Federação Portuguesa Voo Livre – Recomendações

Publicamos no CAVOK.pt notícias, comunicados e divulgações federativas no âmbito do desporto aeronáutico, emanados pela FPVL, Federação Portuguesa Voo Livre.

Apelo aos Pilotos

Caro Piloto,

Tendo em consideração a permissão para retomarmos as nossas atividades de voo em aeronave monolugar, no território continental, a partir do próximo dia 4 de maio e a vontade com que todos estamos de poder voltar ao ar, a FPVL apela a todos os pilotos para moderarem o seu comportamento e o de outros sobre quem tenham alguma influência, no sentido que se preste especial atenção à proibição de ajuntamentos com mais de 10 pessoas, conforme o comunicado do Conselho de Ministros do dia 30 de abril de 2020, bem como às normas de segurança anunciadas pela FPVL.

Alertamos para a possibilidade dos órgãos de comunicação social estarem particularmente atentos e que qualquer desobediência a estas normas pode ter uma repercussão enorme para as nossas modalidades. Não queremos ser uma comunidade que se revele à sociedade por razões negativas, antes pelo contrário, queremos ser um bom exemplo para todos.

Deste modo, solicitamos o teu contributo para que possamos sair desta pandemia de forma segura. Não queremos, por erro de alguns, contribuir para o retrocesso de todos à situação anterior em que nos encontrávamos. Não temos todos de ser os primeiros a voar. Alguns, mais pacientes, poderão esperar um pouco mais para que os menos moderados o possam fazer de imediato e assim estejamos todos em segurança.

Em cada um dos locais de voo devem ter em consideração, não apenas o número de pilotos que aí se juntam para voar, mas também os eventuais acompanhantes e público em geral que se possa reunir, já que se prevê uma afluência de pessoas aos locais de lazer onde muitas das vezes também voamos.

Apelamos ainda para que, nos locais onde estiverem escolas em funcionamento, se solicite aos instrutores no terreno, o apoio necessário e possível, no sentido de proporcionarem uma gestão racional do número de pessoas nesses espaços. Este apoio também foi já solicitado pela FPVL a todas as escolas.

Lembramos ainda aos pilotos que usam as praias para voar, que apesar desta decisão do Conselho de Ministros, os Capitães de Porto são a autoridade máxima desses locais e que podem não ter ainda levantado as restrições na sua área de jurisdição. Por isso, já que ainda não foi possível estabelecer contatos eficazes com todas as instituições em causa, que a sua utilização seja devidamente articulada com a capitania em causa para cada um desses locais de voo.

Voltamos a lembrar que os pilotos das regiões autónomas deverão aguardar por mais indicações dos respetivos governos regionais.

Queremos contar contigo e com a tua ajuda para que este retorno das nossas atividades seja um caso de sucesso.

A Direcção da FPVL

Poderá consultar a PÁGINA FB DA FPVL AQUI

Retorno à prática individual das modalidades tuteladas pela FPVL

Caros Associados,

Tendo em consideração as medidas previstas no Plano de Desconfinamento do governo, aprovado no Conselho de Ministros de 30 de abril de 2020. A consultar em
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=344

Será possível voltarmos a voar em aeronave monolugar, no território continental, a partir do próximo dia 4 de maio. Na Região Autónoma da Madeira e na Região Autónoma dos Açores, os pilotos deverão aguardar por orientações dos respetivos governos regionais relativamente a essa possibilidade.

A FPVL faz um forte apelo à consciência cívica de cada piloto para que tome TODOS os cuidados no sentido de não se tornar um agente difusor do COVID19 na nossa comunidade e na população em geral.

Assim, e no retorno às atividades de voo em aeronave monolugar, a FPVL relembra, de acordo com o plano atrás referido, o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa e para o dever cívico de recolhimento domiciliário, para além do impedimento de aglomerados de mais de 10 pessoas.

Considerando estas premissas, são ainda indicações da FPVL para todos os seus associados e pilotos:

  1. Promover, incentivar e adotar uma higienização regular das mãos;
  2. Promover, incentivar e adotar as regras de etiqueta respiratória;
  3. Ter sempre lenços de papel disponíveis para si ou para ceder a outras pessoas;
  4. Ter sempre sacos para guardar e fechar lenços de papel depois de usados;
  5. Utilizar sempre máscara social quando na presença de outras pessoas;
  6. Assegurar a distância de segurança entre os presentes e adotar eventuais medidas de ajuda que anulem o contato cara a cara entre pilotos;
  7. Adoptar medidas de higienização e limpeza das superfícies de contato e dos equipamentos com produtos devidamente recomendados e nas doses corretas;
  8. Promover, incentivar e adotar medidas de auto monotorização dos sintomas;
  9. Manter-se sempre informado relativamente a estratégias de combate do vírus, do controlo da pandemia e de qualquer alteração das medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde relativamente ao tema.

No que respeita às deslocação para os locais da prática, além de todas as medidas recomendadas pela DGS devem ser cumpridas:

  1. Usar viaturas com número reduzido de ocupantes, de preferência apenas com elementos do mesmo agregado familiar;
  2. Respeitar a distância de segurança;
  3. Usar sempre máscara social quando na presença de outras pessoas;
  4. Adoptar medidas de higienização e limpeza das superfícies de contato das viaturas com produtos devidamente recomendados e nas doses corretas;
  5. Outras a considerar ou a vir a ser consideradas pela DGS.

Certos de que podemos contar com uma atitude cívica por parte  de todos os elementos da nossa comunidade, desejamos um bom retorno às atividades de voo e que as nossas atitudes não contribuam para um retrocesso das medidas de abertura que estão agora a ser tomadas.

Saudações Desportivas

A Direcção da FPVL

Poderá consultar o SÍTIO DA FPVL AQUI

José Rocha. 05 de Maio de 2020. Como divulgado pela Direcção da FPVL, no seu sítio em 02 de Maio de 2020.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.