DRONE, “Granda presente de Natal”

Todos falavam nisso… e por isso aposto em como este Natal até tinha pedido aos seus filhos, à sua esposa…aos seus pais… aos seus amigos, para lhe oferecerem aquela máquina voadora equipada com câmara de filmar altamente HD  ou 4K e que até é perfeitamente, espectacularmente controlável através do seu telemóvel…

Tenho quase a certeza que nem dormiu e já experimentou dar os primeiros voos e…. até nem se saiu mal, mesmo sem ler manuais de utilização (quem os lê?!?!?!) ou regras de utilização do seu drone ou quadricóptero, soltou o realizador de filmagens que há em si!!!!!

…e (diz-me o dedo mindinho!!) que até está a arquitectar mais logo pegar no seu novo brinquedo e pregar um sustozinho ao seu amigo ou vizinho aí do lado!!!

Bem mas… para além do gozo que certamente lhe vai dar pilotar essa máquina infernal, tem que tomar em atenção a uma mão cheia de Regras de Utilização, essas que até nem vêem nos manuais do seu Drone, mas que a nossa ANACAutoridade que regula a Aviação Civil em Portugal, elaborou em regulamento e que está disponibilizado no seu sítio da internet… CONSULTE OU DESCARREGUE REGULAMENTO.

Ahhh poiss mas…você que não tem tempo para ler os enfadonhos REGULAMENTOS, a ANAC dá-lhe também a conhecer uma série de regras básicas de segurança escritas em linguagem simples e de leitura intuitiva, em forma de CÓDIGO DRONESão um conjunto de normas de conduta que deve seguir antes de descolar, para poder garantir um voo seguro, responsável e tranquilo a todos. PODE AQUI DESCARREGAR O GUIA!!!!

Quando se coloca aos comandos do seu drone ou quadricóptero em qualquer espaço aéreo do país, seja no meio do campo, seja no seu quarteirão, seja na rua onde mora, seja a filmar ou mostrar aos amigos a sua perícia, está automaticamente a sujeitar-se às leis que regem o Espaço Aéreo Nacional, por isso o CAVOK.pt sugere que siga sempre o CÓDIGO DRONE.

Para além do portal do intuitivo e dinamico portal VOA NA BOA, onde o lema é “TEM MÃO NO TEU DRONE”, a ANAC lançou também o VOA NA BOA – Aplicação para Android e IOS  que de um modo simples tem toda a informação sobre como e onde utilizar o seu DRONE de forma legal e segura, dando dicas e conselhos. Tem agora a possibilidade de ter o “DRONE NA SUA MÃO”.

APLICAÇÃO PARA ANDROID “VOA NA BOA” AQUI

PODE DESCARREGAR A APLICAÇÃO PARA IOS “VOA NA BOA” AQUI

SEJA RESPONSÁVEL!!!!… agora, não tem desculpa para não saber tudo sobre drones!!!!!!

Para além da já referida ANAC, Autoridade Nacional Aviação Civil, o CAVOK.pt convida-o a descobrir também algumas organizações ou grupos que estão ligadas a estes simpáticos e espectaculares aparelhos e que o podem apoiar nas suas questões. Basta carregar e o link leva-o para o sítio da :

ANAC

APANT

APDRONE

DRONE PORTUGAL

CENTRAL DRONES

José Rocha. 25 Dezembro 2018. Apoio fotográfico UNSPLASH.

Nota: Este artigo contémhyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.