Centenário da Nossa Senhora do Loreto – Alcafozes 2020

Este ano comemora-se o Centenário da elevação de Nossa Senhora do Loreto a Padroeira da Aviação, em Alcafozes.
Face à pandemia que assola o país e o mundo, as comemorações previstas, onde iria estar presente o Sr. Presidente da República foram suspensas.
O Aeroclube de Castelo Branco tentando minimizar esta contrariedade decidiu realizar uma concentração de aeronaves em LPCB para posterior sobrevoo do santuário, com lançamento de pétalas sobre uma missa campal que aí se irá realizar dia 31 de Agosto de 2020 pelas 11:00 horas, seguindo-se um almoço no hangar do Aeroclube no Aeródromo Municipal de Castelo Branco.
Gostaríamos de ser presenteados com a vossa presença, ajudando, entre todos, a minimizar a infelicidade dos locais pelo cancelamento da tão aguardada comemoração.
Por questões logísticas agradecíamos que até ao dia 23 de agosto nos pudessem confirmar as vossa presenças para os seguintes telefones: 968084490 / 966053668 / 961284296, ou por email: aeroclube.castelobranco@gmail.com 

Reza a tradição que a casa em Nazaré que serviu de habitação a Jesus, Maria e José, foi local de peregrinação durante treze séculos. Esta região, terá sido, devastada pelo Emir Alá-el-Din e a casa esteve, assim, quase a ser destruída. Segundo a mesma lenda, a casa e o seu recheio foi salva por anjos que conseguiram retirá-la e levá-la para Loreto, em Itália, no ano de 1294.

Transformou-se assim Loreto num local de peregrinação e devoção de muitos Papas.

A 24 de Março de 1920 (festa do Arcanjo S. Gabriel, mensageiro de Nazaré), o Papa Bento XV, acedendo ao desejo do Clero, declarou a Santíssima Virgem do Loreto, Padroeira Universal da Aviação.

A 12 de Setembro desse mesmo ano, os aviadores reuniram-se em massa na Basílica do Loreto e fizeram, oficialmente, a consagração da sua Padroeira.

No ano seguinte a imagem foi destruída por um incêndio e em 1922, o Papa Pio XII benzeu a nova imagem da Virgem do Loreto, sem grandes diferenças em relação à anterior, sendo então esta acompanhada por aviadores da Capela Sistina para a Basílica do Loreto, onde chegou a 8 de Setembro.

A iconografia tradicional da Senhora do Loreto apresenta-a vestida com um manto que cobre, quase na totalidade, o Menino Jesus, conferindo-lhe uma forma aerodinâmica cuja força propulsora será a dos anjos que a suportam.

Em Alcafozes, o povo e a própria Igreja, desconhecem as circunstâncias e a origem do aparecimento da imagem da Senhora do Loreto, Padroeira Universal da Aviação, naquela zona, mas sempre lhe dedicaram grande devoção e os festejos em sua homenagem têm, para esta zona, grande significado e adesão.

Hoje a Capela da Santa, em Alcafozes, tem já um interessante e curioso espólio de ofertas relacionadas com a área da aviação civil, comercial e militar.

José Rocha. 14 de Agosto de 2020. Imagens retiradas da comissão de Alcafozes e A Terceira Dimensão de Duarte Pinto. Como divulgação enviada pelo Aeroclube de Castelo Branco

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.