APAU – Por terras do Norte e Centro

A convite do Aeroclube do Cerval e inserido nas comemorações do seu aniversário, no próximo dia 7 de Setembro iremos ao Cerval, almoçar uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal, a “Foda à Monção”, à moda do Cerval.

“Foda à Monção”?
A autarquia de Monção, em comunicado enviado por altura da “Feira da Foda” em Pias, naquele concelho do Alto Minho, onde o prato de cordeiro é rei, dá a explicação.
Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água. Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”.

A convite da APAU também nesse dia, o jantar será no restaurante “Braseirão do Minho”, pertencente ao Hotel do Minho, em Valência do Minho, com o qual a APAU acordou um protocolo, 25% abaixo dos preços praticados actualmente, para a estadia de dia 7 para 8 de Setembro.

No dia 8 de Setembro, rumaremos a Tomar, para participar no evento 17º Encontro dos Templários organizado pela ATAÚL, no Campo de Voo de Valdonas.

Mais informações e inscrição através de geral.apau@gmail.com com participa integral ou parcialmente, neste fim de semana gastronomicamente aeronáutico.

José Rocha. 18 de Agosto 2019. Informação divulgada pela APAU, Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.