David Ferreira

David Ferreira

Desde cedo ligado à aviação, participou na Ponte Aérea entre Lisboa – Luanda – Nova Lisboa durante 1974 e 1975, foi Mecânico de Material Aéreo na Força Aérea Portuguesa. Um dos Fundadores do Cavok.pt, aficionado pela Aeronáutica, com experiência no võo de Planadores, Asa Delta, Parapente, ULM Pendular, ULM 3 eixos e Drones. 

Presentemente Investigador no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Tendo tido uma Carreira Empresarial como Entrepreneur, Gestor e Consultor de 1980-2014, em Consultoria, Sistemas de Informação e Aeronáutica. 

Contactar David Ferreira


Partindo do pressuposto de que em 2022 se comemora o centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, um conjunto de cidadãos se reuniu pelos idos anos de 2012 e se transformaram numa associação sem fins lucrativos, tendo como objectivo comemorar este feito, sob variadas formas e principalmente, no reeditar a mesma viagem aérea numa réplica a construir do avião original. Lusitânia foi o nome dado à aeronave que em 1922 fez a 1ª ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
No dia 28 de Março, o CAVOK.pt foi convidado para estar presente na ante-estreia em Portugal do filme Eye in the Sky, do qual aqui damos conta. Previamente ao visionamento do filme foi apresentado um painel de debate moderado pelo Jornalista Henrique Monteiro (Expresso) que inclui alguns especialistas em Portugal no estudo sobre esta temática. Felipe Pathé Duarte (Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna) Francisco Proença Garcia (Universidade Católica) Bruno Cardoso Reis (Instituto de Defesa Nacional) Pedro Mendonça ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
Artigo de Opinião – David Ferreira Pretendemos fazer um conjunto de entrevistas a personagens que estejam relacionados com a história da aviação de lazer em Portugal. Iniciamos esta série, com a entrevista a Rui Luís Augusto que é um dos expoentes de referência, relacionados com a manutenção de aeronaves da categoria ultraleve em Portugal e que espelha a sua visão sobre a sua carreira aeronáutica e sobre a evolução do mercado os ULM em Portugal. O Rui Augusto terminou a ...
Ver o artigo
cavok.pt
Uma espécie de reportagem – ARC -Air Race Training Camp – Ponte de Sôr Mais uma vez na estrada, o CAVOK.pt dirigiu-se a convite da GAirG, para o Air Show da Air Race Championship no sábado 16 de Janeiro de 2016, em continuação da notícia publicada no CAVOK.pt. Como era um dia “aeronauticamente complicado” em Ponte de Sôr, fomos de carro, devidamente acompanhados da fotógrafa Filipa Lindmark, estando um dia frio, absolutamente lindo e sem nuvens. Como a recepção aos ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
Nos idos início dos anos 80 do séc. XX, a minha paixão era voar de Asa Delta sem motor e continua a ser, como já vos contei na minha saga no CAVOK.pt - Gosto Muito de Aeronáutica Porquê? em cinco Takes, mas agora já não tenho físico para isso, uma chatice a famosa PDI... Bem entrando na história, eramos um grupo de cerca de 20 pilotos de asa delta e respectivas famílias, namoradas, amigas, filhos, etc. e havia uma problemática, ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
Artigo de opinião – David Ferreira Era uma vez, um aficionado aeronáutico nos idos anos 80, mais propriamente no ano de 1986, que tinha muito pouco tempo para voar e só no fim de semana, mas como tinha mulher e filho, tinha um grande problema a resolver... Mas para tudo, há uma solução a contento! Então estávamos no sábado de manhã, a família queria ir à praia e eu queria furiosamente pilotar... tudo bem! Agarrei na família, no jipe com ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
Artigo de Opinião – David Ferreira Valdonas, fica a 6 km de Tomar, demorámos a chegar cerca de 1,5 horas de automóvel, vindos de Sintra, num sábado sem trânsito. O dia estava maravilhoso, sem nuvens e com pouco vento, estava frio, mas a viagem fez-se muito bem. O objetivo, era primeiro conhecer o campo de voo e os seus responsáveis, fazer uma pequena reportagem fotográfica e uma entrevista para conhecermos quem são, como estão, onde estão e para onde vão! ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
