Uso Flexível do Espaço Aéreo (FUA) para a FIR LPPC

Planeamento actualizado diariamente das áreas geríveis com utilização militar

Válido das 06:00 UTC às 06:00 UTC do dia seguinte


O CAVOK.pt explica aqui, de uma maneira muito simplista, o conceito FUA (Flexible Use of Airspace) ou Uso Flexível Espaço Aéreo.

Conceito FUA

O FUA (Flexible Use of Airspace) Uso Flexível Espaço Aéreo, reflete uma política de gestão de espaço aéreo, em que determinadas áreas militares, poderão ser utilizadas por tráfego civil ou tráfego militar otimizando a sua utilização.

As áreas sujeitas a esta gestão, são porções de espaço aéreo fixas geograficamente, que poderão ser ativadas a qualquer momento por entidades militares, para a realização de exercícios aéreos ou “libertadas” para uma utilização por qualquer aeronave civil.

Reflete pois, uma optimização e dinamização de algumas aéreas ou blocos de espaço aéreo militares, de modo a que não estejam sempre ativos e tendo um conhecimento atempado de quando e com que altitudes estarão esses blocos de espaço aéreo ativos.

Nos nossos mapas CAVOK.pt, as áreas são desenhadas com as coordenadas exatas tal como descritas em AIP (Aeronautical Information Publication) de Portugal e representam a informação emanada pelo EUROCONTROL para entrar em vigor entre as 06:00 UTC do presente dia até às 05:59 UTC do dia seguinte (verificar sempre a data de actualização!).

Ao CLICAR na área pretendida, obtém o NOME da área, os NÍVEIS ou altitudes de ativação, o HORÁRIO da ativação e em alguns casos a FREQUÊNCIA do Órgão prestador dos Serviços de Tráfego Aéreo.

Pode ainda clicar no ícone superior esquerdo abrindo o MENU, onde são descritas todas as áreas e aí poderá “apagar” as camadas que pretender para facilitar a leitura no mapa (óptimo para as áreas mais pequenas ou sobrepostas!).

Elaboração dos mapas CAVOK.pt com  a programação FUA

Muitos dos países europeus possuem uma AMC, Célula de Gestão de Espaço Aéreo que recebe das agências militares, no nosso caso das Bases Aéreas e de outras agências autorizadas, as reais necessidades das áreas ou blocos de espaço aéreo que pretendem ocupar para o próximo dia, nomeadamente ao nível de altitudes ou níveis de voo e horários de ativação. É feita uma mensagem AUP (Airspace Use Plan), Mensagem de Planeamento de Espaço Aéreo que é enviada para o  EuroControl que se encarrega de disseminar no seu sítio a informação até às 06:00 UTC, de modo a que as companhias aéreas, agências de operações aéreas, escolas de aviação e pilotos privados possam programar os seus voos evitando essas áreas.

Evita-se pois a segregação (ativação) permanente das áreas, atuando-se na prevenção, diminuindo a hipótese de violações de espaço aéreo e ao nível do tráfego civil, diminuir impactos permanentes nas rotas aéreas.

Níveis de ativação das áreas que produzem impacto ao tráfego aéreo

Nível 1, Estratégico – definição de uma correta política do espaço aéreo nacional e estabelecer estruturas de espaço aéreo predeterminado (áreas);

Nível 2, Pré-tácticoativação dia-a-dia do espaço aéreo de acordo com as reais necessidades dos utilizadores (o que é publicado diariamente pelo CAVOK.pt);

Nível 3, Táctico – utilização real do espaço aéreo, ao momento, permitindo uma segura evolução do Tráfego Aéreo Operacional (militar, OAT) e operações do Tráfego Aéreo Geral (GAT). (daí a nossa chamada de atenção para a necessidade do FPL e do contacto com os Órgãos de Tráfego Aéreo, ATC, ou Serviço de Informação de Voo, FIS nas frequências expressas em AIP de PORTUGAL ou MANUAL VFR).

