Boletim Aeronáutico Nº477

Para o seu fim-de-semana de 20 e 21 de julho de 2024 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:



PARAQUEDISMO

  • Atividades nos Aeródromos de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • TÁBUA (A1521/24). GND/FL060. 20 julho 2024 11:00-14:30 UTC.
  • VILA BOIM (A2534/24). GND/FL060. 27 julho 2024 08:30-11:00 UTC.
  • GLORIA DO RIBATEJO (A2212/24). GND/FL050. 24 agosto 2024 12:30-14:30 UTC.
  • SANTA COMBA DÃO (A2327/24). GND/FL060. 10 agosto 2024 10:00-13:00UTC.
  • PORTELA (A2523/24). SFC/2,000ft AMSL. 21 julho 2024 16:45-17:15 UTC.
  • Pode sempre consultar a atividade de paraquedismo na página da Federação Portuguesa de Paraquedismo
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


BALONISMO


PARAPENTE/PARAMOTOR


ACROBACIA

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Ver EVENTOS AERONÁUTICOS neste Boletim Aeronáutico.

VOO À VELA

  • Nos Aeródromos de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

AERÓDROMOS NACIONAIS

  • eMVFR SUP 012/2024. LPVL – Vilar de Luz – Maia – informa que o pavimento da pista e caminhos de circulação estão com irregularidades no Aeródromo de Vilar de Luz – Maia -LPVL, pede-se precaução nos movimentos no solo. Desde 22 fevereiro 2024 até 31 dezembro 2024 estimado.
  • eMVFR SUP 056/2023. LPIN – Espinho – Horário de Operação Inverno: Sábado e Domingo 10:00-12:30 14:00-18:00 UTC ou Por do Sol; Verão: Sábado e Domingo 10:00-13:00 15:00-20:00 UTC ou Por do Sol. Fora desses períodos apenas com Autorização do diretor do Aeródromo. Desde 30 de Novembro 2023 até 30 de junho de 2024 estimado.
  • eMVFR SUP 022/2024. LPSR – Santarém AD, RWY 05/23 com limitações: Pista 05 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR; Pista 23 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR; Desde 22 de fevereiro de 2024 até 06 de agosto de 2024 estimado.
  • eMVFR SUP 051/2023 LPVZ – Viseu- Horário de operação: 0730 LMT ao Por do Sol Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência. Desde 30 novembro de 2023 até 31 de maio de 2024.
  • eMVFR SUP 050/2023 LPVZ – Viseu- Caminho de circulação C fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios, acesso ao hangar norte e abastecimento de combustível. Caminho de circulação D fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios. Desde 30 novembro de 2023 até 31 de maio de 2024.
  • eMVFR SUP 010/2024. Chaves – LPCH. Encerramento do Serviço AFIS no Aeródromo de Chaves – LPCH. Validade até 22 de fevereiro de 2024 até 30 de junho de 2024 estimado.
  • eMVFR SUP 008/2024. LPFC – Figueira dos Cavaleiros encerrado. Desde 22 de fevereiro de 2024 até 30 de junho de 2024 estimado.
  • eMVFR SUP 001/2024. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não-residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência. Desde 22 fevereiro de 2024 até 30 de junho de 2024 estimado.
  • eAIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.

  • NOTAM D0328/24 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR, está encerrado dia 22 de julho de 2024 Nascer Sol às 13:00 UTC, dia 27 de julho de 2024 Nascer Sol ao Por Sol e dia 28 de julho de 2024 Nascer Sol ao Por SolExceto para helicópteros da Proteção civil, Emergência Médica e Busca e Salvamento.
  • A nova emenda ao AIP de Portugal AIRAC 002-24 que entra em vigor a partir de 16 de maio de 2024, integra várias alterações para LPCS – Cascais ao nível de procedimentos por instrumentos SID, STAR, RNAV e VOR mas também ao voo VFR e locais. Aconselhamos pois vivamente a CONSULTAR E REVER AS ALTERAÇÕES PARA LPCS AQUI.
  • NOTAM A1523/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, as distâncias declaradas para as Pistas 17/35 foram alteradas, devido ao risco do efeito de sopro das aeronaves, desde 29 abril de 2024 às 15:17 até 31 de julho de 2024 às 23:59 UTC estimado : PISTA 17TORA – 1400 metros. TODA – 1550 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1210 metros. PISTA 35. TORA – 1210 metros. TODA – 1400 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1400 metros.
  • NOTAM D0287/24 vem dar nova data de fim de validade ao SUP 010/2024 do Manual eVFR que informa que o Aeródromo de Chaves – LPCH tem o Serviço AFIS encerradoNovo fim de Validade até até 31 de dezembro de 2024 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM D0220/24 informa que o Aeródromo Municipal de Mirandela – LPMI, está encerrado, exceto para voos de combate a incêndios e Proteção Civil, desde 31 de maio de 2024 às 08:52 UTC até 31 de dezembro de 2024 às 23:59 UTC Estimado.
  • NOTAM D0314/24 informa que o Aeródromo Municipal de Mogadouro – LPMU está encerrado devido a evento aeronáutico no dia 20 de julho de 2024 das 08:30 até às 20:00 estimado. Exceto para aeronaves participantes, aeronaves de Emergência Médica, Combate a Incêndios e Busca e Salvamento.
  • NOTAM A1897/24 informa que no Aeródromo Municipal de Vila Real – LPVR a Placa de Estacionamento devido à repavimentação, os limites do pavimento encontram-se sem marcações (pintura). Desde 24 de maio de 2024 às 23:59 UTC até 30 de julho de 2024 às 23:59 UTC.
  • Foi revalidado o Suplemento ao Manual VFR de LPVZ – Viseu: MVFR SUP 050/2023 Caminho de Rolagem C e D encerrados . Nova data estimada de validade 31 Maio 2025 23:59 UTC. (NOTAM D0298/24)
  • Foi revalidado os Suplemento ao Manual VFR de LPVZ – Viseu: MVFR SUP 051/2023 Horários de Operação. Nova data estimada de validade 31 Maio 2025 23:59 UTC. (Horário de operação: 07:30 LMT – SS. Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência.) (NOTAM D0299/24)

