Careto Air show 2019

Muito antes de haver aviões, já havia Caretos em Bragança. Perdem-se nas obscuras memórias célticas as origens desta estranha tradição dos povos de Trás-os-Montes e Galiza. Em Bragança, a tradição ainda hoje está bem viva e, todos os anos, os homens solteiros mascaram-se com trajes garridos às riscas, capuz, máscara, campainhas e chocalhos à cintura e, claro, um cacete, para o que der e vier. É que os Caretos atiravam-se às moças solteiras como gato a bofe, pois, estas festas tinham muito de rito iniciático de cariz, se não sexual, pelo menos de acasalamento. Por isso, os maridos não deixavam as esposas sair de casa quando os marotos dos caretos andavam à solta pelas ruas fazendo algazarra para assustar quem se metesse pela frente. Hoje as coisas serão mais pacíficas, mas não deixam de impressionar pela cor e coreografia. 

Nada que assuste os pilotos de ultraleves, esses seres aventureiros e intrépidos que poderão desafiar os Caretos a 6 e 7 de julho no Aeródromo Municipal de Bragança. Quem for ao Fly-in do Careto Air Show pode ver os Caretos Paraquedistas a saltar nos céus bragantinos, assistir ao desfile de aeronaves clássicas, espetáculos de acrobacia e muito mais, a começar por uma Festa dos Anos 80 logo na noite de sábado, dia 6. Comes e bebes não faltarão.

A APAU comprometeu-se este ano com o Aeroclube de Bragança, ajudar a organização com a realização de um Fly-in do Careto 2019 para o evento.

Assim, se está a pensar ir ao Careto Air show este ano, inscreva-se connosco através do geral.apau@gmail.com, informando-nos da matricula da sua aeronave bem como, do número de participantes.

Queira também informar-nos se precisa de estadia em Bragança para algum dos dias do evento.

Venha a Bragança connosco!

José Rocha, 14 de junho de 2019. Como em notícia difundida pela APAU.

Nota CAVOK.pt – O conteúdo da divulgação é da responsabilidade do seu autor ou autores expressos e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O CAVOK.pt não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente aos conteúdos. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo. O conteúdo da divulgação terá que chegar ao conhecimento do CAVOK.pt através do e-mail cavok.pt@gmail.com ou pelo formulário “CONTACTE-NOS“.