Uma Espécie de Reportagem ao Campo de Vôo de Valdonas Tomar

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Artigo de Opinião – David Ferreira

Valdonas, fica a 6 km de Tomar, demorámos a chegar cerca de 1,5 horas de automóvel, vindos de Sintra, num sábado sem trânsito.

O dia estava maravilhoso, sem nuvens e com pouco vento, estava frio, mas a viagem fez-se muito bem.

O objetivo, era primeiro conhecer o campo de voo e os seus responsáveis, fazer uma pequena reportagem fotográfica e uma entrevista para conhecermos quem são, como estão, onde estão e para onde vão!

O segundo objectivo era rever a cidade de Tomar e ir ao mesmo restaurante de há 20 anos…

Chegámos ao Campo de Vôo e já estavam 3 aeronaves a voar, estando diversos visitantes e vizinhos locais a observar.

Para conhecermos a actividade do Campo de Vôo de Valdonas, falámos e fomos acompanhados pelo Presidente da Associação ATAUL Fernando Diniz e pelo Responsável da Pista, João Godinho, que foram muito prestáveis e comunicativos, na transmissão da sua longa vivência associativa aeronáutica tomarense

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O Presidente e João Godinho

O João Godinho, eu já conhecia de há uns anos, mas fiquei a conhecer a sua carreira na manutenção da FAP, principalmente a trabalhar nos helicópteros em várias Bases Aéreas. Hoje em dia, continua a trabalhar numa empresa que faz a manutenção de helicópteros, ligados à protecção civil e ao combate a incêndios e sorte a dele, mora a 300 metros do Campo de Vôo…

História do Campo de Vôo de Valdonas

 

No ano de 1992, não havendo qualquer infraestrutura aérea em Tomar, um conjunto de tomarenses carolas pela aviação, reuniram-se, decidiram criar uma associação sem fins lucrativos e procurar um local para instalar uma pista de aviação ultraleve em Tomar, entre os quais os nossos interlocutores de hoje.

Encontraram esse lugar para a pista, em Valdonas, nos terrenos de um proprietário o Eng.º Delgado, que foi o sócio numero um da ATAUL – Associação Tomarense de Aviação Ultraligeira entretanto criada.

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Os Fundadores ATAUL

A pista construída era uma pista de terra batida com cerca de 350m numa orientação 02-20º. No entanto esta pista tinha características muito peculiares, como sempre ter vento cruzado e cabos de média tensão e telefónicos a passar sobre a pista. Pelo que voar aqui era só para “os carolas tomarenses profissionais”.

Para a montagem de toda esta infraestrutura, não houve qualquer apoio de entidades oficiais como a Câmara Municipal de Tomar ou outras entidades. Tiveram sim os sócios e um conjunto de amigos, o esforço e a despesa desta bonita criação.

Entretanto, como a pista era mesmo problemática, a ATAUL e o proprietário do terreno, chegaram a um acordo e trocaram a localização da pista, pela actual, no ano de 2003 agora com uma orientação perfeita 15/33 e com o mesmo comprimento.

Esta pista é interessante porque foi a primeira pista de ultraleves certificada com o número 001 pelo INAC em 1 de Agosto de 2008.

 

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1ª Pista Certificada 

A ATAUL e o Campo de Vôo

A ATAUL, hoje em dia e apesar das crises que o País tem passado, tem cerca de 120 sócios activos, que incluem tomarenses e muitos de outras partes do País, que suportam com agrado esta associação, que tem algumas características especiais.

A Direcção actual é composta por 5 membros, dos quais o Presidente é Fernando Diniz e os restantes membros da Direcção são: José Matias, António Carreira, Paulo Horta e o Miguel Rosa.

Sentem-se diferentes de muitos outros locais, recebem bem os visitantes e tem uma graça peculiar, na sua maneira de estar na aviação ultraleve.

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Membros do clube

Tem um núcleo de fundadores muito activo, que tem permanecido fiel, desde a sua criação em 1992 e estão inseridos num local aprazível, onde a cor prevalente é o verde dos pastos e das árvores que circundam a pista.

