Mudança da hora legal – 29 de Março de 2020

A hora legal em Portugal é definida pelo Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

O Tempo Universal Coordenado, UTC,Coordinated Universal Timeé o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. É o sucessor do Tempo Médio de GreenwichGreenwich Mean Time, cuja sigla era GMT e também recebia a designação de “Hora Z“, Hora Zulu nas referências aeronáuticas.

UTC, Coordinated Universal Time, é usado para eliminar a inclusão de uma localização específica, Greenwich, Inglaterra, num padrão internacional, passando a basear igualmente a medida do tempo nos padrões atômicos.

Parlamento Europeu para este ano no seu Jornal Oficial fixou para todos os países da União Europeia que a hora de Verão em 2020 se inicia no dia 29 de Março.

Na madrugada de 29 de Março de 2020 (domingo), a Hora Legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão: Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã. Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite (00:00) de Domingo, dia 29 de Março, passando para a 1:00 hora da manhã, do mesmo dia.

Tenha em atenção ao preenchimento do Plano de Voo, FPL ( field / campo 13 – departure aerodrome / time) que derá ser em horas UTC.

José Rocha. 21 de Março de 2020.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.