José Rocha

José Rocha

Controlador de Tráfego Aéreo. Apaixonado da aviação de lazer ligeira e ultraleve e militar.

Fez parte juntamente com Fábio Camacho da criação do site de internet FuaFlex em Junho de 2014 para prestação de informação aeronáutica à comunidade e em 2015 integrou o projecto CAVOK.pt.

Contactar José Rocha


Aeródromo de Coimbra, LPCO - Serviço AFIS
ATZ, Zona de Tráfego de Aeródromo, é um espaço aéreo de dimensões definidas implementado à volta de um aeródromo para protecção do tráfego local. A ICAO (International Civil Aviation Organization, 1988) define ainda tráfego local como, todas as aeronaves a evoluir na área de manobra de um aeródromo (no chão inclui a Pista) e todas as aeronaves a voar na sua vizinhança. Foi definida em 25 de Agosto de 2017 a nova ATZ de Coimbra com os NOTAM A3160/17, D0486/17 e C0255/17. A nova ATZ vem assim proteger o tráfego local ...
Ver o artigo
DRONE - NO FLY ZONE
Está num dilema relativo à zona onde pretende voar o seu DRONE? O VOA NA BOA ANDROID e o VOA NA BOA IOS são aplicações que lhe dão de uma maneira prática e eficiente a sua localização e se pode ou não voar e até que alturas o pode fazer. O VOA NA BOA ANDROID e o VOA NA BOA IOS diz-lhe se o espaço é de voo livre, voo condicionado ou voo sujeito a autorização, bem como áreas de ...
Ver o artigo
Dia do Patrono Aviador Brito Paes
Celebra-se o dia do Patrono Aviador Brito Paes, a realizar no dia 26 de maio, a partir das 10 horas no Agrupamento de Escolas de Colos, Vila Nova de Mil Fontes. A evocação da  memória do Aviador Brito Paes tem vindo em crescendo de anos lectivos anteriores, culminando este ano com a interrupção da actividade lectiva de aulas, para actividades em torno desta individualidade tão próxima, mas com projecção extraordinária a nível nacional pelos feitos alcançados. A  pessoa do Aviador Brito Paes ...
Ver o artigo
APOIOS CAVOK.pt
Com mais de 2500 visualizações diárias, o CAVOK.pt divulga as diferentes actividades relacionadas com a aviação de lazer nas suas diversas vertentes: aviação ligeira, aviação ultraleve, voo livre, parapente, paramotor, balonismo, aeromodelismo, aviação virtual, drones e muitas outras… O CAVOK.pt nascido em 2014, pretende dar primazia à componente de Segurança de Voo, Safety apostando também na divulgação de informações disponibilizadas e suportadas pelas entidades oficiais como o GPIAAF,  NAV Portugal ou ANAC, actualizando diariamente informação fundamental sobre espaço aéreo nacional, regras, restrições e condicionantes da ...
Ver o artigo
PUCARINHO AIRSHOW 2017 - Vila Real
A cidade de Vila Real vai acolher o PUCARINHO AIRSHOW 2017, que terá lugar no próximo dia domingo,  dia 21 de Maio,  naquela que será a sua reedição, cerca de 10 anos depois de ter acontecido em 2007 e curiosamente, vinte anos depois da sua primeira edição. Este Festival Aéreo decorrerá no aeródromo Municipal de Vila Real e tem tudo para agradar a todo o público. Terá um fly-in que com o bom tempo, se espera que voem para o aeródromo dezenas de aeronaves de todo ...
Ver o artigo
Restos de colecção - Blog
De quando em vez esbarramos em blogs que nos deixam de boca aberta pelos seus conteúdos!! Desta vez, pela mão de um amigo encontrei esta delícia, Restos de Colecção. O seu autor é José Leite e leva-nos numa magnifica viagem a outros tempos de belas paisagens, enumeras peças documentais, monumentos fantásticos, pedaços da história de Portugal e claro… história aeronáutica. Deixamos-lhe aqui belos exemplos aeronáuticos a explorar: AERO PORTUGUESA  AERO TOPOGRÁFICA LDA AEROPORTO DE FARO AEROPORTO DE LISBOA e o seu RESTAURANTE AEROPORTO DE PEDRAS RUBRAS ...
