Newsletter 04/2016 do GPIAA

Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no CAVOK.pt a newsletter emanada pelo GPIAA, Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos.

[spacer height=”default”]

Terminámos 2015 com um cenário menos negativo em termos de ocorrências, relativamente ao ano anterior, contudo e infelizmente, em 13 acidentes (menos 4 que em 2014) o número de mortos (8) e de feridos (11) foi superior. Das notificações submetidas ao GPIAA durante o ano de 2015, abrimos 29 processos, 16 incidentes e 13 acidentes.

Sabemos que há muito trabalho a fazer. Ao nível da investigação com um número elevado de processos por concluir, consequência das restrições deste Gabinete ao nível de investigadores, mas também há muito mais a fazer ao nível da prevenção, o que, pelos recursos disponíveis, se torna uma tarefa muito difícil.

Presentemente, com apenas dois investigadores, é com muito empenho e esforço da sua parte que conseguimos, pouco a pouco, apresentar alguns resultados. Esperamos que em 2016 consigamos admitir mais dois, para que possamos abraçar alguns desafios e mostrar mais resultados de modo a fazer mais por todos aqueles que fazem parte do sistema da aviação civil, operadores e instituições internacionais que operam no nosso país.

Assim, porque a sua colaboração é fundamental para prestarmos um serviço de Qualidade e a sua opinião é importante para a nossa melhoria, agradecemos que responda ao nosso Questionário de Satisfação disponível “on-line” na página electrónica do GPIAA, na área “Questionário”.

O tempo despendido para nos dar a sua opinião é breve, mas para nós é muito importante e é de natureza confidencial e anónima.