ANAC – Carta de Operação NAV Portugal E.P.E. e Força Aérea

Publicamos no CAVOK.pt notícias, procedimentos, ofícios e circulares de interesse para a aviação ligeira e ultraleve, emanados pela ANAC, Autoridade Nacional de Aviação Civil.

A ANAC congratula-se com a assinatura da Carta de Operação relativa ao Plano de Contingência do verão IATA 2019, que ocorreu hoje, dia 19 de julho, na sede da NAV Portugal E.P.E., e que entrará em vigor no próximo dia 22 de julho e vigorará até ao dia 30 de setembro. 
A assinatura desta Carta ocorre no âmbito da cooperação estabelecida, no quadro do OCEA –  Órgão Permanente para a Coordenação da Gestão e Uso do Espaço Aéreo, do qual fazem parte integrante a ANAC e a AAN que acompanharam a definição dos novos procedimentos no quadro legal em vigor.

Com este acordo de operação e o redesenho do espaço aéreo, foram estabelecidos procedimentos segundo os quais são efetuadas cedências de espaço e de tempo nas áreas de Monte Real e de Sintra, que se destinam a reduzir os atrasos das aeronaves e a maximizar a capacidade do Sistema Aeroportuário de Lisboa, com espectáveis benefícios para a competitividade da economia nacional, para os passageiros utilizadores do Humberto Delgado e para os operadores do aeroporto de Lisboa, ao reduzir significativamente aquilo que são os atrasos resultantes do aumento de tráfego nos últimos anos no espaço aéreo Português e em particular no aeroporto Humberto Delgado. 
 
Realça-se o espírito de cooperação entre as diversas entidades de elevado sentido de dever e de franca colaboração entre as partes, e a colaboração extraordinária por parte da Força Aérea que permitiu alcançar este resultado.

José Rocha. 20 de Julho de 2019. Como noticiado pela ANAC. Fotografias meramente ilustrativas por Unsplash

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.