Projeto Berg To Fly

Somos um grupo de portugueses, pilotos, aeromodelistas e entusiastas, que está a tentar trazer um planador clássico de volta aos céus! (neste caso, os céus nacionais!)

Trata-se de um Bergfalke II, um planador de tubo, madeira e tela.

O planador em questão não está pronto para voar e teremos de o ir buscar de reboque, uma viagem de mais de 5000km, atravessando vários países. Vai necessitar de um restauro, de novos rádios, de inspeções, novo ARC. 

O objetivo final, assim que o planador fique pronto para voar, será divulgar a atividade de voo em planador pelo Norte de Portugal. Outro objetivo, a longo prazo, será também criar uma escola de planadores, tornando este tipo de  voo acessível a todos.

Acreditamos que esta fantástica atividade está ainda muito pouco explorada no nosso país. Temos Mogadouro, temos Torres Vedras, Amendoeira e recentemente também voltamos a ter Évora. No entanto norte do País, praticamente nada temos a não ser Mogadouro (relembrando o triste caso da Covilhã…).

Assim sendo, iniciamos uma campanha de CrowdFunding no site IndieGogo. A ideia será reunir parte dos fundos para o restauro do planador. Em troca, para quem contribuir temos vários “peeks” que serão entregues/realizados assim que o projeto esteja terminado. Desde T-shirts do planador a experiências de voos de divulgação de planador!

Estamos também abertos a receber novos membros no grupo para ajudar nos trabalhos do restauro e disfrutar do planador e desta fantástica experiência.
Pode também cada um de nós ajudar o grupo BergToFly a trazer esta peça de arte de volta aos céus, ao divulgar este projeto pelas redes sociais.
O Link relativo ao CrowdFunding é o seguinte:

https://www.indiegogo.com/projects/mu-13-e-bergfalke-sailplane-restoration-project/x/19555241#/

A nossa página de facebook:
O nosso e-mail: BergToFly@gmail.com

José Rocha. 06 de Novembro de 2018. Fotografias retiradas em notícia divulgada pelo grupo.

Nota Cavok.pt – O artigo publicado é da responsabilidade do seu autor e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O autor do artigo não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente à opinião expressa. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo.

Partilhe esta página...

One comment

  • Arlindo Martins da Silva

    Bom dia Miguel,
    Iniciativa destas são sempre de louvar e merecem todo o meu carinho. Digo carinho e não apoio porque, infelizmente, a maior parte destas iniciativas, morre mesmo antes de nascerem. O desafio é de tal maneira gigantesco que, independentemente da força de vontade que mova os autores da iniciativa, acabarão por sucumbir perante os obstáculos que lhes irão surgir. Reconstruir um planador de pau e tela num país onde não há ninguém qualificado e pô-lo a voar, é o mesmo que tentar construir um foguetão para ir à Lua e voltar. A UBI que tem um curso de Engenharia Aeronáutica possui um Rhönlerche há várias dezenas de anos e, até hoje. ainda não conseguiu sequer iniciar os trabalhos. Quando quiseres podemos reunir e terei todo o prazer em te explicar o porquê desta minha posição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *