O meu relacionamento com Controladores Aéreos – Take Two

Pode ler aqui o Take One anteriormente publicado
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Começo a voar regularmente, pelo menos uma vez por semana, por vezes duas ou três.

Vou com muita frequência às Barragens do Sul e Sudeste, onde posso amarar, e gozar “quality time” com a minha “piquena”… Mas Lisboa Approach (ou Lis Mil) sempre nos informa que temos que ir pelo Túnel Este, e só depois é que posso voltar à esquerda, na direcção das barragens. Ora este itinerário adiciona pelo menos 20 minutos ao voo… Em comparação com volta à esquerda logo por cima do farol do Bugio… Em direcção às pontes… Desenvolvo então uma “lengalenga”, que transmito a Lisboa Approach ou Lis Mil, (na minha melhor voz radiofónica) depois destes me avisarem que tenho que ir pelo túnel este: ”Ahhhh Lis Approach, Charlie Oscar Charlie requesting left turn from Bugio vertical, as Charlie Oscar Charlie is anphibean, can fly from 10.000 feet to 10 feet, safely land in water, save 30 minutes fly time, over….”. Das primeiras vezes que utilizei esta “técnica”, levei logo com um “Negative!”, até que um dia recebo resposta: ”Charlie Oscar Charlie, stand by, checking”… E finalmente: “Charlie Oscar Charlie, you are clear to proceed directly to destination, make left turn at Bugio, fly over bridges, report 20 minutes, good trip”… ALELUIA!!!

Depois desta primeira autorização, fui sempre utilizando a mesma lengalenga, com 100% de eficácia. E um dia estou precisamente para a repetir, e inicio: “Lis Mil, Charlie Oscar Charlie...” e sou interrompido: ”OK, Charlie Oscar Charlie, chega! Já sabemos que quer poupar 30 minutos, etc. etc… Está clear, proceed!” Excelente! Tal dito numa voz simpática e carinhosa.

Num outro dia, a coisa complicou-se: Já só faço o request: “Request left turn at Bugio, fly over bridges directly to destination….”, responde-me Lisboa Approach….”Clear to turn left, Charlie Oscar Charlie”… e intromete-se uma outra voz, alta, bem modulada: “Lisboa Approach, TAP XXXX, informa que a nossa rota de aterragem passa precisamente pela rota do Charlie Oscar Charlie, como sabe….” Mas o Controlador não se perturba, de forma alguma: “TAP XXXX, estou, COMO SABE, bem ciente, e a separação de altitude é correcta. Mas Stand By”….”Charlie Oscar Charlie, reduce altitude to 500 feet, expedite!E eu “Lisboa approach, expediting!” Retiro toda a potencia do motor, manche todo para a frente, pareço uma pedra… de 1.000 pés para 500 deve ter demorado 10 segundos… e reporto: “At 500 feet now”. Lisboa Approach: “TAP XXXX, you are clear to land direct path to runway…E o TAP: “Estamos a tentar localizar o Charlie Oscar Charlie….Olha, ali está, liiindo! Isso é que é voar! Vamos passar por cima de ti Pedro, olha para cima!” Eu olho! E “desliza” por cima do meu cockpit um A340 MAJESTOSO!! Nunca esquecerei, a minha “piquena” que estava comigo solta um “INAAAAPÁAA” tremendo. A minha posição era praticamente por cima da 25 de Abril quando o TAP nos passou.

Nunca descobri como é que o piloto sabia o meu nome. Um minuto depois contacto Lisboa approach com um rápido “Lisboa Approach, MUCH OBLIGED!”, e recebo dois toques de PTT‘s de aprovação. Inesquecível, esse dia!

kirkComeço a ser conhecido por “Captain Kirk”.

Não me recordo bem como tal começou, mas o facto é que gosto do “nickname”. Sou um “Trekkie” quase doentio e o meu herói é precisamente o Captain Kirk, da série televisiva “O caminho das estrelas”. Estive em convenções, conheço os actores, e adoro ficção científica.

Numa ocasião, estou a fazer o approach a Tires, mas com um vento frontal brutal (mais uma vez…) a Velocidade de terra, (Vt) não ultrapassa os 50 Kts, vejo-o no GPS… Contacto da Cascais Tower: “Charlie Oscar Charlie expedite! Much traffic behind you!”… “will do!”. Outra voz intercede: “Come on, captain Kirk, turn on warp engines!” respondo: “Warp engines inop, sorry, at maximum attainable speed…. Resultado: Vou ouvindo uns lacónicos “Going around’s “ de outros pilotos atrás de mim, que tiveram que descrever mais umas voltas…..

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Numa outra ocasião, talvez a mais memorável de todas (no bom sentido), regresso de Montargil, e estando praticamente à vertical do início da ponte Vasco da Gama contacto Lisboa Approach, que tem vindo a controlar o meu voo: “ Lisboa approach, boa tarde outra vez, Charlie Oscar Charlie requesting Tires approach instructions…”. Resposta da Lisboa Approach: “ Boa tarde Charlie Oscar Charlie, capt. Kirk you are cleared for direct approach to Tires….Não ACREDITO! Uma aproximação directa da Vasco da Gama para Tires QUER DIZER que passarei por cima de Lisboa…..não pode ser!