Artigo de Opinião   Dentro da nova vaga de pilotos de ultraleves tenho assistido, com preocupação, há aparição de alguns, chamados os verdadeiros artistas, com tipologias diferentes, normalmente não são jovens, felizmente uma minoria. Como um velho, diria que, no meu tempo não era assim.., mas isso pouco interessa. Uma das caraterísticas essenciais de um piloto é a sua condição permanente de estar sempre a aprender, dado que, com os mais pesados do que o ar, como se diz nunca ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
Artigo de Opinião Agora estamos, nos anos pós 2000,  cerca de 2007, depois de tirar o brevet de ULM 3ª Geração em Portugal, decidi comprar pela primeira vez uma aeronave nova, escolhida e configurada por mim. O processo foi longo, adquiri um WT-9 Dynamic, que veio para Portugal em Kit, tendo sido praticamente todo montado em Portugal. Como é evidente, fiz todos os erros possíveis e optei por um painel de instrumentos tipo 747, o mais avançado à época e ...
Ver o artigo
David Ferreira Em Montemor-O-Novo Artigo de Opinião O cavok.pt, continua sempre em aprendizagem de novas modalidades aeronáuticas e em trânsito pelo nosso País... Após alguns contactos, lá conseguimos o acesso ao Director do Aeródromo da Amendoeira e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Concelho de Montemor-O-Novo, João Miguel Amaro Marques e combinámos um encontro com uma espécie de reportagem... Montemor-O-Novo, é um dos maiores concelhos portugueses, pertencendo ao Distrito de Évora, tendo tido um desenvolvimento cívico e económico de assinalar e ...
Ver o artigo
CAVOK.pt
4º campeonato de Para-motor 2015 no Aeródromo de Lagos – Brigadeiro Costa Franco.   Dia 20 a 22 de Novembro teve lugar o 4º campeonato de Paramotor de 2015, no aeródromo de Lagos – Brigadeiro Costa Franco. O Cavok.pt, sempre pronto a ir aprender como funciona uma modalidade, lá se decidiu, depois de grande discussão, se de avião, se de automóvel ! Foi muito fácil a decisão porque às 07 AM de 21/11 estava a chover a potes e tecto ...
Ver o artigo
1986 Asa Delta Tires
Artigo de Opinião   Estávamos nos anos 80 do séc. passado e tínhamos combinado, reunirmo-nos com os amigos pilotos e famílias, onde actualmente é, o campo de võo da Azambuja. Vinham pessoas de várias partes do País, com os seus ULM Pendulares, na altura sem registo, sem seguro, sem matrícula e a maioria dos pilotos nem tinham licenças, muitos eram quase formados, numa “cena” de autoaprendizagem intervalada de “estampanços”. A ideia era chegar de manhã, a família preparava o piquenique, ...
Ver o artigo
Uma Nova Experiencia cavok.pt – Presença no 19º Festival Internacional Rubis Gás de Balões de Ar Quente Quando soubemos da realização deste festival, para além de o anunciar no nosso site, decidimos participar e ir ver in loco – a prática do balonismo e a sua beleza intrínseca. Falámos com a organização, pedimos apoio a um fotógrafo profissional e combinámos ir no dia 11 de Novembro, aquando da realização do Festival, na Vila de Fronteira. 1ª Nota – Não sabemos ...
Ver o artigo
1986 Asa Delta Azambja
Artigo de Opinião   Estávamos na época dos anos 80 do séc. passado, eu era um piloto de ultraleve Pendular, bastante activo aos fins de semana e nas férias. Nessa época, eu e os meus colegas pilotos de pendulares motorizados, tínhamos inúmeros pedidos de participação em eventos camarários por todo o País. Eu trabalhava na área dos sistemas de informação na Sperry, que era uma multinacional americana importante e muito exigente. Era preciso, como se diz, dar mesmo o litro, ...
Ver o artigo
1987 Asa Delta Espinho
Artigo de Opinião Houve um programa organizado pela Força Aérea Portuguesa na Base do Montijo, chamado O dia da Força Aérea em 1987. Para esse evento foram convidados mais de uma centena de pilotos e suas aeronaves de aviação geral e ultraligeira em Portugal. Eu na altura, tinha uma aeronave ultraligeira pendular de 2 lugares e fui um dos felizes contemplados desse convite. Era fim de semana, estava acompanhado de 2 amigos o Carlos Bernardo e o meu cunhado Mané ...
Ver o artigo
Como comprar uma aeronave
Quando as pessoas se transformam em pilotos, um dos seus possíveis desejos é poder adquirir uma aeronave. O normal, é esse desejo começar a tomar forma durante o curso de piloto, onde aprendem e começam a ter informação sobre esta temática. A internet é uma fonte inesgotável de informação sobre aeronaves de todos os tipos. Neste artigo, iremos abordar o tema de aquisição de uma aeronave nova. Tipologias de Aeronaves Uma das questões iniciais é que tipo de aeronave gostaria ...
Ver o artigo
David Pendular