Ver o artigo
"Stayin' alive" - citações favoritas
“Stayin ‘Alive” é o nome de uma canção dos Bee Gees de 1977. Trata da vida na grande cidade e nos anos 80 as estações de rádio tocavam-na tanto tanto que fiquei completamente enjoado dela….e ainda dá o ar da sua graça ocasionalmente. A canção bateu-me cá dentro recentemente ao pesquisar a origem da citação, “Qualquer aterragem que um piloto possa sair pelo próprio pé é uma boa aterragem.” (Foi escrito pela primeira vez por Gerald R. Massie em 1944 após ter escapado a aterragem acidentada ...
Ver o artigo
DRONE - VOAR NA BOA!!!!!!
Aposto em como este Natal até tinha pedido aos seus filhos, à sua esposa…aos seus pais…aos seus amigos para lhe oferecerem aquela máquina voadora equipada com câmara de filmar altamente e que é perfeitamente espectacularmente controlável através do seu telemóvel… e, aposto que já experimentou dar os primeiros voos e até nem se saiu mal…mesmo sem ler manuais de utilização (quem os lê?!?!?!) ou normas ou regras de utilização do seu drone ou quadricóptero soltou o realizador de filmagens que há em ...
Ver o artigo
Saber o que instruir e quando!
O Documento 4444 (PANS-ATM) da OACI (Organização de Aviação Civil Internacional) indica claramente a fraseologia para instruir uma aeronave para abortar a descolagem ou borregar numa aproximação. Mas, como controlador, sabe qual é a altura ideal para o fazer? Não há nenhuma maneira de um controlador poder avaliar os riscos de uma descolagem abortada ou um borrego já perto dos mínimos. O que está a faltar ao Documento 4444 é uma fraseologia clara e inequívoca para passar informações essenciais nestas alturas. É claro que seria pré-requisito essencial, o treino ...
Ver o artigo
Parem de julgar
A propósito de várias NOTÍCIAS DO ACIDENTE DA JET ARIWAYS GOA 9W ocorrido na Índia, o Piloto acidentado escreve uma carta contundente. Pode ver a NOTICIA VIDEO AQUI. “se o piloto ficar vivo crucifiquem-no, se morrer atribuam-lhe a culpa” A aviação é uma profissão estranha. Sou absolutamente apaixonado por ela até à morte, mas a parte estranha de tudo isto será se eu encontrar o fim da minha vida aos comandos do meu avião, o mais provável é eu ser dado como culpado ...
Ver o artigo
CAVOK.pt - Boas Festas, bons voos!!!
Não poderia a equipa CAVOK.pt deixar passar esta época sem a assinalar com um pequeno apontamento. Às Entidades oficiais, ANAC, NAV E.P.E., GPIAA, ao ISEC, EMFA, APAU aos Aviadores de lazer que no seu dia aeronáutico projectam os seus voos, as suas idas a eventos, aos Pilotos profissionais, às Escolas de Aviação e aos Aero Clubes que assiduamente procuram o CAVOK.pt como fonte informação para planear os seus voos, aos Alunos-pilotos, aos Responsáveis de pista e aos Directores de aeródromos e a todos aqueles que simplesmente procuram ...
Ver o artigo
Códigos ICAO - Campos de Voo ULM e Heliportos
“ARO de Lisboa?! Bom dia, era para fazer o depósito de plano de voo!…CS-UAA, Regras de Voo Visuais (…..) aeródromo de origem Palma….” “…Sabe dizer-me as coordenadas por favor?!” ”…humm…Palma…trinta e oito trinta cinquenta e três Norte, zero zero oito trinta e quatro trinta e quatro Oeste, hora de descolagem oito e trinta… (…) aeródromo de aterragem Valdonas… humm… Valdonas as coordenadas são…espere um pouco, por favor … trinta e nove trinta e cinco vinte e sete Norte zero zero ...
Ver o artigo
O CAVOK.pt fez um ano!!
