Air Chapter 446, Centro de Divulgação Aeronáutica

A AcrobaticGadget Aviação e Espaço é uma associação sem fins lucrativos sediada em Matosinhos que tem como principal objectivo a divulgação e promoção da cultura aeronáutica nas suas variadas vertentes.

Instalada numa antiga escola primária que foi cedida pela autarquia de Matosinhos à associação, vem assim colmatar a lacuna existente no grande Porto e norte de Portugal de uma infraestrutura criada de raiz para esse efeito sendo um projecto único e inovador em Portugal.


Com uma área de aproximadamente 2000 metros quadrados e muito bem localizada no centro da freguesia da Senhora da Hora em Matosinhos, a antiga escola primária possui óptimas condições para receber todos os interessados em participar em várias actividades de carácter lúdico, pedagógico e social.

Para além do importante apoio da Câmara Municipal de Matosinhos que muito bem acarinhou o projecto desde o início, o Centro de Divulgação Aeronáutica contou com o importante apoio de diversas entidades, tais como a Nortávia, Aeroclube do Porto, Sevenair Academy, a companhia aérea Portugália Airlines e a Drone Map, as quais prontamente aceitaram colaborar seja logisticamente com a cedência de vários componentes de aeronaves e também aviões para exposição estática, dos quais alguns estão em fase de restauro sob a supervisão técnica da associação.


Será importante referir a participação de vários entusiastas anónimos que colaboraram com a cedência dos mais variados itens aeronáuticos de interesse das suas colecções particulares, os quais actualmente já integram o vasto acervo do centro.

É um sonho que se tornou realidade com o culminar de um trabalho de vinte anos por parte de um pequeno grupo de voluntários entusiastas de aviação nas suas várias vertentes, os quais têm lutado arduamente pela divulgação da causa aeronáutica em Portugal. Inicialmente os membros desta associação começaram por fazer pequenas visitas de divulgação aos jovens alunos das escolas da zona do grande Porto e visitas de grupo a infraestruturas de carácter aeronáutico para as crianças e jovens terem assim o seu primeiro contacto directo com o mundo da aviação.


Recentemente, com o crescimento da associação a responsabilidade aumentou e actualmente é importante trazer a população em geral ao espaço de forma a aumentar a participação nas actividades dinâmicas relacionadas com os mais variados temas, como por exemplo: o radiomodelismo, modelismo estático, spotting, simulação, workshops, tal como as muito importantes actividades de cariz social que são uma das prioridades da equipa do Centro de Divulgação Aeronáutica.

É desejo da equipa privilegiar o contacto directo com a população e os jovens, para dinamizar o centro de uma forma lúdica e pedagógica é prioritário, para assim despertar um maior interesse por uma área da ciência pouco acessível a população em geral.


Para o presidente da Associação Acrobatic Gadget “é um sonho de muitos anos que se torna realidade”, pois “nada nos move a não ser o grande amor que temos pela aviação”.

A razão do nome “Air Chapter”, é porque a história da aviação é contada em capítulos e este é um sonho que já tem as asas para voar.

As portas do Air Chapter 446 apesar de não estarem ainda oficialmente abertas, já existe a capacidade logística para receber visitas do público interessado mediante uma marcação prévia e inteiramente gratuita.


Contactos:
Telefone: 229540406
Email: acrobaticgadget@gmail.com
Site: http://air-chapter-446.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/pg/airchapter446/about/?ref=page_internal

Pedro Ferreira. 7 de Novembro de 2017. Fotografia Pedro Ferreira e Drone Map.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo

3 comments

  • Mike Silva

    Um feliz exemplo em como as coisas para acontecer, têm de ter a participação dos interessados e da sociedade civil. A existência de espaços como este criados pela iniciativa privada, potencia futuros donativos de aeronaves e material. Não se pode estar sempre à espera que ” O Estado” nos arranje tudo. Temos de meter mãos à obra. Bom trabalho. Quando fôr a Portugal tenho de visitar este espaço.

  • Michael

    Parabéns pela magnífica iniciativa

  • Júlio Augusto da Silva Pereira

    Muitos parabéns pela vossa brilhante iniciativa. Os meus mais sinceros votos vão direitinhos para o aumento do vosso espólio aeronáutico. Iniciativas destas, como a vossa, já fazia falta no nosso panorama aeronáutico. Parabéns pela concretização desta iniciativa.

    Permitam-me uma pergunta, têm disponível para venda o vosso PATCHE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *