das empresas e das equipas de investigação. Pelo lado das empresas, na demonstração da operacionalização das metodologias nos processos de produção de informação geográfica para mercados emergentes; pelo lado da investigação, na demonstração do valor acrescentado dos dados adquiridos por UAV e das metodologias de extracção de informação para estudo de fenómenos espacial e temporalmente confinados.

Legislação e Regulamentação.

Um dos tópicos que tem gerado controvérsia é o enquadramento e a regulamentação jurídica, nomeadamente com as habilitações e certificação para fazer levantamentos com uso de drone. Em Portugal, ainda não há resposta, nem sobre como realizar um voo devidamente regulamentado nem sobre o reconhecimento técnico deste tipo de dados. Os progressos europeus nestas duas matérias ainda não são substanciais. Pelo contrário, no Brasil há experiências susceptíveis de serem partilhadas e discutidas neste seminário.

Terá o seguinte programa:

3 de Março 2016
9h Abertura
9h15m Conferência inaugural
10h Coffee-break
10h30m Sessão I – comunicações
12h30m Almoço Livre
14h00m Sessão II – comunicações
16h Coffee-break
16h30m Sessão III – comunicações

4 de Março 2016
9h Sessão IV – comunicações
10h30m Coffee-break
11h Sessão de Debate e Encerramento
12h30m Almoço Livre
14h00m Workshop

Vai contar com uma Comissão Cientifica composta por:
Amilton Amorim (UNESP)
Ana Fonseca (LNEC)
Gonçalo Vieira (CEG/IGOT)
José Alberto Gonçalves (FCUP)
José António Tenedório (CICS.NOVA-FCSH)
Rossana Estanqueiro (CICS.NOVA-FCSH)
Rui Pedro Julião (CICS.NOVA-FCSH)

Comissão organizadora:
José António Tenedório (CICS.NOVA-FCSH)
Rossana Estanqueiro (CICS.NOVA-FCSH)
Rui Pedro Julião (CICS.NOVA-FCSH)

[spacer height=”20px”]

Informações adicionais poderão ser obtidas AQUI.

Endereço Postal:
Av. de Berna, 26 C
1069-061 LISBOA – Portugal

[spacer height=”20px”]

José Rocha