Apesar de ter passado despercebido o CAVOK.pt fez UM ANO no dia 1 de Setembro. A nossa persistência tem, ao longo deste tempo dado resultados!! Alunos-pilotos, aviadores de lazer, profissionais e até escolas de aviação aos poucos lá foram acreditando em nós e utilizam agora assiduamente o CAVOK.pt onde procuram informação para programar os seus voos, o seu dia aeronáutico, projectar a idas aos eventos ou simplesmente como leitura aeronáutica. Números redondos, o CAVOK.pt conta com mais de mais de ...
Ver o artigo
Já experimentou?! Pois, devia…
Existem algumas experiências pelas quais nenhum piloto e não só ( estas experiências também se aplicam a todos os entusiastas da aviação ) deveria deixar de treinar ou viver… Algumas deveriam mesmo ser obrigatórias do checklist de experiências de qualquer piloto independentemente da sua qualificação. Quando dizemos que estas experiências devem ser vividas, não queremos de forma alguma que entenda que deve já saltar para dentro do seu cockpit e iniciar de forma solitária e autodidata estas novas formas de ...
Ver o artigo
PLANADOURO - Revista do voo à vela
Saiu mais uma edição da revista digital do mundo dos planadores elaborada pelo Centro Internacional de Voo à Vela de Mogadouro, a PLANADOURO. Revista de muito boa qualidade gráfica que aborda os vários aspectos relacionados com o mundo do voo à vela com excelentes artigos, reportagens, e imagens fantásticas. Na semana em que se iniciam as Termicas RedBurros no Aerodromo Municipal do Mogadouro, nada melhor que inspirar-se e ler esta excelente revista. (Se o seu aeroclube ou escola têm publicações ...
Ver o artigo
Nova Carta Aeronáutica VFR
A NAV Portugal executou e irá muito em breve ter disponível para distribuição a nova Carta Aeronáutica ICAO 1:500 000 que era anteriormente elaborada pela ANAC. A nova Carta Aeronáutica foi na sua raiz, elaborada pelo Centro de Informação GeoEspacial do Exercito tendo a colaboração da Força Aérea Portuguesa e da AOPA Portugal. Terá incluídos todos os dados aeronáuticos pertinentes que a NAV Portugal acreditou serem da satisfação dos seus potenciais utilizadores, nomeadamente pilotos, navegadores em voo VFR bem como ...
Ver o artigo
Air Race Championship.....venha outra corrida!!!
De forma apoteótica com a Patrulha Aguila e finalmente o poder da formação dos 6 F16 da FAP deram por terminado o Lisboa International Air Show, onde estava incluido o ARC – Air Race Championship, campeonato aéreo que se realizou no fim de semana de 02 e 03 de Julho de 2016 no Rio Tejo, mesmo em frente à EXPO em Lisboa. O ARC – Air Race Championship é um evento único em Portugal cujo conceito emerge de um estudo ...
Ver o artigo
Acrobacias e corridas no Rio Tejo....não Percaaaaaa!!!!
Não deve mesmo perder a ARC – Air Race Championship que se irá realizar este fim de semana de 02 e 03 de Julho de 2016 no Rio Tejo, mesmo em frente à EXPO em Lisboa. Veja porquê!!!!!…Sigaaaaaaaaaaa!!! SMOKEE ONNNNNNNN…… José Rocha. Belíssimas fotos por Luis Malheiro ...
Ver o artigo
Violações de espaço aéreo...
Já experimentou?! Pois, devia… Há algumas experiências que nenhum piloto deveria deixar de experimentar…algumas que deveriam fazer parte do checklist de todo o piloto….PLANEAMENTO DA ROTA!!!! Claro, não falo consigo!!!!! Falo com todos aqueles que apesar de tanta informação, de tanta forma de obter a informação, de tanto meio para obter essa informação ainda descolam para fazer “uma volta no quintal” e nem a pagina da NAV E.P.E. consultam para se inteirarem do espaço aéreo. O facto de se voar ...
