Artigos

O CAVOK.pt é uma plataforma independente sem conexões a qualquer organismo, entidade seja pública ou privada, aeroclube ou escola de voo.

O conteúdo dos artigos ou textos de opinião publicados no CAVOK.pt são da responsabilidade dos autores convidados e não comprometem ou vinculam o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções.

Os autores dos artigos ou textos publicados no CAVOK.pt não recebem, nem irão receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente às opiniões expressas.

O CAVOK.pt não interfere ou analisa os conteúdos ou textos pelas ideias, opiniões ou intenções, ajustando unicamente a formatação.


Amarar e sobrevoar, no rio Tejo

Amarar e sobrevoar, no rio Tejo

O Centenário da Aviação Naval contou com a presença da aviação desportiva e de lazer. Dez aeronaves representaram a Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve (APAU). A aviação ultraleve honrou a memória dos pioneiros da aviação nacional num voo de formação enquadrado pela Marinha Portuguesa (MP) com o apoio da Força Aérea Portuguesa (FAP) nas comemorações do centenário da Aviação Naval Portuguesa, em pleno rio Tejo, entre a Torre de Belém, a doca do Bom Sucesso e o monumento a Sacadura ...
Ver o artigo
O colapso da Monarch

O colapso da Monarch

Apanhados de surpresa pela falência da companhia aérea Monarch fundada em 1967, cerca de 110 000 passageiros ficaram sem aviso prévio retidos no Estrangeiro, e mais de 750 000 impedidos de viajar. Em menos de quatro horas, a Civil Aviation Authority britânica (CAA) pôs em marcha a maior operação de repatriamento de sempre em tempo de Paz. Mas o que motivou a queda desta companhia aérea com novos aviões encomendados e a quem não faltavam passageiros? Voei pela última vez na Monarch o ano passado ...
Ver o artigo
“Ápes e Aipédes” na Navegação

“Ápes e Aipédes” na Navegação

A menos que sejamos saudosistas ou revivalistas já não usamos máquinas de escrever nem aqueles telefones clássicos com disco. Também já não usamos máquinas a vapor nem cassetes e já deixámos há muito de usar o tão típico Walkman dos idos oitentas. Então, porque é que quando falamos em voar e navegar continuamos todos a depositar uma fé quase cega nas cartas aeronáuticas impressas (vulgo papel)? Na era em que vivemos estamos rodeados de tecnologia e sistemas de informação. A ...
Ver o artigo
LPVZ aberto a tráfego VFR NOCTURNO

LPVZ aberto a tráfego VFR NOCTURNO

O serviço público disponibilizado pelo Aeródromo Gonçalves Lobato ou aeródromo de Viseu não pára de nos surpreender. Se os últimos upgrades foram excelentes no apoio à actividade aérea conforme noticiámos AQUI NO CAVOK.pt, com rádios de grande qualidade tanto de banda aérea como de apoio para contacto com o pessoal de terra, com a melhorada estação meteorológica e ainda o conjunto de câmaras de vigilância não só do “lado ar” do aeródromo como na monitorização das finais das Pistas 18 e 36, surge ...
Ver o artigo
Loading...