110º Aniversário – AeCP

O Aero Club de Portugal completará 110 anos de vida no próximo dia 11 de Dezembro de 2019.

Instituição aeronáutica mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo destinada à promoção da Aeronáutica em Portugal, o Aero Club de Portugal foi fundado em 11 de Dezembro de 1909, no Terreiro do Paço por um grupo de oficiais do Exército Português, na sua maioria oficiais de engenharia, tendo sido nomeado como seu primeiro presidente o Coronel Fernando Eduardo Serpa Pimentel.

Tinha na altura o AeCP o objectivo de entre outros, fazer a propaganda aeronáutica, encetar relações com entidades congéneres no estrangeiro, organizar conferências, concursos de papagaios, publicar artigos e organizar uma biblioteca aeronáutica. Resumindo, fomentar e desenvolver a aviação no nosso país…e é isso mesmo que o AeCP tem feito ao longo deste 110 anos.

Para se celebrar mais um aniversário desta vetusta instituição irá realizar-se no próximo dia 15 de Dezembro de 2019 (Domingo), no Centro Cultural de Cascais, o almoço e cerimónias comemorativas, conforme  convite e programa em anexo, razão pela qual o(a) convidamos a juntar-se a este momento de saudável celebração da Causa do Ar e de Aniversário do nosso Club, que conta com o inestimável apoio institucional do Município de Cascais.

As inscrições e envio do comprovativo do seu pagamento deverão ser remetidas para o endereço secretariado@aecp.pt , preferencialmente até dia 09.12.2019. O pagamento poderá ser feito por transferência bancária para a conta do AeCP, através do IBAN: PT50 0079.0000.6094.7459.1011.7

AeCP
AeCP

Possui uma Sala de Memórias, uma Sala dos Pioneiros da Aviação e ainda o Núcleo Museológico do AeCP, indo assim ao encontro da história com exposições permanentes.

A Escola de Pilotagem do AeCP foi fundada em 1930. O AeCP tem sede em Lisboa e hangar no Aeródromo Municipal de Cascais onde promove e desenvolve actividades de voo, onde funcionam as operações de voo, dispondo para tal de um simulador de voo. Possui ainda uma base operacional em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Sôr, prioritariamente destinada ao Voo à Vela.

José Rocha. 01 de Dezembro de 2019 . Como em notícia divulgada pelo Aero Club de Portugal.