APANT – Janeiro Newsletter 2018

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e não só, o CAVOK.pt publica a Newsletter de Janeiro da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

[spacer height=”20px”]

Um ano de regulamento de drones em Portugal

No dia 13 de janeiro de 2017 entrou em vigor o primeiro Regulamento relativo à operação de drones no espaço aéreo português, acompanhando a tendência já registada em vários países, de regular a operação destes pequenos engenhos voadores que estão a marcar o início de uma nova era aeronáutica.

O regulamento sobre utilização do espaço aéreo por drones foi elaborado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) com o grande objetivo de minimizar os riscos para as pessoas, bens e outras aeronaves.

Após um ano de vigência, a Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT) congratula a ANAC pela iniciativa e trabalho desenvolvido na elaboração e implementação do referido Regulamento, uma vez que a criação de um quadro jurídico relativo à segura operação destas aeronaves marcou definitivamente o reconhecimento social e económico do setor das aeronaves não tripuladas (ANT) e permitirá o aumento das atividades de voo de drones civis para fins de lazer, desportivos, científicos e comerciais.

A APANT manifesta ainda o seu reconhecimento à comunidade de utilizadores de ANT que soube compreender e acolher a chegada deste Regulamento, estando ciente que a sua inexistência afetaria negativamente a imagem dos utilizadores cumpridores e das atividades por estes desenvolvidas, bem como – e principalmente – podia pôr em causa a segurança operacional da navegação aérea e a segurança de pessoas e bens à superfície.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]

[spacer height=”20px”]

O Council da EU aprova as primeiras disposições normativas aplicáveis a drones civis

O Comité de representação permanente dos Estados-Membros junto da União Europeia (UE) aprovou no dia 22 de dezembro o acordo alcançado no Parlamento Europeu quanto à revisão do regulamento relativo às regras comuns no domínio da aviação civil e que revê a regulamentação-base da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Air Safety Agency).

A revisão das normas relativas às regras comuns no domínio da aviação inclui as primeiras disposições normativas, ao nível da União Europeia, aplicáveis a drones civis. Esta é uma excelente notícia, que permitirá aumentar a segurança da operação das aeronaves não tripuladas (ANT) no espaço aéreo europeu, e promover a expansão deste novo setor do transporte aéreo.

A APANT acompanhará de perto ao longo do novo ano 2018 o desenvolvimento e implementação desta regulamentação no espaço aéreo português.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]

A APANT participou no forum aeronáutico “I CAN FLY – open day” em Beja

No passado dia 12 de dezembro celebrou-se no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) o OPEN DAY – I CAN FLY, uma conferência dedicada ao sector da aviação organizada pelo IPBeja em parceria com a G-AIR Training Centre e com outros importantes players do transporte aéreo em Portugal.

O objectivo desta iniciativa é o desenvolvimento de sinergias entre o ensino superior politécnico, a formação de pessoal da aviação civil e a indústria aeronáutica.

A APANT, na sua promoção do setor das aeronaves não tripuladas, esteve presente neste evento que pretende ser um cenário de referência para destacar a importância da colaboração do ensino superior com a indústria no desenvolvimento seguro e sustentável das inúmeras oportunidades que vão aparecer neste setor após o compromisso assumido pela Comissão na declaração de Helsinquía no passado mês de novembro.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]

UNICEF testa projeto com drones para levar vacinas num arquipélago do Pacífico

O Governo da República de Vanuatu, um arquipélago no sul do oceano Pacífico, assinou um acordo com a UNICEF para a distribuição de vacinas através de drones. A República de Vanuatu está formada por mais de 80 pequenas ilhas com difíceis acesos e com uma fraca infra-estrutura aeroportuária.

As condições orográficas são ideias para testar esta nova tecnologia que vai permitir chegar a lugares afastados por mais de 1500 km. A empresa britânica Martek Marine já fez os primeiros testes no fim de agosto de 2017.

A Republica de Vanuatu tem inúmeros desafios na área logística por forma a satisfazer as necessidades dos seus habitantes. Os drones aparecem como uma oportunidade para melhorar os serviços de entrega e a sua redução dos custos como consequência dos pequenos investimentos em infraestrutura e transporte.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]


José Rocha. 26 de Janeiro de 2018. Conforme notícia e imagens emanadas pela APANT.

Nota: Esta notícia contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto tratado.