Pilotos Paramotor… e o sonhor de voar!

Iniciamos aqui a divulgação dos pilotos de Paramotor, neste caso os quatro melhores de 2015… outros e seus feitos no futuro!

No seio na FPA a secção de Paramotor CPPM tem fervilhado de entusiasmo com tantos e bons voos realizados pelas dezenas de pilotos que percorrem o céu no caminho da glória, muitos desses voos nem são ainda divulgados apesar e excelentes ,os “tais voos” virão em breve… a busca do sonho não para.

Depois do Campeonato de Portugal organizado em Lagos em 2015 muitos foram os pilotos que abriram as asas de forma a voar mais longe a voar mais alto a voar mais rápido… a pedrada no charco de 2014 funcionou, a dualidade acaba por ser sempre benéfica e faz por certo ampliar a actividade, agora temos modalidade, pilotos bons sempre tivemos. A FPA têm investido tudo o que pode na formação de pilotos de competição com formadores credenciados e em situações de não risco… aprender sim, mas com os melhores de resto matéria prima não falta. Vamos espreitar um pouco a vida, os sonhos, os anseios os nossos melhores pilotos.
[spacer height=”default”]
cavokCarlos Miguel Gabriel

O sonho de voar persegue o homem desde os primórdios da sua existência…Eu não fui diferente de todos os meus antepassados… Tudo começou no inverno de 2003… Com 14 anos tive a minha primeira experiência na aviação civil aos comandos de um avião ligeiro. Este sonho só foi possível porque recebi como presente de aniversário um baptismo de voo. Com 17 anos decidi que a minha vida passaria pela pilotagem de máquinas voadoras, aos 18 anos concorri à Força Aérea Portuguesa para o curso de piloto aviador pois através do civil o curso não está ao alcance de todos. Durante as provas de selecção, depressa percebi que o realizar do meu sonho nunca seria através da carreia militar, com a qual nunca me identifiquei. Certo dia caminhava pela praia e vejo passar um Paramotor… Fiquei intrigado, “Que máquina voadora será esta?” Em Outubro de 2011 comecei a tirar o curso de Paramotor a pé, terminei em Janeiro de 2012. Em Outubro de 2013 tirei a especialização em voos bilugar a pé. Hoje sou piloto de competição em Paramotor da FPA

O Carlos vive no Algarve e actualmente investe essencialmente nos voos de distância para além da competição, por certo em breve teremos noticias nos media do seu grande voo. As tentativas que fez por Espanha ida e volta indicam uma certa facilidade na preparação da meteorologia e logística.

[spacer height=”default”]

cavokRicardo Rodrigues

Vindo de uma família de Paraquedistas militares desde pequeno tive a vontade de fazer parte dessa força, entrei em Janeiro de 2001 e só saí em Julho de 2006. Em 2010 comecei a sentir falta do “estar no ar” e comecei a pesquisar sobre cursos de paraquedismo civil, no meio da procura apareceu-me no youtube uns videos de Paramotor…. que me chamaram a atenção e pensei para comigo que se calhar seria a versão mais viável. Marquei um Bilugar de iniciação ao curso e mal descolamos concluí que tinha encontrado o meu desporto de eleição. Os dois anos seguintes foram destinados a concluir os cursos de paramotor monolugar e bilugar e paratrike monolugar e bilugar. No inicio de 2012 senti que queria dominar a maquina na perfeição, nada melhor para isso do que sentir verdadeiramente a asa e procurei uma escola de parapente aqui na zona, encontrei o clube de voo livre do Caramulo. Dediquei todos os meus tempos livres dos anos de 2012, 2013 e 2014 tendo a sorte da disponibilidade do instrutor…. conheci mais de 40 locais de voo com diferentes condições e aerologia, concluí os cursos Parapente monolugar/Bilugar e voo em ascendente térmica/distância… No ano de 2015 vendo na net os nossos colegas Brasileiros e etc a dinamizar o deporto com records e outros feitos em paramotor decidi que estava na altura de pôr em pratica o conhecimento adquirido ao longo destes tempos e fiz a minha primeira viagem acima dos 100 km, tendo chegado à marca dos 255 km. Planos para 2016 claro que os tenho, Aguardem… “

De Águeda…este jovem não pára, tentativas de recordes de altitude distância em Paratrike horas de voo acumuladas e experiências a somar quase diariamente, entusiasmo em estado puro…. O seu ultimo voo para recorde, desde Águeda (aeródromo) com chuva no inicio…e aterragem no Torrão 250km (Évora) denotam uma enorme vontade e capacidade para ir mais longe…o objectivo Lagos, onde chegaria por certo com melhor meteorologia.