E repito contacto: “Lisboa Approach say again?”… A voz do controlador torna-se jovial, simpática, alegre, positiva: “Charlie Oscar Charlie, you are cleared to proceed directly to Tires”. Aí a minha namorada, que estava a ler, pousa o livro e exclama “OLÁ…

Continuo sem a acreditar. E exclamo, pelo rádio: “Desculpe-me, está a dizer-me que posso voar directamente para Tires, por cima da cidade de Lisboa?”. Resposta do controlador “Charlie Oscar Charlie! We aim to please! Acontece que temos uma janela de 35 minutos sem aproximações nem take offs, e sendo assim, e como quando podemos somos simpáticos, tem aqui a sua oportunidade de voar por cima de Lisboa. Enjoy!

1Solto um sonoro “ALELUIA, MUITO OBRIGADO!”, violando todas as regras de comunicações. Recebo dois estalidos do PTT de resposta e lá vamos nós!

Foram 10 minutos incríveis. “Entro” pelo porto de Lisboa, passo por cima do Rossio, Avenida almirante Reis, depois Avenida da Liberdade, volto um pouco à direita para passar ao lado das Amoreiras, depois Benfica, Monsanto e por aí. E filmamos! O filme ficou uma porcaria, a máquina foi precisamente estreada nesse dia, mas dá para ver. E demorou cerca de 10 minutos porque fiz voo lento…

E mais uma vez Agradeci. Quando contei o que se passou a colegas meus, fui mimado com comentários do género,”meu sacana, em 20 anos de voo, NUNCA me deram essa oportunidade” e outros semelhantes.

E por incrível que possa soar e parecer, aconteceu-me o mesmo numa outra ocasião! Dessa vez, o Controlador ainda me deu autorização para voar a 500 pés (em vez do normais 1.000 pés), e passar ao lado do aeroporto!

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Destaco ainda uma ida ao Algarve; Estou a ser controlado por Faro. O voo, devidamente pré-registado no Aeródromo do Alvor, aponta para voo turístico até Vila Real de St. António e regresso a Alvor. A 1.000 pés. Não foi possível pedir menos altitude.

É claro que assim que descolo contacto Faro: “Faro, Faro, Charlie Oscar Charlie…”, “Go ahead Charlie Oscar Charlie, Faro..”, Bom dia Faro! Requesting 300 feet or below for aerial photography…Charlie Oscar Charlie amphibian airplane capable of flying from 10.000 feet to 10 feet, much better visibility….over” Resposta: “Oh Charlie Oscar Charlie, bom dia, está aprovado, conhecemo-lo, goze as vistas, tenha um bom voo!”. EXCELENTE! Assim faço. O Algarve, visto do mar, a baixa altitude é uma jóia! Estou a passar por Faro, contacto da torre: “Charlie Oscar Charlie, tem tempo de passar por cima do aeroporto de Faro, para espreitarmos o avião?” “Claro que sim, Faro, é uma honra, um privilégio e um grande prazer!

img_20160828_132453E passo mesmo ao lado do aeroporto. E Faro: “Charlie Oscar Charlie, estamos a vê-lo, lindo, autorizado a percorrer a pista”, “Much obliged, Faro Tower, OBRIGADO” .

E continuo a voar até St. António. Na vertical de St. António, não resisto, entro em Espanha….A minha “racionalização” é que somos parte da EU, não deve haver problema!!!… Passam-se uns dois minutos, e uma transmissão “explode” nos meus ouvidos: ”Unidentified aircraft! Spanish military! You are not allowed in Spanish space! Get out immediately!” num inglês terrivelmente espanholado….

Imediatamente retorqui, no melhor possível inglês (britânico) que consigo: “Spanish military. Charlie Sierra-Uniform Oscar Charlie. Big pardon. Tad of a problem. Aircraft controls bonkers. Automatic pilot. All that. Fixed now. Getting out NOW. Full speed!”

Assumo que fui um “chico esperto”. Mas pronto!

A regressar, contacto de Faro: “Charlie Oscar Charlie, Faro?” “Go ahead Faro”, “Olhe, Charlie Oscar Charlie, recebemos agora uma chamada dos nossos colegas espanhóis, a indagar por um piloto britânico, violou espaço aéreo espanhol, forneceu a sua matrícula…Sabe alguma coisa sobre isto?”

Hummmm, Faro, que estranho! Confusão, talvez’”, “Roger, Charlie Oscar Charlie, vamos deixar como está, foram só 2 minutos, pequeno erro talvez Hummm?”, ” Roger, Faro, Obrigado, pois…Roger!

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To be continued…

Pedro Cameira Gomes (Cpt. Kirk). 30 de Outubro de 2016. Fotos Luís Rosa, José Rocha.