Ver o artigo
Campus Aeronáutico de Ponte de Sor - G4U
O cavok.pt este presente como convidado na inauguração do Campus Aeronáutico de Ponte de Sor. Estiveram presentes entidades civis e militares nas quais se destacam o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques, bem como Taveira Pinto Presidente da Assembleia Municipal, Hugo Hilário Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, para além do Dr Álvaro Neves do GPIAA e Luis Ribeiro da ANAC. Este grande investimento da qual a imagem mais visível será a Escola de pilotos GAir ...
Ver o artigo
As 12 razões para jamais visitar o cavok.pt
1– O CAVOK.pt é um site ultrapassado! 2 – As cores do CAVOK.pt são escuras e o grafismo básico. 3 – A informação contida no CAVOK.pt é desactualizada e sem interesse! 4 – Os textos do CAVOK.pt em nada contribuem para a segurança aérea em Portugal. 5 – O CAVOK.pt está escrito em Português, mas toda a gente quer ler em Inglês… 6 – Os colaboradores do CAVOK.pt escrevem de matéria que desconhecem pois não estão ligados à aviação!! 7 – O CAVOK.pt desinforma e não tem suporte em dados e sites oficiais ...
Ver o artigo
cavok.pt no Fórum Segurança APAU
O cavok.pt esteve presente no Fórum de Segurança APAU 2016 que se realizou no Depósito Geral de Material da Força Aérea em Alverca do Ribatejo. Como é tradição a este Fórum anual organizado pela Associação Portuguesa Aviação Ultraleve, APAU é-lhe associado um Fly-In que por ser este ano numa Base Aérea era grande a expectativa. No entanto a semana revelou-se chuvosa e com condições adversas, obrigando a APAU por questões de segurança a anular o Fly-In, revertendo a participação de ...
Ver o artigo
Revista do Ar Nº1 - Palavras de abertura
O cavok.pt com a gentil autorização do Aero Club de Portugal propõem-se a semanalmente, na medida do possível, reviver artigos da Revista do Ar que ache de interesse, desde o Número 1 até à actualidade, tentando imprimir uma cronológica sequencial. Obriga-se a publicar na integra não só o artigo e a imagem que lhe deu origem mas também a referência à revista. Procuramos assim dar voz à história de uma revista que é em si mesma a História da Aviação ...
Ver o artigo
Folheto - RedBurros Térmicas
Saiu mais uma edição do “Folheto RedBurros Térmicas“. É um folheto digital que revela todos os detalhes de um dos principais eventos de voo à vela em Portugal organizado pelo Centro Internacional de Voo à Vela de Mogadouro que vai acontecer entre 23 e 29 de Julho de 2016. (Se o seu aeroclube ou escola têm publicações ou boletins que considera interessantes para a comunidade aeronáutica, contacte o CAVOK.pt que se propõe a ser o local ideal para a divulgação das ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
O CAVOK.pt desafia uma vez mais os seus leitores a contarem as suas experiências, partilhar histórias e divulgar artigos de interesse técnico. Os textos podem ser transversais a toda a aviação de lazer. Um mote é dado mensalmente, e depois é pegar no papel e na caneta e dar largas ao autor dentro de si. O mote de Abril é… A fadiga é um termo usado para descrever um estado, físico e ou mental que se estende para além no ...
Ver o artigo
cavok.pt sete meses depois
Nunca um desejo lhe é dado sem que também lhe seja dado o poder de realizá-lo. Entretanto, pode ter que se esforçar por ele. Richard Bach O cavok.pt fez sete meses. Sim, confesso que há dias em que me apetece baixar os braços… parar de publicar artigos, noticias, NOTAM’S, FUA… há dias que publico artigos e constato que o feedback é quase nulo… há dias em que o cansaço me impele a colocar nos pratos da balança, os ganhos contra ...
Ver o artigo
Carga de trabalho máxima
Quantificar a carga de trabalho tem um sentido intuitivo para a maioria das pessoas. Geralmente, os operacionais do Controlo de Tráfego Aéreo conseguem dizer quando a sua carga de trabalho é “alta”. Mas, o que é isso significa? Afirmei na Revista Hindsight 8, em 2009 que num Aeroporto Europeu bem conhecido, eu subiria a carga de trabalho até cinquenta e cinco aeronaves por hora nalguns sectores de aproximação. Um grupo de controladores ofereceu-se para tentar fazê-lo e comprovando as minhas ...
