100 anos – Aviação Militar em Sintra, Parte 7

Como divulgado pela Força Aérea Portuguesa.

Há 100 anos surgiu a Aviação Militar em Sintra.

Dos históricos aeroplanos às mais atuais aeronaves militares, vamos contar-lhe, numa série de sete episódios, a história dos “Cem Anos da Aviação Militar em Sintra”.

No âmbito dos “Cem Anos da Aviação Militar em Sintra” recordamos, no último episódio, os momentos que mais marcaram a história da Base Aérea N.º 1 (BA1), Sintra, no período compreendido entre 1993 e 2020.  O sétimo e último episódio revela-nos que, em 1993 a Esquadra 101 – “Roncos” foi transferida da BA1 para a Base Aérea N.º 11, em Beja, e que a Esquadra 502 – “Elefantes”, equipada com a aeronave C-212 Aviocar, foi sediada em Sintra.  Em 1994, a Esquadra 401 – “Cientistas” recebeu dois aviões “CASA C-212-300 Aviocar”.  No ano de 2008, a Esquadra 502 – “Elefantes” foi transferida para a Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, para operar a nova aeronave C-295M, e a Esquadra 401 assumiu as missões da Esquadra 502 na BA1.  A Esquadra 101 – “Roncos” regressa a Sintra em 2009, e os “Cientistas” são transferidos para a BA6.  Outro marco relevante deste episódio é quando, nesse ano, a BA1 é condecorada com a Medalha de Ordem Militar de Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Terminamos esta série com a celebração da efeméride dos 30 anos da chegada do primeiro Epsilon a Sintra, em 2019.

Pode também ver aqui o PRIMEIRO episódio, da série de sete! CLIQUE AQUI!!

Pode também ver aqui o SEGUNDO episódio, da série de sete! CLIQUE AQUI!!

Pode também ver aqui o TERCEIRO episódio, da série de sete! CLIQUE AQUI!!

Pode também ver aqui o QUARTO episódio, da série de sete! CLIQUE AQUI!!

Pode também ver aqui o QUINTO episódio, da série de sete! CLIQUE AQUI!!

Pode também ver aqui o SEXTO episódio, da série de sete! CLIQUE AQUI!!

José Rocha. 30 de Julho de 2020. Fotografias espólio FAP, com direitos autorais da Força Aérea Portuguesa.

Nota CAVOK.pt – O conteúdo da divulgação é da responsabilidade do seu autor ou autores expressos e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O CAVOK.pt não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente aos conteúdos. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo. O conteúdo da divulgação terá que chegar ao conhecimento do CAVOK.pt através do email cavok.pt@gmail.com ou pelo formulário “CONTACTE-NOS“.