Dispõe de um clube/bar da ATAUL, que ao contrário da maioria dos campos que conheço, está muito bem decorado, com influência anglo-saxónica e dos clubes dos aviadores militares.

Neste bar, temos fotografias desde os fundadores, a de todos os sócios voadores, fotografias comemorativas dos múltiplos eventos aqui realizados ao longo do tempo, uma miríade de objectos alusivos e autocolantes decorativos, como uma provecta salamandra, indispensável para os dias de invernia e um óptimo simulador de vôo num computador pessoal para os dias de chuva e mau tempo.

Mas o que fazem ao longo do ano?

Bem, organizam vários eventos, dos quais temos de destacar em primeiro lugar, o conhecido Encontro Aéreo dos Templários que reúne anualmente, centenas de pilotos e entusiastas da aviação, com cerca de 30 a 50 aeronaves visitantes, que se realiza já pelo menos na sua 12ª Edição consecutiva.

Em alguns destes eventos tem participado a FAP com os Rotores de Portugal e a demonstração de busca e salvamento com helicóptero. Para além do evento aéreo propriamente dito, o almoço nesta festa é sempre saboroso e típico da região.

Outra das actividades peculiares da ATAUL, é a realização dos famosos jantares à 6ª Feira, que, sentem-se!… se realizam há 18 anos, ininterruptamente, todas as 6ª Feiras destes anos todos…

Isto é obra, é preciso ter um sentido associativo e clubístico muito forte, para manter viva esta tradição!  Assim no clube, todas as semanas desde há 18 anos, é escolhido por sorteio, um mordomo.

Este mordomo, encarrega-se de tratar de fazer o jantar, por a mesa e limpar tudo para ficar como encontrou. E claro, aceitam visitantes e associados, de qualquer parte do País com o devido pré-aviso.

Todos os associados que jantam à 6ª Feira, pagam 2,5€ cada um, incluindo o mordomo, para angariar verbas adicionais para a ATAUL.

É preciso perceber, que cada sócio paga anualmente 25€, o que dá um orçamento de cerca de 300€ anuais, o que não dá sequer para um mês de actividade.

Cozinha de combate

Para além destas duas actividades mais importantes, também celebram anualmente o magusto e a festa de natal.

Finalmente, reúnem amiúde os amigos da aviação, fazem petiscos com a sua óptima cozinha de apoio.

Por vezes cedem o espaço para eventos ligados a Tomar, como alguns lançamentos de novos modelos de automóveis.

Mas que outras actividades se realizam no Campo de Vôo de Valdonas?

Têm um protocolo de colaboração com a associação tomarense os Aerocalminhas, que se dedicam entusiasticamente a promover o gosto na aviação dos mais jovens, pela prática do aeromodelismo, protagonizada pelo Comandante da TAP João Roque.

Um detalhe, de que alguns destes praticantes aeromodelistas, já seguiram uma carreira aeronáutica e hoje em dia também são pilotos de linha aérea.

Na componente de formação de pilotos, têm um protocolo de colaboração, com a Escola de Pilotos Aerogiro da Pista de Ultraleves de Ferreira do Zêzere, Valadas.

O espaço é muito agradável, com uma boa área de estacionamento para as aeronaves e zonas de relva. A pista é de terra batida com cerca de 380m, mas sempre muito bem conservada.

Tem vários hangares disponíveis, uns da própria ATAUL, outros de sócios que construíram o seu próprio hangar.

Mas a que têm direito os sócios!?

como dizem os fundadores –  têm direito a ser amigos da associação!

Para os sócios, que têm uma aeronave sua ou partilhada, estacionada no campo, a ATAUL cobra pela hangaragem e utilização da pista, um valor de 65€ por mês.

Para aqueles que não têm aeronave, a ATAUL está neste momento a tratar de certificar e finalizar a montagem de uma aeronave, para ficar à disposição para aluguer pelos sócios.

Estão neste momento também a pensar na recuperação de um Quicksilver GT-500, que detém para restauro, que com certeza será um êxito como Clássico Ultraleve Bilugar.

Qual a outra caraterística a realçar deste campo de vôo?

