Campeonato Nacional de Paramotor – Perícia e Segurança

A convite do Ex.mo Presidente da Federação Portuguesa de Aeronáutica, Eng. Carlos Trigo estive presente no 4° Campeonato Nacional de Paramotor 2015 que decorreu no Aeródromo Municipal de Lagos, Aeródromo Brigadeiro Costa Franco no dia 20, 21 e 22 de Novembro para prestar apoio à Informação Essencial de Aeródromo.

A previsão das condições meteorológicas não eram as ideais no início da semana mas com o aproximar da data do Campeonato revelaram-se aceitáveis para a sua realização.

A organização estava a cargo de José Boieiro, com o apoio incondicional da Federação Portuguesa de Aeronáutica e ainda a preciosa ajuda de membros da Direcção do Aeroclube de Lagos que tinha tudo devidamente preparado, balizado e organizado.

CAVOK.ptÀ minha chegada a Lagos na sexta-feira e falando com alguns dos participantes disseram que “pela instabilidade da meteorologia e ser muito deslocado (longe), muitos companheiros do Paramotor do Centro e Norte optaram por cancelar a vinda aqui a Lagos”.

Assim, apesar da afluência de participantes ao evento não ser grande, a tarde de treinos de sexta-feira foi proveitosa e no final houve um briefing onde Carlos Trigo e José Boieiro da Comissão Portuguesa de Paramotor da FPA esclareceram questões relativas à articulação das provas, particularidades de cada uma e ainda questões relacionadas com a segurança do evento…”São Pedro tinha sido amigo” e “deu para andarmos aqui nas voltinhas e treinar um pouco”.

CAVOK.ptNo sábado, às sete da manhã, hora combinada no aeródromo, todos os participantes estavam presentes iniciando a azáfama da montagem do equipamento e verificação de motores e asas….frenesim que me surpreendeu pela positiva com a entreajuda dos pilotos e troca de impressões quanto ao vento e às demais condições meteorológicas.

No briefing matinal antes do início de qualquer prova e novamente promovido pela organização com a presença dos juízes liderados pelo representante da Federação Aeronáutica Internacional, Víctor Pinto, vincou-se o carácter da Segurança Aérea deste evento o qual se deveria sobrepor ao intento desportivo. Uma vez mais analisou-se a meteorologia, a cadência e ordem das provas e ainda a sequência de entrada dos pilotos.

Novas verificações e preparação dos pilotos segundo a ordem de saída combinada.

CAVOK.ptApós uma hora e meia de prova, apesar das nuvens de manterem afastadas da vizinhança do aeródromo e estar um sol com temperaturas agradáveis, o vento teimava não só em aumentar de intensidade como com direcção inconstante de tal forma que alguns pilotos começaram a revelar dificuldade em controlar a asa e prudentemente abortaram a prova.

Como não se asseguravam condições de segurança aceitáveis essencialmente devido ao forte vento que soprava, a organização decidiu, muito sabiamente, adiar as restantes provas para duas horas depois.

Revelou-se ao aproximar da hora para o recomeço, que o vento não tinha acalmado e continuaria ainda assim durante o resto do dia apesar de a organização ter adiado sucessivamente o reinício das provas que ainda faltavam realizar.

CAVOK.ptAo final da tarde, depois de contabilizados os pontos com as provas realizadas a organização em conjunto com os pilotos chegou a um consenso devido às severas condições meteorológicas vigentes e previstas. A entrega de prémios seria realizada no jantar de encerramento que decorreu num típico e muito movimentado restaurante local onde a organização uma vez mais tinha reservado uma sala em exclusivo para a entrega de prémios, lembranças e troféus.

Pautou-se assim este 4º Campeonato Nacional de Paramotor 2015 pelo rigor na segurança, na boa organização a todos os níveis, na boa logística e ainda ao exemplar empenho ao nível administrativo junto das Instituições Aeronáuticas.

Registei igualmente o saudável convívio e amizade entre pilotos e toda organização.

Estão de parabéns a Federação Portuguesa de Aeronáutica, a Direcção do Aeroclube de Lagos e Comissão da Portuguesa de Paramotor e todos aqueles que colaboraram para a concretização deste Campeonato Nacional de Paramotor que, tantos anos esteve sem ser realizado e que em 2016 irá com toda a certeza ser de presença obrigatória.

[spacer height=”20px”]

Obrigado pelo convite.

José Rocha

[spacer height=”20px”]