Artigo de Opinião   Nota: Só agora fui autorizado pelo Cavok.pt a publicar estes artigos.. Após ter concluído o curso de Asa Delta, efectuado no Aeroclube de Portugal no princípio dos anos 80 do séc. passado, comecei a tratar do processo de adquirir uma Asa Delta. Nessa época haviam muito poucos aparelhos deste tipo em Portugal e a sua encomenda era efectuada ao estrangeiro e era um processo lento e caro. Falei com o meu instrutor, o José Manuel e ...
Ver o artigo
Airshow
Artigo de Opinião Relativo a este tema, gostaria de comentar a minha opinião e experiência neste tipo de eventos em Portugal e algumas perspectivas possíveis de melhoria futura. Em termos de grandes Eventos entre 1986 e 2014, assisti ao 1986 Tires Air Show, Dia da FAP no Montijo anos 80, Évora Air Show, Red Bull Porto 2008 e o Estoril Air Show. Estes grandes eventos aéreos, com as restrições crescentes, tornam difícil o acesso do público às aeronaves, mesmo as ...
Ver o artigo
1986 Asa Delta Tires
Asa Delta Pendular anos 80 e Parapente anos 90 do sec XX Continuação de Take Five.. Entretanto a vida estava difícil (eram as crises dos anos 80) e percebi, que não ter estudado era o equivalente a ir ter uma vida pior, pelo que decidi fazer o 11º e o 12º nocturno e tentar a Universidade. Estranhamente descobri, que se uma pessoa tem vontade e estuda, consegue os seus objectivos, pelo que continuei sempre e fiz a Licenciatura em História ...
Ver o artigo
Aeroclube de Portugal: Planadores e Voo à vela Anos 80 do sec XX Continuação de Take Four.. A partir desta fase da minha vida, percebi que não conseguiria realizar de facto o meu sonho, tinha a alternativa de com o curso e experiência, poder inscrever-me e ser aceite em uma das várias empresas aéreas existentes ou a operar em Portugal, mas optei por não ir por aí. E fui á procura de emprego.. civil e fora da aviação. Trabalhei em ...
Ver o artigo
Galss Cockpit
Este tema é extremamente sensível no nosso País por vários motivos, sejam inatos, religiosos ou des-responsabilizantes, mas é preciso olhar para a sua raiz, duma forma fria e analítica sem contemplações, porque pilotos e inocentes acompanhantes, morrem sistemáticamente. Olhando para os incidentes/acidentes da aviação ultraligeira ULM de 2ª e 3ª Geração nos últimos anos, aquela tipologia onde tenho nos últimos anos, olhado duma forma mais concentrada e tendo em conta todas as leituras pertinentes internacionais sobre a matéria e a ...
Ver o artigo
David Ponto Fixo T6 Base OTA FAP
Força Aérea Portuguesa década 70 do sec XX Continuação de Take Three.. Depois desta experiência, o regresso a uma vida normal, ir à escola e viver em casa dos meus Pais, foi muito difícil. Tudo começou a correr mal, lá consegui concluir o 6º e 7º ano e retornei à minha ideia da dita paixão. Assim como os maus pais não tinham hipótese de me colocarem num curso de pilotagem ou de engenharia aeronáutica, na altura em Inglaterra é que ...
Ver o artigo
Continuação de Take Two.. Na altura eu pensava que o pior já tinha visto, mas estava enganado. Um dos problemas que surgiu na ponte aérea, tornou-se imperioso retirar fugitivos também de Nova Lisboa (hoje em dia denominada Huambo), uma cidade bastante longe, a norte de Luanda e situada num planalto bastante alto. Esta cidade era na altura uma cidade importante que tinha sido “ocupada” pela UNITA e onde havia uma das grandes faculdades de veterinária à época. Esta cidade tinha ...
Ver o artigo
Ilushin 62 Aeroflot3 Aeroporto Luanda Ponte Aerea 1975
Continuação de Take One.. Com estas amizades, fui ficando mais “adicted” e pouco antes do 25 de Abril de 1974, comecei a pensar seriamente que o que gostaria era de ser piloto. Durante essa década dos anos 70 dedicava parte do meu tempo livre a construir réplicas à escala de 1/76 e 1/32 dos aviões da II Guerra Mundial, ingleses alemães e americanos. Construi uma grande quantidade, com as suas pinturas complexas, que passados anos tive a infeliz ideia de ...
Ver o artigo
Washington Air Museum 1963
Puxando pela minha fraca memória.. Comecei o meu percurso de aficionado (palavra muito feia mas não encontro outra, talvez apaixonado..) pela Aviação e Exploração Espacial, quando em criança fui viver para os Estados Unidos acompanhando o meu Pai que era Cientista Convidado no Instituto Nacional do Cancro em Washington DC. Estamos a falar dos primeiros anos da década de 60 do século passado, época da Guerra Fria, onde nos USA,  JFK- John Fitzgerald Kennedy era o novo presidente. Foi uma ...
Ver o artigo