Este associação, dedica-se quase em exclusividade desde a sua criação a aeronaves ultraleves  Clássicas, como Quicksilver´s, Skyrangers, Rans e outras aeronaves desta tipologia de 1ª e 2ª geração.

Horários, disponibilidade e localização?

Em termos de horários de funcionamento, estão abertos ao fim de semana e sempre disponíveis durante a semana, desde que avisados para receber visitantes ocasionais ou associados distantes.  Para quem queira pernoitar, existe sempre a possibilidade de hangarar a aeronave, pelo que a ATAUL o faz graciosamente.

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João Godinho a “Controlar”

O Campo de Voo está localizado a 6km da cidade de Tomar e a cerca de 10 km da barragem de de Castelo de Bode, existindo vários serviços de táxis para o efeito.

Outras informações sobre o Campo de voo, poderão consultar no link do cavok.pt.

 

Qual o Futuro previsto!?

Gostariam de ter uma pista mais comprida, com cerca de 500m que permitisse a operação de aviões ligeiros. De preferência alcatroada.

Pretendem conservar o património da Associação, em boas condições de utilização.

 

“Ir dando os passinhos, à medida que a perna deixa”

Gostariam de aumentar o número de associados, o que qualquer um de nós o poderá fazer associando-se e visitando o campo de voo e a cidade de Tomar.

Num dia, em que finalmente a Câmara Municipal acordasse para esta actividade, com impacto turístico para o concelho, quem sabe, talvez concorrer a um projecto de desenvolvimento, como hoje é perfeitamente possível, desde que efectuado em conjunto!

 

 

E a cidade de Tomar !

Tomar, fundada em 1 de Março de 1160, é hoje uma cidade com cerca de 40.000 habitantes, com 11 freguesias, pertencendo ao distrito de Santarém. É uma cidade considerada histórica, em virtude da multitude de monumentos nacionais no seu perímetro, onde se destacam o Castelo de Tomar e Convento de Cristo, património da UNESCO em Portugal.

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O castelo Tomar

Era uma cidade com um núcleo industrial forte, hoje em dia os serviços e as actividades ligadas ao turismo dominam, não esquecendo a componente agrícola que se mantém.

Há cerca de 20 anos que não visitava Tomar… mudou, transformou-se, muitas barreiras sonoras, muitas estradas e muitas ruas novas, o Instituto Politécnico de Tomar cresceu e desenvolveu-se de forma excepcional.

Mas sendo sábado, tinha no centro poucas pessoas, muitas lojas fechadas, por certo pela crise, alguns edifícios históricos abandonados e em ruínas, tentámos visitar o núcleo industrial que foi recuperado no centro junto ao Rio Nabão, mas estava ainda fechado e não nos souberam dizer quando abriria.

Conseguimos, ir visitar sendo muito bem recebidos, pela sua curadora, a Sinagoga de Tomar que é, conforme o seu folheto explicativo, o templo hebraico mais antigo de Portugal. Foi construída entre 1430 e 1460, mas utilizado para culto durante pouco tempo, até cerca de 1496, aquando do édito de conversão ou expulsão dos Judeus de Portugal com o Rei D. Manuel I. Teve várias utilizações como cadeia, palheiro, adega e armazém, tendo sido classificado como monumento nacional, a 29 de Junho de 1921 durante a República, e sido transformado em Museu em de 27 de Julho de 1939. A Sinagoga está situada na Rua da Judiaria, nº 73 na cidade de Tomar.

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Restaurante a Bela Vista

Acabámos por almoçar, no Restaurante A Bela Vista, que mantém a sua boa comida, após 20 anos de ausência e a vista excelente que detém sobre o rio nabão e as suas quedas de água.

Para os amantes da aviação, a ATAUL recomenda o Restaurante LODGE que tem preços muito acessíveis e um buffet agradável situado na cidade de Tomar, na Rua Carlos Maria Pereira, nº 7A.

E esta foi a espécie de reportagem desta semana, que conseguimos fazer, sobre o Portugal Aeronáutico a conhecer!

David Ferreira

 

10/12/2015

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