Artistas na Aviação – JP Vieira

Chamo-me João Paulo Vieira e assino os meus trabalhos como JP Vieira (uma vez que Paulo e ainda mais João são nomes muito confusos para a maioria dos estrangeiros). JP é (quase) universal.

Desde que me lembro sempre gostei de aviação.

Lembro-me também que foi a partir do final da adolescência que comecei a fazer os primeiros rabiscos nesta área; digo rabiscos porque o eram mesmo e sem qualquer tentativa de falsa modéstia; quando dava por mim estava a fazer pequenas tentativas de representação de aviões e helicópteros nas margens dos cadernos escolares.

Por volta dessa altura colecionei os fascículos “Aviões de Guerra” o que consolidou o meu interesse na aviação, sobretudo militar.

Apesar de ter um grande interesse em aviação e pelas artes gráficas, só já na idade adulta (cerca dos 34 anos) estas duas áreas se encontraram finalmente e comecei a produzir as primeiras ilustrações de aviões.

Sendo um pouco perfecionista, prefiro não mostrar as minhas primeiras tentativas (embora infelizmente elas ainda se consigam ver em alguns fóruns da internet – não procurem por favor, confiem em mim, não vale a pena o esforço.

A faceta perfecionista levou também que os primeiros trabalhos “sérios” demorassem bastante a serem produzidos, mas destes tenho e sempre terei orgulho: um perfil do MiG-15 e um poster do nosso A-7P Corsair II (vejam abaixo, por favor).

Essa veia perfecionista é tanto a minha maior fonte de frustração como a de última alegria e orgulho.

Apesar disso, penso que ao longo dos anos tenho conseguido conciliar a tentativa de perfecionismo com as exigências da vida real e, sobretudo, dos prazos das encomendas.

Tenho já trabalhos publicados nesta área, quer em revistas, quer como “boxart” de modelos plásticos, quer em livros; neste último campo quero destacar o meu trabalho com a editora MMP (Mushroom Model Publishing).

Tenho também comercializado o meu trabalho através de litografias e outros produtos.

O meu objetivo é manter a excitação, frustração, desespero e última satisfação com cada novo trabalho, quer por encomenda quer por iniciativa pessoal; espero também que todos os que os vejam experimentem os sentimentos positivos acima descritos (e com poucos dos negativos referidos).

As minhas páginas no Facebook são aquelas mais atualizadas e são, neste momento, as melhores fonte de informação sobre o meu trabalho (até que me decida a reformular o meu sitio na internet – http://ilustro.webs.com/

https://www.facebook.com/jp.vieira.779

https://www.facebook.com/JPVieira.Illustration/?fref=ts

Para além da aviação tenho muito interesse noutras áreas como a história militar e o mundo natural e o 3D.

Obrigado pela Vossa atenção e espero que apreciem o meu trabalho.

JP Vieira. 12 de Setembro de 2016

Partilhe esta página...

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *