Os Pioneiros da aviação e o Colégio Militar – Conferência

Se dúvidas havia sobre a importância do Colégio Militar na aviação e a influência que exerceu nos primórdios da Aviação Militar e posteriormente na Aviação Civil, dissiparam-se esta quarta-feira na Conferência ministrada pelo Major Engenheiro Luís Barbosa e onde o CAVOK.pt esteve presente.

Pelas 18.00 horas, antigos alunos do Colégio Militar, Militares, Historiadores, Aviadores, Presidente da Federação Portuguesa de Aeronáutica, elementos da Direcção da APAU, elementos da Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal entre outros encheram por completo o magnífico Salão Nobre do Palácio da Independência. Repleto para se ouvir falar de História, não ficaram desiludidos os que atentamente escutavam o palestrante Major Luís Barbosa, num aprofundado ciclo Histórico sobre o início da aviação em Portugal.

Depois das boas vindas do General Baptista Pereira, Presidente do Instituto Bartolomeu de Gusmão, o Coronel Brito Coelho apresentou-nos o percurso do Homem e do Militar que, durante uma hora e meia nos iria deliciar, deambulando com o seu profundo conhecimento sobre a Aerostação e Aviação Militar.

Seguiu-se a apresentação do Major Engenheiro Luís Barbosa sobre “Os Pioneiros da aviação e o Colégio Militar” iniciando com uma contextualização do tema.

A viagem começou na “aventura do voar pelo Padre Bartolomeu de Gusmão” que dá o nome ao Instituto, com a ascensão do balão de ar quente, na Corte Real “…sem ter pegado fogo às cortinas” em 1709, tinha ele 24 anos de idade e a que chamou “Instrumento Para Andar Pelo Ar”.

Tão rica de nomes foi a apresentação que estaria a cometer uma grave lacuna por omissão se referisse o painel destes Pioneiros e esquecesse algum. Desde a referência ao Tenente Ribeiro D’Almeida que adicionalmente foi o Sócio número um do Aero Clube de Portugal em 1909, ao “Mirolho” Alberto Sanches de Castro cuja História já o CAVOK.pt tinha aqui contado pela escrita do nosso Luís Malheiro, passando pelos Pioneiros da Aviação onde foi dado com exímio detalhe a vida, o percurso da vida militar “sempre acompanhado do seu numero de Colégio Militar!” e formação aeronáutica de todos eles.

O início da Escola de Aeronáutica Militar com os “dez mais um” Oficiais que lhe serviram de base, inaugurada no dia 1 de Agosto de 1916 em Vila Nova da Rainha, foi abordado numa fantástica viagem no tempo.

À Sociedade Histórica da Independência de Portugal e ao Instituto Bartolomeu de Gusmão os nossos parabéns e pedem-se mais destas deliciosas conferências dadas por tão ditosos apresentadores.

José Rocha. Publicado em Janeiro 2016. Republicado em Abril de 2020. Fotografias do autor.

Nota Cavok.pt – O artigo publicado é da responsabilidade do seu autor e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O autor do artigo não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente à opinião expressa. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica dos mesmos.