Ver o artigo
A "Doze Falhas"...
A “Doze Falhas” é uma Lista dos doze factores humanos mais comuns de erro e que podem actuar como precursores de acidentes ou incidentes. Estes doze factores influenciam as pessoas a cometer erros. A “Doze Falhas” é um conceito desenvolvido por Gordon Dupont em 1993, enquanto trabalhava para a Transport Canada e faz parte de um programa de formação elementar de Desempenho Humano. Desde então tornou-se numa pedra angular de Factores Humanos, em cursos de treino de manutenção em todo ...
Ver o artigo
Voar em Espanha - NOVAS REGRAS
Com a preciosa colaboração do amigo e Piloto de Ultraleve João Oliveira, o cavok.pt decidiu experimentar dar cumprimento a um Decreto Real Espanhol que OBRIGA todas as Aeronaves Ultraleves estrangeiras que visitem Espanha a ter uma autorização da AESA, Agencia Estatal de Seguridad Aérea Espanhola. A Agencia Estatal de Seguridad Aérea é uma Agência Estatal Espanhola criada em 2008 que se encontra sob a tutela do Ministério do Fomento através da DGAC Espanhola. Está encarregue das tarefas operacionais em Espanha ...
Ver o artigo
merlin37.com
Definitivamente este cantinho da web merlin37.com é  algo que deve visitar amiúde. Muito sinceramente não sei como é que os amigos se fartam de o ouvir pois as histórias são agradabilíssimas…a não ser que o Ricardo Nunes tenha uma voz…ou eles tenham tido a sorte de as viver, às histórias, no real. Mas de qualquer maneira todos agradecemos pelo facto de ele criar um blog, estou certo que concordarão! “Folheiem” as páginas e depois me dirão…merlin37.com José Rocha 04Fev16. Foto ...
Ver o artigo
REAL THAW 2016 - RT16
Com início a 22 de Fevereiro 2016 até ao dia 3 de Março de 2016 irá estar em curso um exercício anual, planeado e conduzido sob a égide do Comando Aéreo, órgão da Força Aérea Portuguesa com o nome de REAL THAW 2016. Envolvendo as várias armas da nossa Defesa Nacional em teatro operacional, conta igualmente com outras forças militares estrangeiras. Criando situações realistas e complexas no sentido do garante que os participantes estejam prontos para cumprir as missões que ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
“Os Pioneiros da aviação e o Colégio Militar” – Conferência. Se dúvidas havia sobre a importância do Colégio Militar na aviação e a influência que exerceu nos primórdios da Aviação Militar e posteriormente na Aviação Civil, dissiparam-se esta quarta-feira na Conferência ministrada pelo Major Engenheiro Luís Barbosa e onde o cavok.pt esteve presente. Pelas 18.00 horas, antigos alunos do Colégio Militar, Militares, Historiadores, Aviadores , o Presidente da Federação Portuguesa de Aeronáutica, elementos da Direcção da APAU, elementos da Direcção ...
Ver o artigo
cavok.pt
Safety em força no início de  2016 A Segurança Aeronáutica em Portugal não poderia começar da melhor forma este ano de 2016. O cavok.pt esteve presente e assistiu neste mês de Janeiro a dois seminários que, apesar de distintos e organizados por instituições diferentes, se complementam e são sem dúvida  uma mais valia para a Safety e para todos aqueles que neles participaram. As temáticas abordadas foram variadas e, transversais que são a toda a aviação seja comercial seja de ...
Ver o artigo
LPVZ - VISEU renasceu
“…Viseu Information, AeroVip 427 na final pista 36” “Aerovip 427, Viseu Information Pista 36 livre para aterragem á descrição, vento 350 graus 5 nós”. Renascia assim quase 4 anos depois, um ciclo de aterragens e descolagens que a população, Municipio de Viseu e muito particularmente o Director do Aeródromo Municipal de Viseu, Comandante Paulo Soares tanto desejavam. Tendo sido suspensos os voos da linha aérea em finais de 2012, o Aeródromo de Viseu faz parte da renovada rota que liga ...
