APANT – Divulgação 27 Novembro 19

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e público em geral, o CAVOK.pt publica notícias e divulgações da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

Dezassete organizações europeias apresentam declaração conjunta no âmbito da iniciativa WE ARE ALL IN THE SKY em favor da integração segura das aeronaves não tripuladas

Foi apresentada em Bruxelas uma declaração assinada por dezassete organizações e associações ligadas ao transporte aéreo abrangendo todas as suas modalidades: prestadores de serviços de navegação aérea, aeroportos, companhias aéreas, associações e a indústria aeronáutica.

Todos eles formam parte da iniciativa WE ARE ALL IN THE SKY que pretende e apoia a criação de uma regulamentação europeia proporcionada e baseada no risco das operações das aeronaves não tripuladas com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de um mercado de serviços para a operação em segurança das aeronaves tripuladas e não tripuladas.

A declaração conjunta estabelece cinco princípios chave que a futura regulamentação U-Space, que está nestes momentos a ser preparada pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Union Aviation Safety Agency), deve ter em conta.

Destaca com claridade a importância da partilha de informação entre todas as partes interessadas, a necessidade de integração das aeronaves não tripuladas no espaço aéreo e a manutenção dos extraordinários níveis de segurança que a indústria aeronáutica orgulha-se.

Todos os assinantes defendem uma Regulamentação forte e harmonizada que permita o desenvolvimento seguro e eficiente deste setor e a aceitação pelos cidadãos. Neste sentido, os cinco princípios básicos defendidos incluem:
1.- Partilha de informação com o objetivo de permitir um nível de conhecimento situacional (airspace situational awareness) de todas as partes;
2.- Esclarecer as responsabilidades a serem assumidas pelos diferentes atores;
3.- Otimizar a capacidade do espaço aéreo na base da integração e não da segregação em áreas de espaço aéreo reservadas;
4.- Manter, e melhorar, os atuais níveis de segurança operacional (safety);
5.- Construir uma estrutura flexível para acomodar o desenvolvimento da indústria aeronáutica.


Os membros desta declaração são os seguintes:
Airlines for Europe (A4E)
Airports Council International Europe (ACI EUROPE)
AeroSpace and Defence Industries Association of Europe (ASD)
Air Traffic Controllers European Unions Coordination (ATCEUC)
Civil Air Navigation Services Organisation (CANSO)
Europe Air Sports
European Business Aviation Association (EBAA)
European Cockpit Association (ECA)
European Helicopter Association (EHA)
European Regions Airline Association (ERA)
European Transport Workers’ Federation (ETF)
General Aviation Manufacturers Association (GAMA)
International Council of Aircraft Owner and Pilot Associations (IAOPA)
International Air Transport Association (IATA)
International Federation of Air Line Pilots’ Associations (IFALPA)
International Federation of Air Traffic Controllers’ Associations (IFATCA)
International Federation of Air Traffic Safety Electronics Associations (IFATSEA)

José Rocha. 29 de Novembro de 2019. Conforme notícia e imagens emanadas pela APANT. Fotografia meramente ilustrativas por Jonathan Lampel, David Henrichs e Diana Macesanu em Unsplash Photos.

Nota CAVOK.pt – O conteúdo da divulgação é da responsabilidade do seu autor ou autores expressos e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O CAVOK.pt não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente aos conteúdos. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo. O conteúdo da divulgação terá que chegar ao conhecimento do CAVOK.pt através do email cavok.pt@gmail.com ou pelo formulário “CONTACTE-NOS“.