Desafio CAVOK.pt – Abril – Fadiga

O CAVOK.pt desafia uma vez mais os seus leitores a contarem as suas experiências, partilhar histórias e divulgar artigos de interesse técnico. Os textos podem ser transversais a toda a aviação de lazer.

Um mote é dado mensalmente, e depois é pegar no papel e na caneta e dar largas ao autor dentro de si.

O mote de Abril é…

[spacer height=”20px”]

Analysis_of_sleep_cycles_in_the_rodent_(1967)_(17546792854)

[spacer height=”20px”]

A fadiga é um termo usado para descrever um estado, físico e ou mental que se estende para além no cansaço normal. Pode ser apenas uma fadiga muscular total ou parcial ou uma fadiga mental, apesar da fadiga física levar na maior parte dos casos, a uma fadiga mental.

A fadiga mental usualmente inclui sonolência, reacções lentas a uma mudança de situação ou de estado, perca de consciência situacional, decréscimo de atenção ou falta de concentração para fazer tarefas mais complexas ou em casos mais extremos as tarefas simples e quotidianas e finalmente pode levar a esquecimentos graves.

Nos maiores factores que contribuem para a fadiga encontramos os longos períodos sem descanso, o ambiente que nos rodeia (temperatura muito alta ou muito baixa, barulho, poluição), carga de trabalho, stress emocional, estado de saúde debilitado ou estilo de vida (hábitos alimentares de comida ou bebida, fumar, ou deficit de sono).

[spacer height=”20px”]

Conte-nos uma situação em que a FADIGA teve peso nas decisões que tomou de voar ou não voar, na reacção mais agressiva com o ATC, com o seu mecânico ou ainda com o seu passageiro, na toma de decisão de ir em frente quando a razão lhe dizia para voltar para trás…naquele momento em que ansiava estar aterrado mas ainda tinha mais meia hora de voo com aquele sol a bater mesmo por cima numa tarde de verão.

Tinha mesmo de ir voar apesar de se sentir cansado?!

Engraçada ou não, épica ou não, a sua história poderá servir de lição a muitos ou fazer sorrir uns quantos.

Por mais simples ou pequena que seja não deixe de a partilhar com a comunidade…

Sim….pode até ser anonimamente, com os nomes dos “actores” salvaguardados e ou alterados, para se sentir mais confortável.

[spacer height=”20px”]

O mote de Abril é…FADIGA

[spacer height=”20px”]

Envie-nos o seu texto para    cavok.pt@gmail.com