LPVZ aberto a tráfego VFR NOCTURNO

O serviço público disponibilizado pelo Aeródromo Gonçalves Lobato ou aeródromo de Viseu não pára de nos surpreender.

Se os últimos upgrades foram excelentes no apoio à actividade aérea conforme noticiámos AQUI NO CAVOK.pt, com rádios de grande qualidade tanto de banda aérea como de apoio para contacto com o pessoal de terra, com a melhorada estação meteorológica e ainda o conjunto de câmaras de vigilância não só do “lado ar” do aeródromo como na monitorização das finais das Pistas 18 e 36, surge agora um alargamento de horário e de serviço AFIS até às 23:59 (NOTAM D0496/17 e C0258/17).

[spacer height=”20px”]
 

No sentido de prestar um melhor serviço público como o apoio a aeronaves de combate a incêndio, escolas de aviação e aos aviadores de lazer, o aeródromo passou por uma profunda revisão no sistema de iluminação de Pistas e vai então, com um pedido antecipado de 48 horas, alargar o horário de encerramento até à meia noite e ou antecipar o horário de abertura da facilidade.

Para tal, os aviadores deverão ter um Plano de Voo submetido nos serviços e aprovado pelo AFIS de Viseu – LPVZ, depois de aceite o Pedido de Operação Nocturna pelo Director LPVZ.

O serviço prestado continua a ser AFISAerodrome Flight Information Service ou Serviço de Informação de Aeródromo, que continuará a providenciar informação para uma condução segura e eficiente das aeronaves.

Os prestadores da informação continuarão a ser os AITAAgentes de Informação de Tráfego de Aeródromo, que continuarão a providenciará apenas e exclusivamente Informação de Voo para a condução segura e eficiente dos voos sob seu conhecimento.

A classe de espaço aéreo continuará a ser Golf. 

Os mínimos meteorológicos para a operação nocturna terão de ter uma visibilidade igual ou superior a 5km, o tecto das nuvens igual ou superior a 1500ft, e também a previsão destas condições não se prevejam degradar. A todo o tempo o contacto visual com o solo deverá ser mantido.

Aos amigos AITA’s Manuel Carvalho, Marco Almeida, João Moura, Hélder Marques e Daniel Pereira um desejo de bom trabalho… a todos, bons nascer-do-sol e excelentes por-do-sol. 🙂

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 30 de Agosto de 2017. Fotos fantásticas de Luís André Diogo.

Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.