Os céus…e os "outros" utilizadores.

Recebemos de um nosso amigo e utilizador cavok.pt o seguinte email:
[spacer height=”20px”]
“Queria-te alertar para o facto de que o acidente de ontem (sexta dia 20 de Maio de 2016) com o avião francês, supostamente causado pelo choque com um abutre, foi o segundo semelhante em poucos meses (com consequências trágicas).
[spacer height=”20px”]
Há alguns meses atrás, um dos proprietários do novo aeródromo de Leon / Los Oteros, morreu com toda a família quando voava no seu TRINIDAD na província de Cuenca. (Rogellio)
[spacer height=”20px”]
Cegonha
[spacer height=”20px”]
Se achares bem, alerta para o perigo dos potenciais “bird strikes, existente especificamente nas planícies espanholas, pois dadas as muitas térmicas que existem tendem a aglomerar imensas aves de grande porte, especialmente abutres e cegonhas.
[spacer height=”20px”]
Durante muitos anos voei em Espanha de planador e muitas vezes entrava em térmicas que tinham reunidas a ver em círculo, mais de 50 aves de grande porte, misturadas com os nossos planadores.
[spacer height=”20px”]
De referir que a energia cinética duma ave de 10 kilos, (e muitas vezes com mais de 2,50m de envergadura) quando em rota de colisão com um avião ligeiro, é mais do que suficiente para destruir um estabilizador horizontal ou mesmo arrancar parte de uma asa.
[spacer height=”20px”]
abutre3
[spacer height=”20px”]
Este perigo é muito real e menosprezado por muitos pilotos e especialmente em Espanha. Estas térmicas desenvolvem-se desde o solo até altitudes por vezes acima dos 15,000pés , especialmente durante a tarde e nos dias limpos ou com cúmulos altos e mais ainda nos dias quentes, em que as diferentes cores do relevo, verde, lavrado ou arborizado, provocam aquecimentos assimétricos das massas de ar contíguas, criando a instabilidade das massas de ar propicias à existência de ascendentes e descendentes fortes (mais de 5 m/seg)!!
[spacer height=”20px”]
Penso que divulgar estas dicas no cavok.pt poderá alertar muitos pilotos que voem no nosso Alentejo ou em Espanha e se com isto salvarmos vidas terá valido a pena o alerta.”
[spacer height=”20px”]
Luis Garção, Piloto. Fotos J.M.Garg, Kiranjotsingh, Vorarlberg e Ester Inbar meramente ilustrativas.
[spacer height=”20px”]