REAL THAW 2019 – Exercício Aéreo

A Força Aérea Portuguesa realiza o exercício multinacional Real Thaw 2019 (RT19), entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro, a partir da Base Aérea N.º11, em Beja.

Real Thaw 2019 junta militares da Força Aérea, Marinha e Exército portugueses e forças da Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos da América e NATO, num total de 600 participantes e 21 aeronaves.

Real Thaw 2019 tem como principal objetivo avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, proporcionando treino conjunto multinacional.
São também objetivos deste exercício preparar os militares para missões internacionais em cenários operacionais e proporcionar interoperabilidade entre países e respetivos meios.
Desta forma, o RT19 desenrola-se tendo como base o treino, a qualificação e o aprontamento das unidades aéreas, e respetivas tripulações, de forma a dotar as mesmas com as valências necessárias à realização de operações aéreas.

Durante o Real Thaw 2019 serão executadas as seguintes missões:

  • Defesa do espaço aéreo;
  • Proteção a helicópteros e viaturas terrestres de transporte em missão humanitária;
  • Apoio aéreo próximo a forças terrestres e operações especiais;
  • Extração de elementos militares ou civis, com e sem ameaça aérea;
  • Lançamento de carga e de Pára-quedistas;
  • Busca e Salvamento em zonas de combate;
  • Evacuações aeromédicas;
  • Operações CIMIC ( Cooperação civil – militar);
  • Ataque convencional com armamento guiado e de alta precisão a alvos fixos e móveis;
  • Ataque convencional a forças marítimas.

Ex mero motu (por mérito próprio) lema da Força Força Aérea Portuguesa.


O CAVOK.pt aconselha vivamente, caso vá voar nos dias programados a ter cuidado redobrado em PROGRAMAR O SEU VOO, SUBMETER o PLANO DE VOO, verificar no CAVOK.pt a programação para o diaconfirmar os NOTAM’s nos SÍTIOS OFICIAIS e contactar os órgãos de Controlo de Tráfego Aéreo ou Lisboa Militar para informação actualizada.

No CAVOK.pt iremos dedicar especial atenção à programação diária do  Real Thaw 2019 com as imagens dos blocos de espaço aéreo, onde clicando poderá consultar os horários e níveis de voo ou altitudes

A página estará na secção de ESPAÇO AÉREO / FUA PORTUGAL em conjunto com outras restrições, para que possa analisar e ter a “big picture” para a sua rota.

Bons e seguros voos!!

SAIBA MAIS AQUI SOBRE O REAL THAW 2019

José Rocha. 09 de Setembro de 2019. Conforme notícia e imagens emanadas pelo  Força Aérea Portuguesa.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.