Federação Portuguesa Voo Livre – Portugueses conquistam lugares em Espanha

Publicamos no CAVOK.pt notícias, comunicados e divulgações federativas no âmbito do desporto aeronáutico, emanados pela FPVL, Federação Portuguesa Voo Livre.

Portugueses conquistam pódios no Campeonato de Espanha!

Sem um calendário competitivo ativo na época 2020, devido às restrições provocadas pelo Covid19 em Portugal, um grande grupo de pilotos portugueses ataca o Campeonato Nacional de Espanha, em Piedrahita – Avila.

Piedrahita é um local de voo com um longo historial competitivo e bem conhecido de muitos dos portugueses mais experientes.

Em Espanha, a utilização desta zona, sofreu um pequeno declínio, para vir a ser retomado há um par de anos para vários eventos nacionais de Parapente. Integrado com as serras de Bejar e Gredos, este é um dos locais de voo com maior potencial da Meseta Ibérica.

O grupo de portugueses presente representou várias gerações de pilotos, todos eles com bastante experiência e potencial competitivo. A sua experiência, revelou de imediato os primeiros frutos com a primeira manga do campeonato a ser vencida pelo português Nuno Virgilio.

Na terceira manga voada, é já Pedro Moreira o vencedor que deixa para trás o campeão Xevi Bonet, seguido de mais um português José Rebelo, em terceiro.

Muitos e bons pilotos lutam intensamente pela vitória final e a pequena diferença pontual entre eles, deixa tudo em aberto até ao último minuto. Xevi Bonet, Victor Boudet, Lois Goutagny e Pedro moreira, todos lutam pelo pódio com apenas 67 pontos de diferença entre o 4º e 1º lugar!!!

Finalmente, na quinta e última manga voada, Pedro Moreira volta a vencer, colocando a tensão ao rubro pois, tudo ia agora depender dos pontos de liderança e respetiva contabilidade dos descartes das piores classificações dos últimos dias, num cálculo final que iria decidir a sequência do pódio do campeonato.

Mas a história não acaba aqui.

Pelo percurso, temos ainda de realçar a excelente prestação dos restantes portugueses que contribuíram também para os resultados em geral, chegando sempre nos lugares cimeiros das provas, colocando entre 4-5 pilotos no Top 20. Estas prestações, levaram a mais um pódio desta feita, nas equipas onde a “Islas Azores” do clube Asas de S. Miguel, conquistou o terceiro lugar, entre as 24 presentes. Feitas as contas, o cálculo dos pontos de liderança e descartes, revela como grande vencedor do evento, Xevi Bonet, com 3.615 pontos, deixando Pedro Moreira em segundo, com 3.585 e Lois Goutagny com 3.562.

O Top 20 completa-se com mais 3 portugueses sendo 15º Nuno Virgílio, 16º Nelson Pacheco e 17º Eusébio Soares.

CLIQUE AQUI PARA ACEDER ÀS QUALIFICAÇÕES

É preciso ter a noção que Espanha é um dos países mais fortes do mundo, com vários títulos europeus e mundiais e Xevi Bonet em particular, é o piloto mais antigo do mundo, ainda em atividade de alta performance, reunindo um palmarés invejável de vitórias e títulos.

Assim, estas prestações quer individuais ou de grupo, devem ser valorizadas com o devido contexto e ponderação qualitativa.Parabéns a todos e Portugal prova assim uma vez mais, que está vivo e bem de saúde na competição de Parapente!

Poderá consultar a PÁGINA FB DA FPVL AQUI

José Rocha. 16 de Julho de 2020. Como divulgado pela Direcção da FPVL.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.

Nota CAVOK.pt – O conteúdo da divulgação é da responsabilidade do seu autor ou autores expressos e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O CAVOK.pt não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente aos conteúdos. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo. O conteúdo da divulgação terá que chegar ao conhecimento do CAVOK.pt através do e-mail cavok.pt@gmail.com ou pelo formulário “CONTACTE-NOS“.