Códigos ICAO – Campos de Voo ULM e Heliportos

ARO de Lisboa?! Bom dia, era para fazer o depósito de plano de voo!…CS-UAA, Regras de Voo Visuais (…..) aeródromo de origem Palma….

“…Sabe dizer-me as coordenadas por favor?!

”…humm…Palma…trinta e oito trinta cinquenta e três Norte, zero zero oito trinta e quatro trinta e quatro Oeste, hora de descolagem oito e trinta… (…) aeródromo de aterragem Valdonas… humm… Valdonas as coordenadas são…espere um pouco, por favor … trinta e nove trinta e cinco vinte e sete Norte zero zero oito vinte e dois zero sete Oeste……perdão, zero zero oito vinte e dois dezassete Oeste…

“…desculpe importa-se de repetir a coordenada de Valdonas?!”…..

Pode ser este o início da preparação do seu voo quando pretende descolar ou aterrar de um Campo de Voo de utilização Ultraleve ou Heliporto com a intenção de submeter um Plano de Voo.

Muitos de nós já nos perguntámos porque é que os Campos de Voo e alguns Heliportos em Portugal não têm um Indicativo de lugar ICAO, tal como qualquer aeródromo, tal como as dezenas de Heliportos por esse Portugal a fora em que a maioria deles tem uma utilização anual e residual… talvez uma mão cheia de voos por ano.

Uma história muito resumida dos Códigos Indicadores de Lugar ICAO!!

A atribuição dos designadores dos aeródromos e aeroportos é da responsabilidade das Autoridades Aeronáuticas de cada País e é verificada e regulada pela ICAO, International Civil Aviation Organization no Documento 7910, Indicadores de lugar segundo recomendações com origem em 1957.

Na sua origem os códigos são constituídos por quatro letras. Geralmente têm uma estrutura regional, não são duplicados e são abrangentes.

icao-countries

Em geral, a primeira letra é alocada por região e representa um país ou grupo de países dentro dessa região. A segunda letra representa um país dentro dessa região, e as duas restantes são usadas para identificar cada aeroporto. A exceção a esta regra são países maiores que têm códigos de país de uma única letra, exemplo da Rússia (U), Canadá (C) ou Austrália (Y) onde as três letras restantes identificam o aeroporto.

Tomemos o exemplo de CascaisLPCS, onde o L corresponde à região do globo, o P a Portugal e CS ao Aeródromo.

Há no entanto algumas exceções à estrutura regional do código da ICAO feitas por razões políticas ou administrativas. Por exemplo, à base aérea RAF Mount Pleasant nas Ilhas Falkland é atribuído o código EGxx como se estivesse no Reino Unido. Da mesma forma Saint Pierre e Miquelon controlados pela França, aos aeroportos são atribuídos LFxx como se estivessem na Europa.

As letras I, J e X não são atualmente utilizadas como primeira letra de qualquer identificador ICAO.

O ZZZZ é um código especial usado de forma universal quando nenhum código ICAO existe para o aeroporto ou local e é usado em planos de voo para designar o sítio da descolagem ou aterragem.

Ora, ao ligar para o ARO, Serviços de Informação Aeronáutica para fazer o seu plano de voo descolado de um qualquer aeroporto ou aeródromo nacional certificado terá a vida facilitada e com boa legibilidade é inequívoco o local de descolagem ou aterragem bastando dizer as letras ICAO correspondentes.

Já quando se trata de um Campo de Voo ou Heliporto, muitas vezes são-lhe pedidas as coordenadas geográficas, não sendo nada prático, muito menos célere, podendo até levar a graves erros pelo simples engano de um qualquer número das coordenadas.

Apesar de não terem código ICAO atribuído, o Serviço AIS da NAV Portugal atribuiu a cada um desses Campos de Voo ou Heliportos um código similar ao ICAO, composto por duas letras e quatro números, para uso no seu sistema de tratamento de dados.

Trazemos-lhe aqui a designação dos Campos de Voo e Heliportos abrangidos por esta codificação em Portugal que, apesar de não poderem constar no preenchimento do Plano de voo nos campos 13 e 16, poderão servir de referência quando forem transmitir ao telefone o vosso local de descolagem ou aterragem. No plano de voo eletrónico, transmitido através da ferramenta “FPL & Briefing” em, serviço disponibilizado pela NAV Portugal, esta funcionalidade torna-se ainda mais amiga do utilizador uma vez que, se for utilizado o mecanismo de busca (lupa) no preenchimento dos campos 13 e 16 e feita a busca por LP00, o sistema disponibilizará esta mesma lista onde o utilizador só necessita escolher o seu AD ou HP e o sistema colocará automaticamente o código ZZZZ e na campo 18, colocará devidamente o nome do Campo de Voo ou Heliporto pretendido, bem como as respetivas coordenadas geográficas.

Identificação

Nome

Latitude

Longitude

LP0031

GUIMARAES HOSPITAL

412635.2168N

0081823.8205W

LP0032

LAMEGO HOSPITAL

410616.3242N

0074843.4982W

LP0034

LISBOA HOSPITAL SAO FRANCISCO XAVIER

384231.4473N

0091312.1166W

LP0035

SANTAREM HOSPITAL

391430.5596N

0084151.1273W

LP0039

LAGOS HELIPORT

370714.8N

0084035.4W

LP0040

MONCHIQUE HELIPORT

371912.4N

0083307.9W

LP0041

TORRES VEDRAS HELIPORT

390520.6N

0091547.4W

LP0043

PERNES HELIPORT

392234.2N

0083941.6W

LP0048

ALQUEIDAO ULM

390403N

0084822W

LP0049

ATOUGUIA DA BALEIA ULM

392053N

0091912W

LP0050

AZAMBUJA ULM

390333N

0084935W

LP0051

BEJA ULM

380337N

0075239W

LP0052

BENAVENTE ULM

385448N

0084709W

LP0053

CABECEIRAS DE BASTO ULM

413319N

0075916W

LP0054

CAMPINHO ULM

382133N

0072757W

LP0055

CERVAL ULM

415830N

0084024W

LP0057

HERDADE DA LAMEIRA ULM

391640N

0074621W

LP0058

HERDADE DA ZAMBUJEIRA ULM

374015N

0080726W

LP0059

LAGOS ULM

370719N

0084044W

LP0061

PALMA ULM

383053N

0083434W

LP0062

SAO MIGUEL DE LAUNDOS ULM

412655N

0084231W

LP0063

TOJEIRA ULM

385300N

0092539W

LP0064

VALDONAS ULM

393527N

0082217W

LP0068

HERDADE DO PONTAL – PEGOES ULM

384241N

0083636W

LP0069

CASALINHO – POMBAL ULM

395311N

0083856W

LP0065

AGUIAR DA BEIRA HELIPORT

404903N

0073211W

LP0066

CABECO DA VACA ULM

402040N

0065848W

LP0075

LEZIRIAS ULM

385408.5N

0085613.4W

LP0076

CASARAO ULM

403257.1N

0082421.6W

LP0078

ALENTEJO AIR PARK ULM

372755.90N

0084414.21W

LP0079

FAIAS ULM

384116N

0084442W

LP0071

VALADAS ULM

394055N

0081511W

Como nota final, referir que poderão igualmente utilizar estes códigos no mecanismo de busca para pedir o briefing de NOTAM do Campo de Voo ou Heliporto pretendido no FPL & Briefing conforme endereço AQUI disponibilizado.

O CAVOK.pt agradece a preciosa colaboração de JD.

Bons voos!!

José Rocha. 08 de Novembro de 2016.

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