Ver o artigo
Inconsciente, e agora?!
Inconsciência do piloto……é um dos piores pesadelos que os passageiros de um avião de aviação geral de lazer podem enfrentar. Ok, você acaba de descolar para pequeno voo que o seu amigo Piloto que lhe andava a prometer há já algum tempo “…vamos pela costa até Peniche, sobrevoamos Santa Cruz, Tojeira e regressamos…meia horita!”. O voo está a ir muito bem, sem turbulência e a visibilidade está espectacular. De repente, a meio caminho…o Piloto seu amigo desmaia ou fica inconsciente! ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
Recentemente em conversa na internet com um companheiro aviador entrámos na temática dos acidentes. Veio à baila um acidente nos Estados Unidos em que a AOPA fez a reconstrução vídeo. Um piloto a voar um Cirrus SR-22 foi instruído a entrar no circuito de caixa para o vento de cauda em Melbourne, Florida e logo de seguida foi simplesmente autorizado a aterrar sem ser informado sobre outra aeronave, um Cessna que se encontrava numa final directa, straight-in, para a mesma ...
Ver o artigo
AEROUBI-Universidade da Beira Interior
No âmbito de uma visita ao Departamento de Ciências Aeroespaciais, coordenada com a incansável Eng.ª Sandra Antunes e apoiada pelo Eng. Rui Paulo, visitámos também o Núcleo de Estudantes do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior, no passado dia 16 de Dezembro de 2015. Fomos aí muito bem acolhidos pelo seu Presidente da Direcção da AGM, Adriano Andrade e mais dois colegas, eleitos para o ano lectivo 2015/2016, que nos integraram no espírito de equipa que se ...
Ver o artigo
merlin37.com
Surgiu-me por um mero acaso esse belo canto da web merlin37.com Estava a fazer um scroll numa rede social e na página de um amigo lá estava. Desconfiado comecei a ler o primeiro artigo, depois o segundo…terceiro e só parei quando me dei conta que estava atrasado para ir trabalhar. Linguagem simples, directa e com deliciosas histórias de um ex-militar sobre os seus dias na Instituição da qual já não faz parte, numa carreira de piloto com memórias que adivinho, ...
Ver o artigo
AFIL, simples e fácil...
Bom…acabei de descolar, de subir para uma altitude segura de voo e apesar de ir voar em espaço aéreo Golf vai ser uma viagem longa. Por isso, vamos lá fazer um AFIL, Air Filed Flight Plan …ora bem, 127.90Mhz na caixinha e…”Lisboa Radio, Charlie Sierra…”. Ao ir à frequência 127.900Mhz para submeter um plano de voo responderá um TICA, Técnico de Informação e Comunicações Aeronáuticas, que presta serviço de apoio no âmbito dos Serviços de Tráfego Aéreo. Para além de ...
Ver o artigo
Readback / hearback - eis a questão
Quando as palavras são o único meio de expressão, pilotos e controladores precisam ouvir mais atentamente as comunicações e ter atenção ao que estão a transmitir. Os Controladores Aéreos são ensinados a executar tarefas e fornecer os serviços que são descritos entre outros, na “Bíblia” do Controlador, o Documento 4444  da ICAO, Air Traffic Management. Quando os Controladores estão envolvidos em litígios e são chamados a comparecer em tribunais por causa de acidentes aéreos são acusados de, por vezes não ...
Ver o artigo
"Ver e evitar" inibe o direito de passagem?!
Pronto, já todos sabemos que voar em espaço aéreo Golf implica a obrigação de “ver e evitar”. Mas, será que essa obrigação de ver e evitar outra aeronave lhe inibe a prioridade no direito de passagem? A resposta é um firme SIM e sem excepções. A obrigação de um piloto de ver e evitar outras aeronaves a todo o tempo (excepto em Condições Meteorológicas por Instrumentos (IMC) reais, Espaço aéreo Controlado Charlie e com um plano de voo IFR) é ...
