Serra do Carvalho – in memoriam

Comemorou-se no dia 1 de Julho de 2020, o 68º aniversário da Força Aérea Portuguesa. Este ano devido à contingência da propagação do COVID19 e para não causar aglomerações de pessoas, houve lugar a cerimonias discretas, sendo a principal no Mosteiro dos Jerónimos, bem como ao sobrevoo de várias aeronaves por cidades do nosso país.

Foi no ano de 1952 que a Força Aérea Portuguesa foi constituída como ramo independente das Forças Armadas.

Em 1955, neste mesmo dia em que a Força Aérea comemorava o 3º aniversário, aconteceu uma das páginas mais negras da sua história, tendo ocorrido o mais trágico e lamentável acidente da sua história, vitimando oito pilotos de F-84 Thunderjet.   Comandados pelo Capitão Rangel de Lima, uma formação de doze aviões F-84 Thunderjet tinham descolado da antiga Base Aérea Nº2  na Ota, e faziam um voo festivo pela região centro.  Não era um voo muito alto pois pretendia mostrar-se o poder e o vigor desta arma mas também, dado o tipo de formação, não seria um voo rasante. 

Estava bom tempo. A região de Coimbra, na generalidade com boa visibilidade haveria nuvens baixas e algum nevoeiro. Para o comandante da formação, aquilo não passavam de nuvens baixas a sobrevoar os montes… nunca lhe passou pela cabeça que a Serra do Carvalho podia estar “por ali escondida”.

Dirigiam-se já em formação para a Ota, para participar nas comemorações, quando  o desastre aconteceu pelas 10 horas da manhã. 

… uma formação daquelas voa em “escada”, os primeiros quatro da frente vão mais altos, os segundos logo atrás, mais baixos e os terceiros atrás dos segundos mais baixos ainda. Os primeiros quatro passaram à justa, sem o saber, a roçar a ponta dos pinheiros do cume da Serra do Carvalho… Os outros oito já não passaram para o outro lado, tendo embatido contra a serra na localidade de Carvalho, concelho de Vila Nova de Poiares.

Tenente António Albino Rocha Mós, 26 anos, de Lisboa Alferes Henrique Ferreira Pinto Howell, 25 anos, de Leça de Palmeira
Alferes Alfredo Fernandes Ventura Pinto, 25 anos, de Lageosa, Tondela
Alferes José Nobre Guerreiro Bispo, 25 anos, de Odemira
Sargento Fernando da Silva Santos, 25 anos, de Tomar
Furriel Diniz Lopes Alves Martins, 24 anos, de Rossio ao Sul do Tejo
Furriel António Carvalho, 24 anos, de Cabeceiras de Basto, residente em Maceira-Lis
Furriel Danilo Martins da Fonseca, 21 anos, de Lisboa.

… requiescat in pace.

Saiba mais:

O F84 – Acidente da Serra do Carvalho – Aniversário FAP

O Acidente Aéreo da Serra do Carvalho

José Rocha. 04 de Julho de 2020. Fotografias wikipedia. e também a sempre colaboração de Duarte Fernandes Pinto com A Terceira Dimensão.

Nota: Este artigo contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.