A representação gráfica do CAVOK.pt funciona ao nível do pré-tático (nível 2), sempre suportado pela informação emanada pelo EUROCONTROL e atualizado diariamente às 0600 UTC (deve sempre confirmar a hora e data de actualização no botão Menu do lado Esquerdo do mapa).

Áreas sujeitas a gestão AMC na FIR de Lisboa

Algumas áreas de aproximação dos aeródromos Militares afetos à Força Aérea Portuguesa, nomeadamente as Áreas Restritas de Sintra (LP-R42B), Monte Real (LP-R60B) e Beja (LP-R51BN/LP-R51BS) a partir de níveis publicados na secção ENR 5.1. A maior parte das Áreas Perigosas (Danger Areas) são também geridas pela Célula AMC, Célula de Gestão de Espaço Aéreo tal como a LP-D28B, LP-D10, LP-D66, LP-D25 (a cima 5500pés), LP-D48N, LP-D48S, LP-D67, LP-D62 e LP-D63. As Áreas Restritas Temporariamente (TRA, Temporary Restricted Area) que são áreas de treino e exercícios militares e ainda zona de identificação da Defesa Aérea (ADIZ) são sujeitas a esta gestão e fazem parte deste grupo a LP-TRA13, LP-TRA57, LP-TRA54, LP-TRA55 e LP-TRA56 entre outras.

O conceito FUA, Uso Flexível Espaço Aéreo é diferente do NOTAM.

A área de um NOTAM pode ser uma qualquer porção de espaço aéreo do território nacional, ou da FIR de Lisboa LPPC, enquanto que as ÁREAS FUA estão já pré-designadas em publicações oficiais: AIP de Portugal, Manual VFR ou AIP Militar como “ativáveis” por agências militares.

O NOTAM requer um planeamento antecipado o que por vezes não vai de acordo com as reais necessidades que as agências militares pretendem.

O NOTAM pode ser planeado e requerido para qualquer sítio do território nacional ou FIR Lisboa LPPC, e elaborado mediante as necessidades de um qualquer utilizador militar ou civil.

Para complemento da informação e para consultar as áreas que são afetadas pela AMC, Gestão Flexível de espaço aéreo consulte o AIP, Secção ENR 5.1, “Navigation Warnings”.

  • CLIQUE NA ÁREA que pretende para apresentação do HORÁRIO de activação e ALTITUDES ou níveis de activação. 
  • ACTIVE ou DESACTIVE as camadas (Layers) no MENU para uma mais fácil leitura das áreas. 
  • Complemente esta informação e consulte os NOTAM em vigor (representamos no mapa CAVOK.pt os NOTAM em uso acima dos 1,000ft AMSL). 

  • ATENÇÃO: A informação pode ser alterada em tempo real no dia de actividade pelo que podem existir áreas activadas tacticamente, áreas canceladas ou horas de actividade alteradas. 

  • O CAVOK.pt não se responsabiliza por qualquer violação de espaço aéreo que possa ocorrer pelo uso desta informação, dentro dos parâmetros aqui expressos. 
  • O uso desta informação carece sempre de confirmação com os Órgãos de Controlo de Tráfego Aéreo ou Serviço de Informação de Voo. 
  • Planeie o seu voo de forma a evitar violações de espaço aéreo em áreas Perigosas, Restritas ou temporárias. 
  • Para um melhor entendimento pode consultar o Manual VFR, Parte 3 Espaço Aéreo e Avisos à Navegação.

A informação contida no CAVOK.pt provém de organismos oficiais e idóneos, tais como a NAV Portugal, sítio www.notaminfo.com (fontes oficiais da NATS) e Eurocontrol. Qualquer alteração de última hora por parte dessas entidades que podem ativar ou desativar áreas, não dando conhecimento à fonte de informação em que se baseia o CAVOK.pt, não será da nossa responsabilidade. Aconselhamos sempre que seja confirmado o teor da informação CAVOK.pt  através das frequências dos  Órgãos de Controlo de Tráfego Aéreo ou Serviço de Informação de Voo apropriados à localização geográfica onde se encontra a voar.