Ver o artigo
"ver e evitar" - eis a questão
Considere o pior cenário que um piloto a voar VFR pode enfrentar durante o voo. Fogo? Falha dos controlos de voo? Falha do motor? Meteorologia? Talvez a incapacidade do piloto perante uma situação anormal ou ainda um dano estrutural grave? Sem duvida nenhuma que todos estes se enquadram na categoria “o pior dia da nossa vida!” mas há um cenário que pode ser ainda o pior de todos: a colisão no ar. Isto porque pode envolver todos os problemas que ...
Ver o artigo
Voar no De Havilland Chipmunk - Aero Fénix
“Santarém, os Chips na posição de espera pista 05 a alinhar e descolar.” era assim que começava a concretização de um desejo antigo vindo a crescer desde o tempo da minha entrada para a Força Aérea Portuguesa mas que, por razões diversas foi sendo adiado. A convite do Comandante José Costa e Comandante Munkelt, visitei o hangar da Aero Fénix, no Aeródromo Cosme Pedrógão em Santarém por ocasião do seu Magusto 2015. A Aero Fénix nasceu de um sonho no ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
Historia de um controlador Português que ajudou a salvar 306 vidas Air Transat 236 Passavam das 5 da manhã do dia 24 de Agosto de 2001 quando a tripulação do Air Transat 236 que voava a 39,000 pés de Toronto para Lisboa e no meio do Atlântico, a quase 200 milhas náuticas de qualquer aeroporto, se deu conta que o nível do combustível estava drasticamente baixo. Eram cerca das 6 da manhã quando declararam emergência para o Centro de Controlo ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
O dia de sábado estava nublado e algo frio o que adivinhava um evento sem aviões pois prudentemente os aviadores não iriam ao Flyin proposto para Viseu. Eu marcava assim a minha presença na Palestra que o GPIAA apoiado pela APAU iria realizar no Hangar GPIAA no Aeródromo Gonçalves Lobato, mais conhecido pelo Aeródromo Municipal de Viseu. Muitas caras conhecidas vieram de carro dos mais variados lugares desde Lagos a Sul bem como Mirandela a Norte. Muitos amigos e companheiros ...
Ver o artigo
ATITUDE - Evitando desvios
Os desvios por parte do piloto podem ocorrer nas várias fases do voo e sob diferentes maneiras. À descolagem, quando o piloto se desvia da clearance ou altitude, do procedimento por instrumentos ou penetra em Espaço Aéreo Controlado, Perigoso, Restrito, Proibido sem autorização ATC ou Lisboa Militar. Desvios em terra incluem rolagem, descolagem ou aterragem sem autorização, desviar-se de um percurso autorizado de rolagem ou ainda rolar para além do limite de uma autorização. Existem ainda os desvios do próprio ...
Ver o artigo
Ponte de Sôr - Áreas de trabalho GAirG
Apesar de todas e tantas campanhas relativamente à SAFETY, Segurança Aérea existem também um sem-número de outros “buracos” que de uma forma ou de outra teremos sempre de colmatar com uma ATITUDE DEFENSIVA. Nem sempre as Entidades, as Autoridades aeronáuticas ou prestadores de Serviços de Tráfego Aéreo estão perfeitamente alinhadas e ou providenciam, pela natureza burocráticas que estas matérias implicam a tempo real e efectivo, medidas que “salvem o dia” na prevenção de incidentes com aeronaves. Não, não é uma ...
Ver o artigo
SKYDEMON - Útil e prático mas...
Os automatismos estão cada vez presentes no nosso quotidiano. E quando falamos de aviação falamos de ferramentas importantes que, quer pilotos quer controladores, usam para minimizar o dispersar de atenções. Introduziram-se ao longo dos tempos redes e sistemas de segurança que mitigam alguns erros na manipulação, quer nas acções que o piloto possa indevidamente tomar, quer no controlo do tráfego aéreo e sempre com o objectivo principal, que ambos tenham a todo o tempo o foco no evento principal, pilotar ...
Ver o artigo