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS NOVOS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR ou AIP


CAMPOS DE VOO ULM

  • NOTAM D0265/24 informa que o Campo de Voo de Cabeceiras de Basto – LP0053, estará encerrado desde dia 20 de junho de 2024 das 11:49 UTC até 31 de dezembro de 2024 às 23:59 UTC estimado, dando assim continuidade ao Sup do Manual VFR 005/24
  • NOTAM D0222/24 informa que o Campo de Voo do Casarão – Águeda está encerrado desde dia 01 de junho de 2024 às 07:00 UTC até 15 de outubro de 2024 às 21:00 UTCExceto voos Proteção Civil, Emergência Médica e voos previamente autorizados pelo diretor com 24 Horas de antecedência.
  • NOTAM D0217/24 informa que o Campo de Voo de Valadas – Ferreira do Zêzere, está encerrado para todo o tráfego ULM, desde dia 01 de junho de 2024 das 07:00 até dia 15 de outubro de 2024 às 19:00 UTC. Exceto para meios aéreos de asa rotativa, meios de combate a incêndios e proteção civil em condições VFR diurnas.

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS NOVOS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR

  • eMVFR SUP 048/2023. Encerramento de Pombal UL Encerrado desde 30 de novembro de 2023 até 31 outubro 2024 23:59 UTC estimado.
  • eMVFR SUP 035/2023. Encerramento de São Miguel de Laúndos UL Encerrado desde 15 de junho de 2023 até 31 julho 2024.
  • eMVFR SUP 005/2024. Encerramento do Campo de Voo Cabeceira de Basto UL Encerrado desde 22 de fevereiro de 2024 até 31 de dezembro 2024 Estimado. NOTAM D0265/24
  • eMVFR SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
  • eMVFR SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
  • eMVFR SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.


LISTAGEM NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI



EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

EVENTOS PORTUGUESES 2024

Apresentamos uma PROJEÇÃO de alguns eventos:

  • 20 Julho 2024 – RED BURROS 2024. Organização Câmara Municipal do Mogadouro.
  • 24 Agosto 2024 – DUNAS AIRSHOW 2024. Organização Câmara Municipal de Aveiro.
  • 25 Agosto 2024 – FLY-IN DUNAS. Regimento Infantaria Nº10 – São Jacinto
  • 01 e 02 Setembro 2024 – MISSA NOSSA SENHORA DO AR ( (Sobrevoo formação aeronaves a Alcafozes)
  • 01 Setembro 2024 – DIA BASE AÉREA Nº1 SINTRA ABERTA. Organização Força Aérea.
  • 06, 07 e 08 Setembro 2024 – CARAMULO MOTOR SHOW 2024.
  • 15 Setembro 2024 – DIA BASE AÉREA Nº5 MONTE REAL ABERTA. Organização Força Aérea.
  • 28 e 29 Setembro 2024 – OEIRAS SHOW 2024. 
  • 06 Outubro 2024 – ENCONTRO UL VENDAS NOVAS. Organização APAU
  • 09 a 12 Outubro 2024 – PORTUGAL AIR SUMMIT 2024. 


VISITE O MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.

Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.

Comemorações do Centenário da Primeira Viagem Aérea Portugal- Macau

07 Abril 2024 – 21 Setembro 2024 : 07 Abril Museu do Ar – 15 Maio/15 Junho 2024 Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto – 20 Junho 2024 Fundação Oriente de Macau – 21 junho 2024 Clube Lusitano de Hong Kong – 21 Setembro Vila Nova de Mil Fontes.

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

VISITE O MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de julho/agosto de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.

LEIA AQUI A EDIÇÃO 466 DA MAIS ALTO – DEZEMBRO 2023



José Rocha. Publicado 11:00 UTC 19 de julho de 2024. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados. Fotografias Museu do Ar, cortesia da página História com Asas.

O CAVOK.pt agradece a excelente colaboração da NAV Portugal para a elaboração deste Boletim

Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.