Simulacro de acidente – LPJF

Realizou-se no passado dia 13 de Março um simulacro de acidente no Aeródromo José Ferrinho em Leiria – LPJF.

[spacer height=”20px”]

_MG_0066

De acordo com a regulamentação em vigor, os aeródromos estão obrigados à realização de um exercício à escala total de emergência de dois em dois anos para dar cumprimento a requisitos ICAO e logo, da ANAC.

Revelando-se importante como ferramenta de desenvolvimento da capacidade de reacção de um aeródromo a um eventual acidente que ocorra nas suas infraestruturas de forma a assegurar uma resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos.

[spacer height=”20px”]

_MG_0052

Permitiu este simulacro testar a coordenação com os meios exteriores e verificar a sua capacidade de resposta. Foi um treino de todo o pessoal para uma familiarização com o Plano de Emergência, a resposta adequada das forças de segurança, o emprego eficaz dos meios de salvamento e socorro e finalmente os tempos de resposta de cada um dos intervenientes.

Estiveram presentes  sem intervirem no simulacro entidades tais como a ANPC/CDOS de Leiria, Câmara Municipal de Leiria/CMOS, a Base Aérea Nº5 e a Câmara Municipal de Pombal/Serviço Municipal de Protecção Civil.

Passou assim a estar o Aeródromo José Ferrinho com Certificação até 2018.

[spacer height=”20px”]

_MG_0025

Estão também disponíveis para leitura as NEWSLETTER 00/2016 e ainda NEWSLETTER 01/2016  do Aero Clube de Leiria que podem ser consultadas, dando conta das actividades locais.

Parabéns ao Aeródromo José Ferrinho e ao seu Aero Clube de Leiria.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 31Mar2016. Imagens gentilmente cedidas pelo Aero Clube de Leiria.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.