2.º Campeonato do Mundo de Air Navigation Race

Aeroclube de Torres Vedras conquista organização do 2.º Campeonato do Mundo de Air Navigation Race.
 
No passado dia 17 de novembro, uma delegação do Aeroclube de Torres Vedras, em coordenação com a Federação Portuguesa de Aeronáutica, esteve em Helsínquia, Finlândia, na reunião anual da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), onde apresentou a sua proposta vitoriosa para a organização do Campeonato Mundial de Corridas Aéreas de Navegação com Aviões (Air Navigation Race) para o ano de 2019. 
A proposta do Aeroclube de Torres Vedras foi aprovada por unanimidade por várias dezenas de países, conseguindo, deste modo, o Aeroclube entrar no grupo dos 10 Aeroclubes a nível mundial que organizaram Mundiais de aviões num espaço de 4 anos.
 
A organização bem-sucedida, do Campeonato do Mundo de Rally Aéreo em 2016 pelo Aeroclube de Torres Vedras foi essencial para a conquista da organização deste novo evento mundial, devido às provas de Rally Aéreo serem consideradas pela FAI como uma das competições mais difíceis de organizar atendendo à natureza da sua complexidade.
O Campeonato do Mundo 2019 irá decorrer entre 5 a 14 de setembro de 2019 em Santa Cruz, estando previsto para dia 8 de setembro a realização de um Festival Aéreo comemorativo dos 73 anos do Aeroclube de Torres Vedras.
 
Este evento desportivo é realizado a cada dois anos, devendo a edição de 2021 realizar-se em Xangai, China. Em 2017, duas equipas do Aeroclube de Torres Vedras integraram a seleção nacional que representou Portugal no último campeonato do mundo, através de uma participação histórica, devido a ser primeiro país a entrar em competição com uma tripulação inteiramente feminina nesta prova.
Durante o ano de 2019 irá decorrer em coordenação com a Federação Portuguesa de Aeronáutica (FPA), o 1º Campeonato Nacional de Air Navigation Race (ANR), com a realização de duas provas em Santa Cruz (LPSC), estando abertas a pilotos de aeronaves ligeiras e ultraligeiras. As datas provisórias para a realização do Campeonato Nacional de ANR serão 2 a 5 de Março e 25 a 28 de Abril de 2019, estando previsto a realização de um WorkShop Inicial para Pilotos e Aeroclubes. Pretende-se deste modo fomentar o desporto aeronáutico em Portugal e aumentar o numero de praticantes desta modalidade.
O Aeroclube de Torres Vedras reforça, deste modo, o seu papel na Sociedade Civil, ao ser um elemento dinamizador da economia regional e nacional, nas suas várias áreas de ação (Formação Aeronáutica, Ciência, Desporto Aeronáutico e Responsabilidade Social), através da realização de atividades de elevado prestígio mundial que atraem centenas de visitantes e turistas ao concelho de Torres Vedras.
Portugal, com o Aeroclube de Torres Vedras, foi em 2017 o primeiro país no mundo a levar a primeira equipa completamente feminina.
 
Sobre o Mundial de Air Navigation Race 2019 (World ANR Championship)
É uma das modalidades mais recentes da Federação Aeronáutica Mundial (FAI) em que as tripulações de cada país participante são desafiadas a Voar, Navegar e Aterrar com extrema precisão. Os voos são efetuados em corredores aéreos de navegação com formas irregulares e bastante estreitos, voando a uma velocidade terreno específica, utilizando apenas bússola, relógio e mapa em papel. Todas as aeronaves devem entrar e sair nos corredores de navegação num tempo predeterminado e no final devem efetuar uma aterragem de precisão numa faixa de apenas 1 metro, sem utilizar propulsão a partir do vento de cauda.
Sobre o Mundial de Rally Aéreo de 2016 (World Rally Flying Championship)
Foi a primeira competição mundial de desporto aeronáutico com aviões realizada em Portugal, contribuindo, deste modo o Aeroclube de Torres Vedras para o enriquecimento da História da Aviação em Portugal. Este evento mundial ocorreu em 2016, no âmbito das comemorações dos 70 anos do ACTV, e envolveu uma organização em colaboração de várias entidades nacionais e internacionais durante um período de 3 anos. Participaram 51 tripulações de 18 países, tendo-se realizado cerca de 400 voos durante 10 dias no Aeródromo da Praia de Santa Cruz (LPSC), proporcionando ao turismo local mais de 1500 dormidas diretamente relacionadas com o evento.
Sobre a experiência Internacional do Aeroclube de Torres Vedras em Competições ANR
O Aeroclube de Torres Vedras participou com dois elementos nos World Air Games, realizados no Dubai em 2015 e efetuou uma participação histórica no campeonato do mundo de ANR realizado em 2017, ao levar a primeira equipa inteiramente feminina a participar nesta prova. O envolvimento do Aeroclube de Torres Vedras no desenvolvimento desta recente modalidade desportiva, foi também um vetor determinante para a conquista da organização do campeonato do mundo de ANR.

José Rocha.  30 de Novembro de 2018. Conforme notícia divulgada pelo  Aeroclube de Torres Vedras. Fotografia ACTV.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.

Partilhe esta página...

One comment

  • José Miguel Silva

    Parabéns! Estou curioso para experimentar esta modalidade aeronáutica/desportiva! Votos de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *