ATZ, Zona de Tráfego de Aeródromo, é um espaço aéreo de dimensões definidas implementado à volta de um aeródromo para protecção do tráfego local. A ICAO (International Civil Aviation Organization, 1988) define ainda tráfego local como, todas as aeronaves a evoluir na área de manobra de um aeródromo (no chão inclui a Pista) e todas as aeronaves a voar na sua vizinhança.
Está criada desde 27 de Outubro de 2015 a nova ATZ de Viseu com o NOTAM A4477/15.
A nova ATZ vem assim proteger o tráfego local no Aeródromo Municipal de Viseu também conhecido por Aeródromo Gonçalves Lobato dando mais segurança às aeronaves que o utilizam.
Com a criação da ATZ foi igualmente criado o serviço AFIS (Aerodrome Flight Information Service, Serviço de Informação de Aeródromo) que irá providenciar informação útil para uma condução segura e eficiente das aeronaves. Esta informação será prestada pelo AITA que é o Agente de Informação de Tráfego de Aeródromo, que estará presente na torre do aeródromo e providenciará apenas e exclusivamente informação de voo para a condução segura e eficiente dos voos sob seu conhecimento. Presta ainda o Serviço de Alerta a aeronaves.
Não deve ser confundido com Controlo de Tráfego Aéreo.
As práticas recomendadas pelos aviadores devem ser:
- Preencher um Plano de Voo para uso do aeródromo ou do seu espaço aéreo.
- Verificar procedimentos de entrada e saída publicados no Manual VFR.
- Devem possuir comunicações bi-laterais.
- Introduzir o QNH de acordo com as instruções AITA.
- Procurar tráfego reportado pelo AITA.
- Voar de acordo com as regras preconizadas para a classe de espaço aéreo Golf.
- Reportar posições quando pedido, ao entrar e sair dos pontos estabelecidos e no circuito de tráfego de aeródromo.
- Encerrar o Plano de Voo assim que possível após a aterragem.
- Tomar em atenção ao tráfego nas imediações da pista, em caso de dúvida, borregar/abortar a aproximação.
- Reportar sempre Pista livre.
Não esperar Autorização de aterragem, apenas será informado que a pista estará livre ou desimpedida para aterrar a sua aeronave.
Não esperar Autorização de descolagem, apenas que a pista estará livre ou desimpedida para descolar a sua aeronave.
Pista preferencial será informada pelo AITA.
REGRA DE OURO numa ATZ: VER e EVITAR
Bons e seguros voos.