Seminários ISEC – CAVOK.pt presente

O CAVOK.pt esteve presente no segundo de uma série de Seminários que o Instituto Superior de Educação e Ciências promove sob a moderação do Professor Eurico de Brito abordando matérias das licenciaturas de Ciências e Gestão Aeronáutica e mestrado de Operações de Transporte Aéreo.

Este segundo Seminário contou com a presença de diversos convidados e teve sala cheia e com publico muito participativo.

Com uma interessante temática este segundo seminário teve a presença da Dr.a Maria Francine Corte-Real cuja excelente apresentação abordou a dinâmica e gestão das Operações de um aeroporto, nomeadamente e principalmente de Lisboa.

A apresentação do Controlador de Tráfego Aéreo, Piloto Instrutor Mário Fernandes deu uma panorâmica sobre os céus europeus e as dinâmicas da EASA e Eurocontrol com a ferramenta de gestão de tráfego aéreo SESAR no cerne da sua apresentação.

Foram duas horas de apresentações e que o público correspondeu com atenção e várias questões sobre os temas abordados.

S51112-132639

Fica o press release dos seminários

O ISEC está a realizar uma série de seminários subordinados às matérias das licenciaturas de Ciências e Gestão Aeronáutica e mestrado de Operações de Transporte Aéreo.
Com o regresso à vida académica de Eurico de Brito, este professor e responsável do G Air Training Centre, modera e dinamiza uma série de seminários no ISEC, em articulação com o departamento de aviação do ISEC e com a G AIR, dois dos quais se realizaram em 20 de Outubro e 10 de Novembro p.p. , o primeiro sob o título “Transporte e Trabalho Aéreo”, com a intervenção do secretário-geral da APTTA, Dr Rogério Pinheiro e Comte Jorge Lucas da TAP e o segundo sobre “ Aeroportos e Navegação Aérea”.
Este último seminário contou com a presença como oradores da Dra Maria Francine Corte-Real, chefe da divisão de Operações do Aeroporto de Lisboa, do ex-Controlador e Actual Piloto Instrutor Mario Fernandes e do Dr. Pedro Reia da ANA Aeroportos de Portugal. Presentes, 74 profissionais do sector cobrindo as áreas de Gestão, Pilotos, CTA, TMA, OOV, TTAE, TSEA, Militares, Consultores, Docentes e Discentes.
Para além dos profissionais independentes, a maioria dos presentes encontra-se em actividade, nomeadamente na ANAC, TAP, ANA, NAV, G AIR, Euro-Atlantic, SATA, Hi Fly, Air France, Enertask, Força Aérea, Ryanair, Emirates, SONAIR, Jet Capital e ISEC.
Nestes dois seminários de entrada livre, foram tratados temas gerais e específicos, nomeadamente, os problemas de interacção entre Transporte Aéreo, Aeroportos e Navegação Aérea, a APTTA como associação abrangente destas actividades, os principais estrangulamentos à Industria, taxas aeroportuárias, programa SESAR, slots aeroportuários e de navegação aérea, desafios futuros do sector, infraestruturas, novas tecnologias.
Os próximos seminários, cuja inscrição se pode fazer no site do ISEC, terão lugar a 17 de Novembro, “Handling” e depois semanalmente com os temas “Manutenção”, “Safety”, “Security” e “Training”. Após a realização desta série de encontros é intenção de Eurico de Brito coordenar iniciativas de interacção profissional no sector da aviação civil, em articulação com os profissionais que mais se entusiasmarem com os seminários e os encontros que se seguirem, abordando-se temas como os UAV, a Qualidade, a Economia do Transporte Aéreo, a Prevenção de Acidentes, o CRM e a Ética e Deontologia, a Investigação, o “Cluster” Aeronáutico Português.
_DSC0028 (Medium)O ISEC foi a instituição de ensino superior que em articulação com a AEROCONDOR, hoje G Air, introduziu a licenciatura de Ciências Aeronáuticas em Portugal. Seguiu-se a licenciatura em Gestão Aeronáutica, a Pós-Graduação em Operações de Transporte Aéreo, a Pós-Graduação em Concepção e Gestão Aeroportuária, o MBA em Operações de Transporte Aéreo, a Pós-Graduação em Qualidade na Aviação e o Mestrado em Operações de Transporte Aéreo. A Universidade Lusófona introduziu, também, no espaço do Ensino Superior, várias formações na área das Ciências e Gestão Aeronáuticas e promoveu e promove várias iniciativas nesta área. Outras entidades que oferecem formação superior na área da Aviação são a Força Aérea, o Instituto Superior Técnico (Engenharia Aero-Espacial), a Universidade da Beira-Interior (Engenharia Aeronáutica) e o Instituto Politécnico de Setúbal (Engenharia na área da Fabricação). A Universidade Atlântica também terá formações na área da Fabricação.
_DSC0033 (Medium)Portugal tem vindo a criar condições para a formação de um “Cluster” Aeronáutico, nomeadamente com o desenvolvimento do grupo TAP, Hub de Lisboa, NAV, Euro Atlantic, Hi-Fly, White, Sata, núcleos de fabricação e manutenção OGMA / Embraer em Alverca e Évora, núcleo de Aviação Executiva com NETJETS, Lisboa e Tires, núcleo de Instrução, Treino e Manutenção, nomeadamente em Ponte de Sor com G Air, em Tires com G Air, Aerotécnica, Leávia, OMNI, AWA e o sistema atrás referido do ensino universitário na área da Aviação. A fabricação e gestão de equipamento e actividades ligadas a UAV também promete desenvolver-se sendo certo que em Ponte de Sor um dos hangares vai ser destinado à construção desses aparelhos.