Fórum APAU 2018 – PROGRAMA

Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no CAVOK.pt notícias emanadas pela APAU, Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve.


Fórum de segurança APAU – 2108
Apresentações e oradores

Estamos agora em condições, de vos falar um pouco sobre a temática Fórum de segurança APAU – 2018, a realizar no sábado, dia 3 de março de 2018, no Hotel Montebelo em Viseu, entre as 10h00 e as 18h00, para onde, temos já confirmada a presença de todos os oradores, com exceção da confirmação formal da NAV, que espero chegue a qualquer momento.

Pedimos aos nossos oradores que fossem abordadas questões relativas à segurança de voo, na área em que se destacam e em que reconhecemos haver espaço para melhorar.

Ao GPIAAFGabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes FerroviáriosUnidade de Aviação Civil, pedimos que nos contasse a história de uma investigação, na primeira pessoa. Que nos fizesse saber para onde olham os investigadores quando investigam um incidente/acidente. O que procuram e que informações retiram do que encontram. Quais os erros mais comuns praticados pelos pilotos nestes casos?
Enfim, tudo aquilo que uma investigação possa acrescentar aos nossos comportamentos e consequentemente à nossa segurança de voo.

Da NAV Portugal E.P.E., gostaríamos de ouvir falar da “nossa segurança”, como utilizadores do espaço aéreo.
O recente acidente na praia de S. João que resultou nas fatalidades que todos temos conhecimento, despertou-nos uma vez mais, para algumas das soluções que por condicionalismos a que somos alheios, não foram concretizadas e que nos parecem importantes, para o incremento da segurança aérea e não só. Enviámos também três opiniões significativas, de três pilotos da modalidade, que esperamos possam servir de inspiração para a participação, que todos desejamos, da NAV neste Fórum.

No que à meteorologia diz respeito, deixámos a temática ao critério de quem indiscutivelmente é uma autoridade na matéria, o Sr. Estêvão Amante que nos propôs a abordagem do seguinte tema: “World Area Forecast System” (WAFS) – Como são elaborados e difundidos os produtos meteorológicos aeronáuticos.

De Espanha, convidámos a nossa associação congénere, a AEPAL – Asociación Española Pilotos Aeronaves Ligeras para nos falar um pouco sobre a dinâmica de colaboração entre a AEPAL e a ENAIRE durante o ultimo ano, e que resultou num dialogo muito construtivo para ambas as partes.
Destacamos da sua apresentação os seguintes temas:
? Que cambios para España ¿
Volando de España hacia Portugal” 

À Associação Portuguesa dos Controladores de Tráfego Aéreo, APCTA pedimos que nos falassem de um futuro próximo, mais concretamente, “Lisboa+1” e que impacto, no sentir dos controladores, o cenário irá ter na nossa aviação. Gostávamos ao mesmo tempo, de proporcionar um dialogo construtivo sobre o presente, abordando as dificuldades de ambas as partes na gestão diária do tráfego aéreo. É muito importante perceber a razão das restrições para poder colaborar, como é muito importante também que se perceba que implicações na segurança de voo elas podem ter. Quem controla não voa e quem voa não controla e sem diálogo, nunca as partes se vão complementar. Parece-nos muito pertinente a abordagem para a prestação de um bom serviço e de um bom voo.

Ao nosso dedicado instrutor teórico, Coronel José Carvalho, pedimos que nos “refrescasse” as “Comunicações“, ao que ele prontamente se disponibilizou. O que é isto de “comunicar”? Como se deve comunicar? Qual a diferença entre comunicar em espaço aéreo “Golf” e Espaço Aéreo Controlado? O que é a fraseologia? Que documentação existe sobre? Enfim, o mundo das palavras aeronáuticas essenciais à “segurança de voo” que tão bem ele conhece.

Nesta altura é esta a proposta da APAU para um dia a falar de segurança. Esta proposta é passível ainda de ser acrescentada com conteúdo que seja pertinente e acrescente o evento no que à segurança de voo diz respeito.

Uma vez mais e por questões meramente logísticas no que ao almoço diz respeito, vos pedimos que se inscrevam no evento através do endereço geral.apau@gmail.com.

Relembramos que caso queiram pernoitar em Viseu, de 2 para 3 e/ou 3 para 4 de Março, além de outras unidades hoteleiras, a APAU tem acordadas tarifas para o evento no Hotel Montebelo, onde podem fazer a vossa reserva através do endereço: reservasmontebelo@montebelohotels.com , onde devem sublinhar que é para o Hotel Montebelo de Viseu e usar como referência de reserva “Fórum APAU”.

[spacer height=”20px”]

Maria José Domingos pela APAU. 13 de Fevereiro de 2018.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.