FlyWeather.net – complemento à segurança

A startup portuguesa Stingray Avionics lançou em 2016 a rede de informação meteorológica FlyWeather.net, que tem como principal objectivo disponibilizar informação precisa e localizada à comunidade aeronáutica, permitindo uma cobertura dos aeródromos secundários muitas vezes distantes dos principais aeroportos.

Este serviço não pretende ser um substituto do equipamento meteorológico que as autoridades – ANAC e IPMA – exigem para estabelecimento do serviço de AFIS, mas um complemento da informação disponível para os pilotos e outros operadores aeronáuticos com um objectivo: aumentar a segurança de todos os intervenientes.

O sistema consiste numa estação meteorológica automática localizada no aeródromo e uma ou mais cameras para avaliar as condições de visibilidade, nebulosidade e espaços terrestres e aéreos envolventes. Através do site www.flyweather.net é disponibilizada informação das estações activas em horário de funcionamento 24 horas, 7 dias por semana, no formato METAR actualizado a cada 5 minutos, bem como imagens das cameras instaladas nos aeródromos em modo de uma imagem a cada 3 minutos ou streaming de vídeo.

Os dados meteorológicos são armazenados numa cloud de informação aeronáutica e permitem análise estatística dos parâmetros meteorológicos registados. Com recurso a um smartphone ou tablet é igualmente possível, em áreas em que a rede GSM o permita, consultar esta informação em pleno voo de forma a, por exemplo, preparar alteração de destino para um aeródromo alternativo, caso a situação meteorológica se agrave mais do que o previsto, ou preparar a aproximação em função da intensidade e direcção do vento.

Recentemente foi introduzida uma nova funcionalidade no FlyWeather.net com base no feedback de alguns pilotos, com o objectivo de fornecer  a informação mais crítica em voo de uma forma legível e leve em termos de performance, de forma a estar acessível em voo e em áreas com fraca cobertura 3G/4G.

O resultado é uma página em alto contraste para que possa ser usada em smartphone ou tablet em condições de muita luminosidade, turbulência etc.

É possível inclusivamente criar um link directo para esta página no ecrã do smartphone ou tablet.

Paulo Correia. Stingray Avionics. publicado em Julho de 2017. Republicado em Fevereiro 2019.

Nota Cavok.pt – O artigo publicado é da responsabilidade do seu autor e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O autor do artigo não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente à opinião expressa. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo.