Abertura do Aeródromo de Castelo Branco – LPCB

Com o encerramento da velha pista de Castelo Branco em gravilha todos se perguntavam quando é que iría ficar disponível a nova e asfaltada pista que apenas estava em uso para a aviação da ANPC.

Com os Notam C0241/15 e D0431/15 deu-se a abertura que tanto e muitos esperavam do NOVO AERÓDROMO DE CASTELO BRANCO. Aeródromo que irá servir a aviação ligeira e ultraligeira com uma Pista de grande qualidade, asfaltada e com dimensões excelentes de 1460 metros de comprimento por 30 metros de largura. Ter em atenção à grande pendente negativa que verifica sensivelmente a meio da Pista para ambos os lados (faz uma imensa lomba, que no inicio da RWY34 não se consegue ver o inicio da RWY16 apenas até meio da pista).

Os pilotos deverão usar cuidado em aproximação a este novo aeródromo pois não tem qualquer apoio rádio e portanto deverão fazer reportes às cegas em 122.500Mhz SafetyCom (para ser usada exclusivamente ar/ar) e procurar tráfego pois trata-se de espaço aéreo GOLF e impera a regra do see and avoid, ver e evitar.

 Adicionalmente poderão ter aeronaves, especialmente helicópteros, a evoluir da Protecção Civil e que poderão estar noutra frequência privativa da ANPC. Cuidado pois então!

Deverão entrar em contacto o Director de Aeródromo para fazer uso desta pista.

Boas aterragens e bons voos.

(Foto de Ricardo Rodrigues)