• É colocado um marcador no sítio do mapa que contenha um NOTAM (NOtice To Air Man), Aviso à Navegação ou uma série de NOTAM.
  • Adicionalmente pode existir um círculo centrado à volta do marcador ou ainda um polígono a marcar as coordenadas expressas no NOTAM.
  • Ao clicar no marcador irão ser mostrados os detalhes do NOTAM ou sítios da web se existirem.
  • Se houverem dois ou mais NOTAM para o sítio, o marcador assumirá a cor azul claro com os números de NOTAM.
  • Para fazer ZOOM pode clicar rapidamente 2 vezes junto do local pretendido ou poderá utilizar a roda do rato.
  • Ao clicar directamente no NOTAM irá abrir uma janela de conteúdos. Se houverem vários NOTAM poderá fazer descer a barra lateral direita até ao terminus da informação.
  • Cada NOTAM está para além de marcado gráficamente com um marcador contém ainda uma letra correspondente à segunda letra do Código dos Q‘s do NOTAM

Espaço aéreo Restrito

Desactivação de espaço aéreo

Avisos à navegação (Warning)

Organização de espaço Aéreo

Comunicações

Facilidades de aeródromo

Sistemas de aterragem por Instrumentos

Sistemas de iluminação

 Áreas de aterragem ou movimento

Facilidades de navegação aérea em rota  ou terminais de comunicação

Obstáculos

Procedimentos de tráfego aéreo

Serviços de VOLMET ou regras de tráfego aéreo RAC

  • Os NOTAM de um aeródromo serão apresentados com a cor roxa, de rota  de cor azul, aviso à navegação de cor laranja e restrições aéreas de cor vermelha ou cor verde.
  • As actualizações são feitas hora a hora pelo conceituado sítio www.notaminfo.com suportada por fontes oficiais da NATS, leader na Gestão de Controlo de Tráfego Aéreo que assegura voos no espaço aéreo do Reino Unido e sobre o Nordeste do Oceano Atlântico.
  • O CAVOK.pt não se responsabiliza por qualquer incidente, acidente ou violação de espaço aéreo resultante de uma utilização não confirmada com os Orgãos ATC ou FIS da FIR de Lisboa nas frequências dedicadas consultadas em AIP de Portugal ou MANUAL VFR.
  • Deve complementar a informação com a página CAVOK.pt dedicada ao FUA.

 

 

  • Cabe ao Piloto Comandante da aeronave optar por planear o seu voo apenas com a informação aqui contida sem confirmação com os Orgãos ATC ou FIS da FIR de Lisboa.