Caixa acrobática – Aeródromo de Santarém (LPSR)

Quem já sobrevoou ou tem como destino o Aeródromo de Santarém e em contacto com Lisboa Militar, foi já alertado com toda a certeza para o facto de a Caixa Acrobática de Santarém se encontrar activa.

Muitos se questionaram onde fica precisamente essa caixa pois dadas as características do voo das aeronaves acrobáticas lá a evoluir, é de facto uma notificação a ter em conta.

A caixa acrobática não é mais que um cubo como se representa na figura em anexoCaixa acrobática localizado a Este do Aeródromo sobre o Rio Tejo até à Ponte Salgueiro Maia e cujas dimensões verticais vão do Chão a 4500pés com as características de Espaço aéreo Golf: see and avoid, ver e evitar.

Ao sobrevoar o Rio Tejo como muitos pilotos fazem de Norte para Sul ou em sentido inverso podem efectivamente estar a penetrar num espaço aéreo com notificação NOTAM que apesar de ser Espaço Aéreo Golf e não ser uma Reserva de Espaço Aéreo constitui um risco adicional cruzar essa caixa.[spacer height=”20px”]

Aconselhamos portanto:
• O contacto com Lisboa Militar em 123.750Mhz caso tenha feito o Plano de voo, esteja a ser monitorizado e questionar sobre esta actividade;
• O contacto com Santarém Radio em 122.600Mhz e indagar se a caixa acrobática está activa. Os responsáveis pela sua activação estão a “controlar as evoluções dos pilotos acrobatas” e estão sempre à escuta quando estão a fazer uso da caixa;
Evitar a caixa voando 2 NM para Este das margens do Rio Tejo.[spacer height=”20px”]

19303617405_2aff27432a_kEsta porção de espaço aéreo da caixa acrobática tem presentemente atribuído o NOTAM A3376/15 mas, este estará sempre em renovação se entretanto não passar para Suplemento AIP ou Manual VFR.

Adopte uma atitude próactiva, programe o seu voo com detalhe, verifique os NOTAM’s nos sites oficiais e contacte os órgãos ATC ou Lisboa Militar para informação actualizada ao momento. Verifique ainda a meteorologia para ir e voltar e faça sempre o pre-flight check-list.

Bons e seguros voos.