APANT – Newsletter Dez/18

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e não só, o CAVOK.pt publica notícias e divulgações da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

A APANT desenvolve e promove o Barómetro 2018 do setor das aeronaves não tripuladas em Portugal

A Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT) e a QSR convidam-no a participar no barómetro do setor das aeronaves não tripuladas em Portugal (APANT Outlook 2018), uma iniciativa conjunta das duas entidades.
A participação de todos os agentes que desenvolvem atividade neste setor é essencial para o sucesso deste estudo pelo que, se esse é o seu caso, convidamo-lo a colaborar através do preenchimento do presente questionário, o que não deve tomar-lhe mais de 2 minutos.

SAIBA MAIS AQUI

APANT participa no curso de Direito Aéreo das Aeronaves Não Tripuladas na NAV, Navegação Aérea de Portugal.

A Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT) foi convidada a ministrar uma sessão do Curso de Direito Aéreo das Aeronaves Não Tripuladas, programa de formação organizado pela Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal, E.P.E.) em parceria com a Barrocas & Associados – Sociedade De Advogados Rl.
A sessão foi conduzida pelos Presidente e Vogal da Direção da APANT, Gonçalo Antunes Matias e João Gomes Mota e foi iniciada com a apresentação institucional da APANT, seguindo-se a referência ao estudo “APANT Outlook 2017”. Desenvolvido em parceria com a QSR Human Capital.

SAIBA MAIS AQUI

A Embry-Riddle Aeronautical University oferece formação online gratuita em Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas de pequeno porte (sUAS)

A Embry-Riddle Aeronautical University sediada nos Estados Unidos da América, disponibilizou uma formação online, sem custos, dedicada aos Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas de pequeno porte (sUAS) – Principais Conceitos e Melhores Práticas para Novos Utilizadores.
Tratando-se de uma formação que irá abordar esta área segundo a regulamentação em vigor nos Estados Unido da América, é de realçar o âmbito geral na utilização geral das ANTs, comum a todos os utilizadores. Trata-se de uma formação de duas semanas que terá como conteúdo o panorama geral quanto à utilização de ANTs, as respetivas características, aplicações e utilização futura.

SAIBA MAIS AQUI

Terceira conferência internacional promovida pela Associação Portuguesa de Controladores de Tráfego Aéreo destaca a navegação aérea como motor de crescimento económico em Portugal

A Associação Portuguesa de Controladores de Tráfego Aéreo (APCTA) organizou, no passado dia 16 de novembro, a 3ª Conferência Internacional ATM sob o tema “Navegação Aérea – Motor de Crescimento Económico”.
O desafio do aumento da capacidade no espaço aéreo europeu foi o grande tema de debate. No primeiro painel sobre a estratégia da navegação aérea foi ainda destacada a relevância das aeronaves não tripuladas (ANT), tema que começa a estar presente em todos os eventos aeronáuticos. Com efeito, o enorme crescimento do setor das ANT tem como consequência na futura estratégia europeia a necessidade de conciliar o aumento do número de aeronaves (tripuladas ou não) no mesmo espaço aéreo, o que traz novos desafios em termos de capacidade e de gestão do espaço aéreo europeu.

SAIBA MAIS AQUI

AED Days 2018: As indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa debatem os desafios destes setores em grande crescimento em Portugal

Realizou-se entre os dias 20 e 22 de novembro, no Taguspark de Oeiras, a quinta edição do evento anual AED Days, que voltará a juntar os players nacionais e internacionais mais destacados das indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa, para debater os desafios e o futuro destes setores que esta a viver um grande crescimento em Portugal.
O AED Days 2018 está organizado pelo cluster aeronáutico AED Portugal, pelo CEC – Câmara de Comercio e Industria do Centro, e a EEN-Portugal, a Enterprise Europe Network, a maior rede do mundo de apoio às PME e startups com ambições internacionais.
A APANT congratula-se com esta iniciativa e salienta a conferência a realizar no dia 20 com o título “Emerging Markets changing the Landscape” que lançará o debate dos novos conceitos e aplicações com especial destaque para o setor das aeronaves não tripuladas que, mais uma vez, contará com um excelente painel de oradores da indústria portuguesa nesse âmbito (Tekever, UAVision e Connect Robotics).

SAIBA MAIS AQUI

No seu compromisso com a segurança a APANT marca presença no Workshop “Para uma melhor Segurança Operacional na Aviação Geral” realizado pela ANAC

A Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas marcou presença no passado dia 9 de Novembro de 2018, no Workshop realizado pela ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) “Para uma melhor Segurança Operacional na Aviação Geral”.
Dirigido para a comunidade aeronáutica, o workshop foi realizado no âmbito da preparação da implementação do Plano Nacional de Segurança Operacional para 2018 e da preparação do Plano para o triénio 2019-2021, de enorme interesse para a segurança operacional da Aviação Geral.
O referido workshop teve como grande foco o Programa Nacional de Segurança Operacional onde está incluída uma área dedicada às Aeronaves Não Tripuladas, nomeadamente na Secção 2, Desempenho de Segurança Operacional.

SAIBA MAIS AQUI

José Rocha. 17 de Dezembro de 2018. Conforme notícia e imagens emanadas pela APANT.

Nota: Esta notícia contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto tratado.