[spacer height=”default”]

cavokJoão Daniel Branco Silva
Campeão de Portugal em 2015

Nascido a 4 de Julho de 1984, natural de Aveiro. Desde cedo o gosto pelo Paramotor surge na minha vida. O meu pai começou a voar, tinha uns 12 anos, na altura era muito novo para começar a voar e ele não me deixava depois de algum tempo (2/3 anos) a o ver voar quase todos os fins de semana, comecei a treinar com uma asa da marca Perché, aos 16 anos fiz o meu 1º voo. Tive a minha 1º asa, que também foi uma Perché “Azul” e um motor Solo 210. Já voei um pouco por todo o Pais, em encontros, festas, festivais e a nível competitivo , Campeonato Nacional. A competição não está muito enraizada no nosso Pais, para isso é necessário um grande trabalho da federação e dos pilotos, havendo mais competição. Estou confiante que aos poucos iremos lá chegar.

[spacer height=”default”]

cavok
Eduardo Mota Ferreira

Da Serra da Estrela mas Algarvio por adopção. O mais experiente dos quatro, de poucas falas e muitos bons voos, é um profissional do paramotor… quanto a voos de recordes, sabemos dos preparativos mas ele não abre o jogo …vamos esperar, pois por certo algum excelente voo do Eduardo nos vai surpreender em breve.

Sou piloto e instrutor de paramotor e piloto de voo livre. O meu sonho sempre foi voar. Nos meus sonhos de criança aparecia sempre a voar a fazer rasantes junto das montanhas junto de tudo como um pássaro. Quando cresci queria ser piloto da força aérea mas os meus estudos acabaram quando eu tinha 13 anos. Tive de ir trabalhar para a construção civil para ajudar a minha mãe a criar os meus irmãos. Aí acabou o meu sonho de ser piloto de aviões, mas mais tarde em 1998 apareceu um parapente na minha vida e daí em frente foi a continuação do sonho de voar. Uma vez que já podia voar, daí até chegar ao paramotor foi um salto. Em 2000 comecei o paramotor, fui a Espanha comprar um motor e desde então não mais parei de voar. Já fiz de tudo dentro do conceito voar. Sou piloto de bilugares que me deixa muito feliz ao levar pessoas a ver o que de bom tem o voo em paramotor. Desde 2011 que sou instrutor de voo da FPA onde ensino a fazer o que mais gosto. Nunca quis entrar em competições devido ao mau estar gerado dentro das competições ou se tinha amigos ou se competia, mas essa maneira de competir parece ter acabado. Hoje a competição que se está a iniciar pelas mãos da comissão portuguesa de paramotor da F.P.A. é uma competição saudável que faz dos pilotos amigos e competidores entre si onde a segurança de todos está primeiro. Eu faço parte desses competidores e amigos da modalidade paramotor. A competição em paramotor está agora a começar em Portugal de maneira saudável

[spacer height=”default”]
Nota Final:

É realmente de registar o bom ambiente actual entre os competidores portugueses. Ajudam-se, resolvem os problemas uns dos outros, colaboram, trocam ideias antes das provas.
Estes quatro pilotos “entrevistados”… são o sonho de qualquer treinador !
Existem outros grupos espalhados pelo país fora, Évora, Sto Tirso, Pinhal Novo, Castro Verde etc., com pilotos experientes, tentando voos marcantes, a todos desejo que o consigam e façam da modalidade paramotor um lugar mágico para se viver, sonhando .

[spacer height=”default”]
José Boieiro