AEROUBI-Universidade da Beira Interior

No âmbito de uma visita ao Departamento de Ciências Aeroespaciais, coordenada com a incansável Eng.ª Sandra Antunes e apoiada pelo Eng. Rui Paulo, visitámos também o Núcleo de Estudantes do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior, no passado dia 16 de Dezembro de 2015.

received_10153697908423257

Fomos aí muito bem acolhidos pelo seu Presidente da Direcção da AGM, Adriano Andrade e mais dois colegas, eleitos para o ano lectivo 2015/2016, que nos integraram no espírito de equipa que se vive e sente na UBI como sendo “a nossa segunda família!”.

Saliento antes de mais, que o cavok.pt foi excepcionalmente bem recebido pelos principais responsáveis do Departamento de Electromecânica, Doutora Anna Guerman e Professor Fernando Santos e do Departamento de Ciências Aeroespaciais, Professor Francisco Brojo, Professor Pedro Gamboa e Professor e Aviador Miguel Silvestre. Sem esses apoios, o detalhe e profundidade da nossa visita não teria sido possível. Em breve daremos informações mais detalhadas, dos cursos e valências desta Universidade da Covilhã, nos artigos que estamos a preparar com base nas entrevistas que nos forneceram.

[spacer height=”20px”]

O Núcleo, mais conhecido pelo AEROUBI, representa os alunos aeronáuticos da Universidade da Beira Interior na Covilhã e serve de apoio a todos os estudantes, disponibilizando várias valências que vão desde a própria integração dos alunos, a esclarecimentos de questões sobre os vários cursos disponibilizados por esta bela Universidade, facultando ainda uma base de dados extensa e actualizada “com cerca de 10Gb e cerca de 1700 ficheiros” de documentos necessários para cada disciplina. Esta base de dados, criada a 6 de Março de 2013, disponibiliza actualmente mais de 1700 ficheiros, tendo tido já mais de 94 mil downloads.P51216-112338

A AEROUBI organiza também convívios, actividades, formações e palestras (nomeadamente as famosas Jornadas Aeronáuticas da Covilhã).

Está a preparar um Fly-In/Festival Aéreo para finais de Abril de 2016, como anteriormente o fez, em anos de glória da aeronáutica da Covilhã, antes de lamentavelmente o Aeródromo Municipal da Covilhã (o mais antigo do país desde 1946 que servia a Cova da Beira onde eram feitos os voos para Bragança, Vila Real e Lisboa) ter sido “roubado” em Setembro de 2011 à sua população pela então edilidade camarária. Este Fly-In/Festival Aéreo 2016 será a realizar “na nova pista de Castelo Branco com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco” disse Adriano.

P51216-112322Constituí portanto um grupo de pró-activos e dinâmicos estudantes, este Núcleo que tem um espaço físico próprio no pólo das Engenharias, apoiando quem os procura em cursos CAD, promovendo Workshops e desenvolvendo encontros de conhecimento em articulação com outras Universidades.

“É um trabalho continuado que tem uma espinha dorsal ao longo dos anos” explicou-nos entusiasticamente Adriano.

À AEROUBI chegam ainda várias informações e contactos de empresas do ramo da aeronáutica nacional, institutos e outras congéneres nacionais e internacionais que por via dos vários protocolos de entendimento propõem formações, palestras, seminários, empregos, estágios ou pós-graduações.

À AEROUBI desejamos muita sorte para este ano lectivo e que não deixem cair os  grandes projectos que têm em mão, dando assim continuidade aos seus antecessores e à excelente politica aeronáutica desta bela e dinâmica Universidade.

Agradecemos a amável e interessante visita que nos proporcionaram. Bem hajam!

José Rocha

Close Menu